Buscar

Atletismo: História, Modalidades e Recordes

Prévia do material em texto

CED 07 do GAMA
Educação Física
3º Ano do Ensino Médio
ATLETISMO
História da Atletismo, origem, modalidades e recordes.
Brasília-DF
2018
CED 07 do GAMA
Educação Física
3º Ano do Ensino Médio
ATLETISMO
História da Atletismo, origem, modalidades e recordes.
Nome: Carlos 
Curso: Educação Física
Ano: 3º Ensino Médio 
Brasília-DF
	2018	
 
Introdução
Considerado o esporte mais antigo da história, o Atletismo tem sua origem na primeira edição do Jogos Olímpicos em 776 a.C. Apesar de existirem algumas evidências de sua execução no Antigo Egito e no Oriente há 5 mil anos. Coroebus foi o primeiro vencedor em uma prova de corrida olímpica, cerca de 190 metros de distância.
Foi na Inglaterra, durante o século XIX, que a modalidade ganhou sua diversidade atual. Isso depois das escolas militares adotarem como rotina em sua grade curricular, o que mais tarde desencadeou em competições, estendidas para as grandes potências mundiais, como o Estados Unidos.
História e Origem
	"O Atletismo nasceu com o homem. Afinal, o mais antigo dos nossos ancestrais já andava, era obrigado a correr, a saltar e lançar coisas. Era a dura luta contra os pedradores e a busca por alimentos. Pode-se dizer que ao aprimorar essas habilidades, o homem garantiu sua história".
Isso tudo explica porque ao criar as primeiras competições esportivas as primeiras a serem organizadas fossem as provas atléticas. Há indícios da prática do Atletismo há pelo menos 5 mil anos no Egito, na Grécia e na China. No entanto, o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.
O formato moderno do Atletismo remonta a meados do Século 19. Basicamente, ele engloba as corridas de pista, de rua, de cross country e de montanha, a marcha, os saltos e os lançamentos. Por sua característica de representar os movimentos naturais do homem, o Atletismo é chamado de “esporte-base”.
Assim como nos Jogos da Grécia Antiga, o Atletismo permanece como o principal esporte olímpico dos tempos modernos. Tanto que o próprio Comitê Olímpico Internacional estabeleceu – até para efeito de distribuição dos recursos auferidos nos Jogos – que o Atletismo é o único esporte na categoria 1.
Por outro lado, a criação da IAAF (sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo) deu credibilidade às competições. As regras do esporte foram escritas e os recordes, homologados.
A importância do esporte-base é sintetizada por uma frase que circula no meio olímpico: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”
Modalidades
1.Corrida de Pista
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.  Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos. Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros. Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
2. Corridas com Obstáculos
São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).
3.Revezamento
As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.
4.Saltos 
Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.
5.Arremessos e Lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 
Recordes
Alguns recordes mundiais do Atletismo são os seguintes:
100 metros rasos: Usain Bolt (Jamaica) com 9,58 segundos.
100 metros rasos: Florence Griffith Joyner (EUA) com 10,49 segundos.
Maratona: Dennis Kimetto (Quênia) com 2h02m57s.
10.000 metros rasos feminino: Almaz Ayana (Etiópia): 29:17.45.
400 metros rasos masculino: Wayde Van Niekerk (África do Sul): 43.03s
Salto em altura: Javier Sotomayor (Cuba) com 2,45 metros.
Salto em distância: Mike Powell (EUA) com 8,95 metros.
Salto triplo: Jonathan Edwards (Inglaterra) com 18,29 metros.
 Lançamento do martelo feminino: Anita Wlodarczyk (Polônia): 82,29 metros.
Marcha de 50 km feminino: Inês Henriques (Portugal): 4:05:56.
 
Conclusão
	Como podemos observar o Atletismo é uma tradição que remonta a Grécia Antiga e que esfriou por um tempo, até colocarem reacenderem a chama e acabar virando uma modalidade esportiva reconhecida mundialmente. 
Referências
Secretária de Educação do Paraná seção de educação física. <Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=95>. Acesso em: 29/10/2018. 
Info Escola < Disponível em: https://www.infoescola.com/esportes/atletismo/>. Acesso em: 01/11/2018.
Sua Pesquisa <Disponível em: https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/atletismo.htm>. Acesso em: 03/11/2018.
Confederação Brasileira de Atletismo <Disponível em: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/atletismo> Acesso em: 05/11/2018.

Continue navegando