Buscar

Prova Administração de Sistema de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0432_AV_201002014026 » ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 22113072
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	SUELI MOREIRA MARQUET SILVA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1        Data: 03/03/2015 11:30:27 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 252737)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considerando os parâmetros dos sistemas de informação, em que o insumo (input) é a força de arranque ou de partida do sistema, que fornece o material ou energia para a operação do sistema, cite os demais parâmetros.
		
	
Resposta: Processamento - Saida e Arquivamento. Processamento - transforma o material/dado recebido em produto processado / informação. Saída - resultado final do produto processado / informação. Arquivamento - forma de armazenagem do produto finalizado.
	
Gabarito: Além do insumo (input), os demais parâmetros dos sistemas são: Saída ou produto ou resultado (output); Processamento ou processador ou transformador: Retroação, retroalimentação ou retroinformação (feedback); Ambiente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 51553)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dê exemplo de um Sistema de Processamento de Transações utilizado por uma empresa de mercado e, para esta mesma empresa, diga quais informações de nível gerencial e estratégico podem ser extraídas deste SPT.
		
	
Resposta: Tarefas como folha de pagamento, controle de ponto... podem ser executados através de um sistema de processamento de transações. Para o nivel gerencial, são adquiridas informações como valor mensal gasto com a folha de pagamento e, no nível estratégico, é possivel aliar estas informações com outras e analisar se é necessário a diminuição ou aumento do quadro de funcionários para o aumento de riqueza da empresa ou, saber se o negócio está lucrativo....
	
Gabarito: Exemplo: Um Sistema de registro de transações de vendas de varejo, como aqueles usados em Lojas de Departamentos (Lojas Americanas, Leader Magazine, p.ex.. Como exemplo de informações de nível gerencial a serem extraídas, podem ser relacionadas as visões consolidadas de vendas em períodos estabelecidos, as visões consolidadas de vendas por fornecedores e por produtos. Como exemplo de informações de nível estratégico a serem extraídas, podem ser relacionados os mapas de performance de filiais, para indicar, por exemplo, a opção pela expansão ou fechamento de uma filial.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 175433)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os sistemas podem ser classificados de muitas formas. Eles podem ser considerados simples ou complexos. Um sistema estável e não adaptável, permanece igual ao longo do tempo. Enquanto um sistema dinâmico e adaptável sofre modificações. Sistemas abertos interagem com seus ambientes; sistemas fechados não. Alguns sistemas existem temporariamente, outros são considerados permanentes. Nas alternativas a seguir indique aquela que possui o conceito correto
		
	
	Propósito: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	
	Totalidade: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
	
	Estabilidade: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos.
	 
	Objetivo: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
	 
	Globalismo: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade deverá produzir mudanças em todas as outras unidades deste.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 241916)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos conceitos de dados, informação e conhecimento, avalie as afirmações seguintes:
I. Conhecimento é estar ciente e ter um entendimento de um conjunto de informações. É saber como essas informações podem ser úteis para suportar determinado processo ou tarefa.  é o esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto e que ainda não está compreendido. Adquirir conhecimento não é reter informação, mas utilizá-la para descobrir novidades e evoluir permanentemente.
II. Dados são informações que foram convertidas em contexto significativo e útil para os usuários, fornecendo subsídios para compreender uma situação, resolver problemas e tomar decisões. Portanto, dados são informações que foram processadas, relacionadas, tratadas e contextualizas.
III. Informação é a simples representação de um determinado fato, sem que se possa estabelecer algum significado. É um simples registro, um elemento bruto que, isoladamente, não possibilita análise e não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
IV. Dado não é informação e informação não é conhecimento.
São verdadeiras somente as afirmações:
		
	
	I, II E III.
	
	I E III.
	
	I E II.
	 
	I E IV.
	
	II E III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 175497)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informações, assim como as pessoas que trabalham com essa informação. O conhecimento de sistemas de informação consiste em três elementos. Indique nas alternativas abaixo aquela que conceitua corretamente um destes três elementos:
		
	
	Uma habilidade prática com procedimentos manuais
	
	Um conhecimento restrito das tecnologias que operem em estado de obsolescência
	
	Uma compreensão restrita de como resolver problemas sem precisarmos analisa-los.
	 
	Um conhecimento e uma habilidade prática com tecnologias de informação.
	
	Uma compreensão ampla de estruturas, sem precisar de uma perspectiva comportamental.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 175595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje em dia toda organização, que queira competir com vantagem, necessita de sistemas de informação empresarial que satisfaçam as suas necessidades e que auxiliem com que esta se destaque das demais no mercado. Em relação as funções e aplicações de SI nas organizações podemos afirmar que um papel deles é:
		
	
	impedir a obtenção de participação no mercado
	
	reduzir capacidade de operações;
	
	Aumentar custos;
	
	evitar a tomada de deciões;
	 
	Suporte na tomada de decisões;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 249228)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sistemas de informações abrangem os vários níveis da empresa. Os sistemas mais complexos são os estratégicos, que visam subsidiar as decisões dos altos executivos das empresas. Assinele a opção que MELHOR representa a finalidade dos Sistemas de informação para EXECUTIVOS (SIE), para apoio em nível ESTRATÉGICO
		
	
	Usar a TI para gerar relatórios gerenciais que permitam a empresa integrar suas atividades
	
	Usar a TI para a gerência de documentos, agendamento e comunicação
	
	Apoir as decisões do tipo: devo ou não estocar determinado produto
	
	Usar a TI para necessidades especíicas de simulação, como por exemplo: qual o novo preço de venda de um produto X, se for trocada a matéria prima usada em sua produção, mas cara em 20 %.
	 
	Usar a TI para desenvolver produtos e serviços que garantam vantagem competitiva sobre a concorrência e o mercado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 243385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o sistema de apoio gerencial que oferece aos gerentes suporte computacional durante o processo decisório, disponibilizando planilhas eletrônicas para realizar análise e simulações?
		
	
	Sistema de informação gerencial.
	
	Sistema organizacional.
	
	Sistema de informação executiva.
	
	Sistema operacional.Sistema de apoio à decisão.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 190967)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A construção de um conceito de risco em sistemas de informações e as suas relações éticas podem ser exemplificados em algumas áreas em que o mercado mostra uma preocupação crescente nas ultimas décadas. Podemos ainda notar que está questão não é uma mera relação de efeitos maléficos, mas uma mudança de padrão que impacta a cultura organizacional como um todo e tanto pode trazer bons como maus efeitos. Em relação as diversas áreas de impacto, indique nas alternativas abaixo, aquela que NÃO representa uma dessas áreas:
		
	
	Individualidade
	 
	Saúde
	
	Privacidade
	
	Busca de soluções sociais por meio da TI
	 
	Salário
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 51532)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	___________________ é uma forma de codificar um texto sigiloso, evitando que estranhos o leiam. Com base nessa informação, assinale a opção correta:
		
	
	Applet
	 
	Criptografia
	
	Chave
	
	Trojan
	
	Enigma

Outros materiais