Buscar

Seção 04 Const.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXMO. SR. DR. DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TR IBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
O ESTADO DE PERNAMBUCO, por meio deste ato representado pela Procuradoria Geral do Estado, por seu procurador com os devidos poderes para tal, em conformidade com instrumento de mandato anexo, vem em face de Vossa Excelência apresentar.
 
 CONTESTAÇÃO
Ao Mandado de Segurança que fora impetrado por Cristina Veiga, com fulcro no art. 7º. II, da Lei 12.016/2009. Com fatos e fundamentações que assim sustentam o pedido:
I- DOS FATOS
Em 20/01/2019 o Governador do Estado do Pernambuco editou o Decreto Y/2019, onde em razão deste exonerou a Sra. Cristina Veiga do cardo de Secretária Estadual do Meio Ambiente, e nomeou o Sr. Martiniano Santos para ocupar o seu lugar. A Sra. Cristina Veiga por sua vez exercia o cargo de Secretária do Meio ambiente por mais de 4 anos, e em seu segundo mandato ficou inconformada com sua exoneração e impetrou Mandado de Segurança individual, com o objetivo de suspender imediatamente o Decreto Y/2019 e podendo assim preitear sua recondução ao cargo.
O Mandado de Segurança impetrado pela Sra. Cristina Veiga teve como parte autoridade coatora o Sr. Governador do Estado de Pernambuco, o qual editou o Decreto impugnado. A fundamentação jurídica alegada pela impetrante é que o Decreto Y/2019 é abusivo, pois não contém justificativa plausível para sua exoneração, bem como não há notificação previa, sendo ela pega de surpresa com a publicação do ato. Com base no exposto, afirma possuir direito liquido e certo a permanecer assim no seu cargo.
II- DOS FUNDAMENTOS
Em razão do mérito, para fins de esclarecimento a Sra. Cristina Veiga fora nomeada Secretária de Meio Ambiente em decorrência do primeiro mandato como Governador em 2012, de forma que permanecera até então, por não haver pessoa com habilidades compatíveis com a investidura do cargo ocupado. Vale ressaltar que a Sra. Cristina Veiga tem apresentado posturas incompatíveis com os objetivos e ideais defendidos pelo Governo do Estado, o que por si só já justificaria a sua exoneração sem que haja notificação previa da mesma. Em contrapartida incorre que a Secretaria de Meio Ambiente passa por uma reestruturação e em decorrência desta a mudança da gestão faz-se necessária.
De acordo com a Constituição do Estado de Pernambuco o Governador agiu de forma assertiva, uma vez que está previsto que os cargos de secretários de Estado são de livre nomeação pelo Governador, este por sua vez detém competência privativa para tal ato, sendo assim inexiste a violação de direito liquido e certo uma vez que o Governador possui autoridade para realizar tal nomeação.
Conforme demonstra, o Sr. Martiniano Santos, é possuidor de notória experiência na administração pública, uma vez que já ocupou diversos e diferentes cargos junto a administração, podendo este trazer um melhor desempenho da atribuição ao contrário do que tem demonstrado a Sra. Cristina. 
Incorre que de acordo com o exposto, o Decreto Y/2019 cumpre com todos os parâmetros legais. Saliento ainda que o Mandado de Segurança impetrado por pela Sra. Cristina não possui causa de pedir tampouco fundamentação jurídica para tal.
III- DOS PEDIDOS 
Conforme exposto, faz-se assim o recebimento da presente contestação e que seja assim julgada improcedente a cauda de pedido apresentado no Mandado de Segurança, em decorrência da ausência de fundamentação para sustentação do pleito e a denegação do Mandado de Segurança, como também a manutenção do Decreto Y/2019 em todos os seus termos e validade.
Nestes termos, Pede Deferimento.
Local/ Data
Advogado
OAB

Continue navegando