Buscar

atividade 2 2 trim 3ª série EM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACSC - COLÉGIO SANTA CATARINA
Nome: __________________________________________Nº.: ______ Data: ___/___/____
Série: _________ Turma: ________ Disciplina: Matemática
Professora: Andréa Maria Ritter 
Atividade 2 – 2º trimestre
O volume de um paralelepípedo retângulo é 1920 m³. Calcular as arestas sabendo que estas são proporcionais aos números 2, 3 e 5. 
 Calcular em litros o volume de uma caixa d’água em forma de prisma reto, de aresta lateral 8 m, sabendo-se que sua base é um losango cujas diagonais medem 6m e 9m. 
 Um prisma reto de altura 8 cm tem como polígonos das bases triângulos retângulos de catetos 5 cm e 12 cm. Calcule a área total desse prisma. 
Em uma piscina regular hexagonal cada aresta lateral mede 8 dm e cada aresta da base mede 4dm. Calcule a área total e o volume dessa piscina. 
A altura de um cilindro é o triplo do raio de sua base. Sabendo que a área de uma secção meridiana desse cilindro é 150cm2, calcule o volume do cilindro. 
 Um galão de gasolina de forma cilíndrica tem o diâmetro da base igual a 8 m e sua altura é 3 m. Durante o dia vazou 20% de seu volume total. Qual é a quantidade de gasolina existente, em litros, no galão? (Use π = 3,1) 
A figura mostra uma peça cilíndrica transpassada por um furo circular do centro de uma base ao centro da outra. Qual é o volume dessa peça? 
 
Um cilindro reto, cuja base é um círculo de raio r=4m, tem 144π m³ de volume. Calcule a área total desse cilindro. 
Três bolas de tênis, idênticas, de diâmetro igual a 6 cm, encontram-se dentro de uma embalagem cilíndrica, com tampa. As bolas tangenciam a superfície interna da embalagem nos pontos de contato, como ilustra a figura a seguir.
Calcule: 
a área total, em cm², da superfície da embalagem; 
 b) o volume da embalagem.

Outros materiais