Buscar

ABALOS SÍSMICOS - TERREMOTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABALOS SÍSMICOS - TERREMOTOS
Prof. Oberdan Quintino de Ataides
Geologia/Biogeografia
Ciências Biológicas – IFG – Campus Formosa
CONCEITO
“São vibrações naturais na crosta terrestre que se propagam por meio de ondas de energia, podendo ser percebidas diretamente pelos sentidos ou por meio de instrumentos” (Leinz – pp 305)
Causas dos Terremotos
Desmoronamentos internos superficiais - são aqueles provocados pela dissolução de rochas, pelas águas subterrânea ou vácuo deixado pelas moléculas de água .
Causas vulcânicas - resultam de explosões internas ou de colapsos, ou acomodações verificadas nos vazios resultantes da explosão do magma. Em geral de pequena intensidade afetando apenas as imediações do centro de abalo.
Causas tectônicas – São as mais importantes, sendo mais comuns e responsáveis pelos terremotos que se propagam por vasta áreas do globo.
Admite-se portanto que a causa principal dos terremotos seja a formação de falhas, que por sua vez se originam dos esforços em direções diferenciais, atuando sobre as rochas nas áreas de instabilidade
Estes esforços podem estar associados a orogênese ou falhamentos na superfície.
Outra causa ainda discutida refere-se ao enchimento de grandes represas, para alguns condições preliminares apenas são potencializadas pela pressão da água.
Morfologia dos terremotos
Hipocentro ou foco – local onde se originam os terremotos, dentro da crosta terrestre. Terremotos cujo foco esteja a médias inferiores a 8 km terá amplitude apenas local.
Mas a grande maioria encontra-se a profundidades médias de 50 km.
Apenas 4% estão em profundidades de 100 km. 
Intensidade dos terremotos
A distância do foco em relação ao local do terremoto influi na sua intensidade, sendo assim quando , tanto menos quanto maior for a distância do foco ao local considerado. Não se deve esquecer que heterogeneidade litológica determina a intensidade de propagação das ondas sísmicas.
Onda sísmicas
São as ondas de propagação dos terremotos - podem ser: 
A) Ondas P – undae primae, são ondas longitudinais, rápidas e que primeiro chegam no epicentro, sendo rapidamente registradas pelos simográfos.
Ondas S ou undae secundae – sua velocidade e menor em decorrência de sua natureza vibratória e caráter transversal.
Ondas L ou undae longae - apresenta velocidade inferior as anteriores, são superficiais. São as que provocam efeitos mais destrutivos. Podem ser: Love e Rayleygh.
Distribuição mundial dos terremotos
Ocorrência ligada a orogenia e vulcanismo.
No Atlântico - ilhas Madeira .
No Mediterrâneo - ao longo de toda a costa europeia e Africana - atingindo principalmente, Espanha, Turquia, Portugal e Grécia.
No Indico a atividade e intensa podendo provocar Tsunamis como o de 2004.
Zona do Pacífico –área de maior ocorrência de terremotos, deste a costa das Américas a regiões da polinésia, melanésia, Japão, China e Filipinas.
No Brasil a atividade sísmica ocorre em pequena intensidade promovendo apenas alguns danos materiais como rachaduras em casas, muros, queda de telhados, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais