Buscar

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organizar é o processo de dispor um conjunto de recursos em uma estrutura que segue algum critério ou princípio de classificação. A estrutura, chamada estrutura organizacional, define a localização e o papel de cada recurso unitário dentro do conjunto. Tratando-se de organizar pessoas, a estrutura organizacional define o trabalho que elas, individualmente ou como integrantes de grupos, devem realizar para que o conjunto de recursos do qual fazem parte seja capaz de atingir objetivos.
ORGANIZAÇÃO: Ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades de uma organização.
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e Formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
ESTRUTURA INFORMAL: Rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que, usualmente não aparecem no organograma.
Abrangência da Estrutura
A abrangência da estrutura depende do tamanho da empresa: 
Corporativa: abrange os objetivos/interesses de todos os negócios das empresas que atuam em diversos ramos de negócios. Ex.: Bradesco (banco, seguradora, autopeças);
Unidade Estratégica de Negócio (UEN): é a designação que se dá a uma empresa de um grupo de empresas, ou a uma divisão de uma grande empresa, que atua em um ramo particular, diferente dos ramos em que atuam as outras empresas ou outras divisões. Ex.: Televisão a cabo é um negócio específico das empresas do sistema Globo. Acesso à Internet é outro negócio. 
Funcionais: aplicam-se às funções da organização, ou às funções de cada unidade que atuam em determinado ramo de negócios.
A Estrutura Organizacional define como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas. Seis perguntas fundamentais que os gerentes precisam responder ao projetarem a estrutura
1. Em que medida as tarefas são subdivididas em cargos distintos? Especialização do trabalho
2. Em que base os trabalhos são agrupados? Departamentalização
3. A quem se reportam os indivíduos e os grupos? Cadeia de comando
4. Quantos indivíduos um gerente pode comandar com eficiência e eficácia? Amplitude administrativa
5. Onde se reside a autoridade para a tomada de decisões? Centralização x Descentralização
6. Em que medida haverá regras e regulamentos, por escrito, para comandar funcionários e gerentes? Formalização
Cadeia de comando/escala hierárquica: linha contínua de autoridade que se estende do topo da organização até o escalão mais inferior, e esclarece quem se reporta a quem.
Tipos de estrutura
ESTRUTURA MECANICISTA: Estrutura rígida e estritamente controlada, caracterizada por especialização elevada, departamentalização generalizada, amplitudes estreitas, alta formalização, rede de informações limitada e extrema centralização. Critérios de departamentalização: Funcional Geográfico Produto (ou Serviço) Clientela Processo (ou Equipamento) Mistos Matricial. Fatores a considerar na escolha do critério de departamentamentalização: Proveito da Especialização; Facilidade de Coordenação; Facilidade de Controle; Redução de Custos; Perspectivas de Aumentar a Receita; Aumento da Flexibilidade.
ESTRUTURA ORGÂNICA: Forma altamente adaptativa, solta e flexível, caracterizada por níveis limitados, equipes, pouca formalização, rede de informações abrangente e descentralização.
Organização Virtual: Estrutura altamente centralizada, com pouca ou nenhuma departamentalização e grande recurso à terceirização para muitas das principais funções da organização. Cadeias de comando mais curtas; menos unidade de comando, distribuição da decisão, amplitude de comando mais ampla; mais delegação e empowerment; Aumento das equipes de trabalho; Redução das estruturas de staff; Rede de alianças nas quais cada membro compartilha seu know-how em uma determinada área.
Organogramas das Organizações: A maioria das estruturas organizacionais é muito complexa para ser transmitida verbalmente. Por isto os administradores costumam desenhar o organograma. Ele é um meio prático de visualizar a posição e a relação existente entre os diversos órgãos que formam a estrutura da instituição. O seu objetivo é representar a organização formal, configurada na estrutura oriunda do regulamento da empresa, demonstrando os diversos órgãos, seus posicionamentos, vias hierárquicas existentes e as linhas de autoridade, subordinação e vinculação.
Vantagens do Organograma: Permite visualizar quem é quem na estrutura, ou seja, quais os órgãos de linha, quais os de assessoramento (Staff); possibilita melhor compreensão dos fluxos de autoridade, dos relacionamentos formais, de caráter hierárquico ou funcional; demonstra a importância dos órgãos em termos hierárquicos, assim como das atividades exercidas através da especialização dos mesmos
Cuidados na Elaboração do Organograma: Ser claro nas indicações, nos títulos, nos códigos empregados para os órgãos, nas convenções etc. Ser simples com apenas o essencial e o desejável para compreensão da estrutura organizacional. Ser preciso sendo o mais real e o mais atualizado possível. Ter estética apresentando certo equilíbrio na distribuição e no posicionamento dos órgãos.

Continue navegando