Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO CIVIL V

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513626959)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 28 127º Exame OAB-SP) Sobre os Alimentos é CORRETO afirmar que:
		
	 
	o credor de alimentos pode não exercer seu direito, todavia não poderá renunciar formalmente a ele.
	
	o crédito alimentar pode ser cedido, compensado ou penhorado.
	
	o credor de alimentos pode renunciar ao seu direito.
	
	o credor de alimentos pode negociar seu crédito alimentar com terceiros por meio da compensação de dívidas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512938251)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(Questão 39  26º Exame OAB-RJ) Carlos Pacheco, 45 anos de idade, e Lucia Costa Pacheco, 40 anos de idade, são casados pelo regime de Comunhão Parcial de Bens, desde de 18 de abril de 1980. Tem 3 filhas: Mônica, Miriam e Marina, com 22, 20 e 19 anos de idade. Em fevereiro de 2004, o casal optou por adotar Beatriz, 13 anos de idade, filha de Ana e Mateus Ferreira. Após ter sido iniciado o processo de adoção, antes de sentença Carlos Pacheco morre em acidente automobilístico. Analise e assinale a resposta certa:
		
	 
	Para que seja efetivada a adoção, necessário se faz o consentimento de Beatriz e de seus pais
	
	Para que seja efetivada a adoção basta o consentimento de Beatriz, em decorrência de ter ela 13 anos de idade
	 
	Se efetivada a adoção, seus efeitos se darão com transito em julgado da sentença, por se tratar de um processo judicial
	
	Para que seja efetivada a adoção de Beatriz, as filhas de Carlos e Lucia deverão ser ouvidas, já que a menina, se adotada, ira concorrer com elas a sucessão de Carlos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513626262)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Os pais de dois menores Impúberes (aqueles abaixo dos 16 anos) faleceram em um grave acidente automobilístico. Em decorrência deste fato, Pedro, avô materno dos menores foi nomeado tutor dos mesmos e restou incumbido, nos termos do testamento, do dever de administrar o patrimônio dos netos, avaliado em dois milhões de reais. De acordo com o testamento, o tutor foi dispensado de prestar contas de sua administração. Diante dos fatos narrados e considerando as regras de Direito Civil sobre prestação de contas no exercício da tutela, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Pedro está dispensado de prestar contas do exercício da tutela, tendo em vista o disposto no testamento deixado pelos pais de Isabel e Marcelo, por ser um direito disponível.
	
	A responsabilidade de Pedro de prestar contas da administração da tutela cessará quando Isabel e Marcelo atingirem a maioridade e derem a devida quitação
	
	Caso Pedro falecesse no exercício da tutela, haveria dispensa de seus herdeiros prestarem contas da administração dos bens de Isabel e Marcelo.
	 
	Pedro tem a obrigação de prestar contas da administração da tutela de dois em dois anos e também quando deixar o exercício da tutela, ou sempre que for determinado judicialmente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513541128)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Henrique e Natália, casados sob o regime de comunhão parcial de bens, decidiram se divorciar após 10 anos de união conjugal. Do relacionamento nasceram Gabriela e Bruno, hoje, com 8 e 6 anos, respectivamente. Enquanto esteve casada, Natália, apesar de ter curso superior completo, ser pessoa jovem e capaz para o trabalho, não exerceu atividade profissional para se dedicar integralmente aos cuidados da casa e dos filhos. Considerando a hipótese acima e as regras atinentes à prestação de alimentos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Caso Natália descubra, após dois meses de separação de fato, que espera um filho de Henrique, serão devidos alimentos gravídicos até o nascimento da criança, pois após este fato a obrigação alimentar somente será exigida em ação judicial própria.
	 
	Natália poderá pleitear alimentos transitórios e por prazo razoável, se demonstrar sua dificuldade em ingressar no mercado de trabalho em razão do longo período que permaneceu afastada do desempenho de suas atividades profissionais para se dedicar integralmente aos cuidados do lar.
	
	Henrique poderá opor a impenhorabilidade de sua única casa, por ser bem de família, na hipótese de ser acionado judicialmente para pagar débito alimentar atual aos seus filhos Gabriela e Bruno.
	
	Uma vez homologado judicialmente o valor da prestação alimentícia devida por Henrique em favor de seus filhos Gabriela e Bruno, no percentual de um salário mínimo para cada um, ocorrendo a constituição de nova família por parte de Henrique, automaticamente será minorado o valor dos alimentos devido aos filhos do primeiro casamento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512938259)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 2 11º Exame OAB-RJ) O filho de uma mulher solteira com um homem casado, não reconhecido pelo pai, para obter os alimentos que necessita deve:
		
	 
	Propor ação de alimentos com base na Lei 5.478/68;
	
	Propor ação de investigação de paternidade e pedir a fixação dos alimentos já na sentença de primeiro grau que reconhecer a paternidade;
	
	Propor ação de investigação de paternidade e aguardar o trânsito em julgado da sentença que reconhecer a paternidade para receber alimentos;
	
	Aguardar a separação judicial do pai para pedir os alimentos.

Continue navegando