Buscar

Trabalho de Fisiologia do Sistema Endócrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Fisiologia do Sistema Endócrino – PCI 2
Curso Farmácia Noturno – Semestre 2018.2 – Professor Rodrigo Fortunato
1. Qual a importância dos mecanismos de retroalimentação para a regulação da função endócrina. Cite os tipos de mecanismos, detalhando os níveis de atuação.
 
R: A retroalimentação regula o funcionamento do sistema por um todo para manter a homeostasia do corpo e se adaptar a estresses. Assim, protege a glândula de aumentar seu metabolismo desnecessariamente produzindo suas moléculas, o que poderia levar à escassez de substratos, excesso de hormônios, hipertrofia da glândula, dentre outros problemas.
	As alças de retroalimentação podem ser negativas ou positivas. O feedback negativo contrapõe a resposta gerada; isto é, se um hormônio está sendo produzido, o feedback negativo levará à inibição de sua produção e ou/liberação. O feedback positivo, por outro lado, leva ao estímulo/reforço da resposta, gerando instabilidade.
Obs.: Exemplo de feedback negativo: T3 e T4 inibem produção hipofisária de TSH e hipotalâmica de TRH.
Exemplo de feedback positivo: ruptura de folículo ovariano (FSH) e parto (ocitocina).
2. De que modo  a fosfatemia pode influenciar os níveis sanguíneos e/ou os efeitos de PTH, CT e calcitriol?
 R: Há dois íons importantes circulantes no sangue, cálcio e fosfato. Eles estão em um equilíbrio onde se há mais cálcio circulante, há menos fosfato livre e o contrário é verdadeiro, pois eles se complexam. Esses níveis são controlados por dois hormônios o PTH e CT.
O PTH (Paratormonio) tem como função elevar a concentração sérica de cálcio. Um dos mecanismos para isso é promover a reabsorção óssea, além do aumento da reabsorção de cálcio nos rins e da absorção intestinal. A CT (Calcitonina) leva à diminuição do cálcio na corrente sanguínea, promovendo a absorção dele pelos ossos, inibindo a atividade dos osteoblastos e a absorção do cálcio no intestino. Com isso, quanto mais fosfato livre no plasma, mais paratormonio (PTH) é liberado, consequentemente promovendo o aumento de cálcio livre.
O PTH estimula a síntese de calcitriol (forma ativa da vitamina D), que aumenta a absorção intestinal de cálcio e a reabsorção óssea, regula positivamente a expressão o receptor de cálcio e inibe a expressão de PTH. Além disso, promove a reabsorção de fosfato livre pelos néfrons proximais. O calcitriol também é indiretamente modulado pelo CT, pois a elevada concentração de cálcio no plasma induz a ativação dessa vitamina. 
3. Considere 2 crianças hipotireóideas, com 6 anos de idade. Ambas sem qualquer tratamento substitutivo com hormônio tireoidiano. Uma destas foi tireoidectomizada aos 5 anos e a outra tem agenesia de tireóide. Discorra sobre a síntese dos hormônios tireoidianos e suas funções no crescimento e desenvolvimento desde o período intrauterino.
a) Compare as repercussões clínicas da ausência dos hormônios tireoidianos nas duas crianças. 
R: A criança com agenesia de tireóide apresentará cretinismo* e uma estatura menor em relação à tireoidectomizada, além de um déficit cognitivo, pois os hormônios tireoideanos são importantes para a maturação neural promovendo a mielinização dos axônios e a arborização dentrítica. Apresenta também alopécia
A criança tireoidectomizada completou a maturação do sistema nervoso, porém apresenta letargia, deficiência cognitiva na ausência dos hormônios tireoideanos. Pode haver ganho de peso devido ao desbalanço do metabolismo energético e baixa tolerância a frio, além de anemia e diminuição da resposta ventilatória e pressão arterial.
*retardo mental irreversível
b) A reposição hormonal com levotiroxina produzirá os mesmos efeitos em ambas as crianças? Justifique. 
R: Não. O sistema nervoso é maturado até os 4 - 5 anos de idade. Assim, a criança com agenesia, apenas apresentará uma leve melhora dos efeitos. Contudo, a criança tireoidectomizada terá a manutenção da fisiologia normal. 
 
4) Pacientes portadores de DM1 apresentam deficiência de insulina e podem desenvolver sintomas. Esses sintomas seriam a poliúria, polidipsia, polifagia, perda de peso e astenia. Explique as alterações metabólicas que geram esses sintomas.
R: DM1 é o tipo de diabetes que não há a produção de insulina pelas células beta pancreáticas. Isso resulta em falta de sinalização para as células que absorva essa glicose disponível, induzindo um jejum bioquímico. Esse  indivíduo não apresenta saciedade da fome (polifagia), porque a insulina sinaliza, junto com a leptina, o estado alimentado.
Esse estado ativa vias como a glicogenólise, gliconeogênese, lipólise e beta-oxidação, que são vias de resposta ao jejum. Devido ao aumento de vias catabólicas, o indivíduo perde peso, perdendo massa magra (astenia), devido à proteólise, e tecido adiposo, devido à lipólise e beta-oxidação. 
	A glicose é livremente filtrada nos néfrons e reabsorvida. Quando a glicose plasmática está em excesso, a reabsorção é comprometida; ou seja, parte será excretada. A glicose é uma molécula polar; logo, carreia água consigo devido à camada de solvatação, aumentando o volume urinário e, consequentemente, a osmolaridade sanguínea. Isso explica a poliúria, visto que o indivíduo precisa urinar com mais frequência, e a polidipsia, para repor o líquido perdido.
5) Uma paciente queixa-se de crises de sudorese profusa e palpitações. Durante um dos episódios a sua pressão arterial foi aferida, registrando o valor de 180x110 mmHg. Além disso, refere constipação intestinal, extrema ansiedade e palidez cutânea e de mucosas. Foi levantada a hipótese diagnóstica de feocromocitoma, um tumor secretor das células cromafins suprarrenais:
 
a) 	Essa hipótese pode ser considerada válida? Justifique.
R: Sim. Esse tipo de tumor nas suprarrenais causa elevação do cortisol e catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e dopamina). Com os níveis de adrenalina alto, o indivíduo deve apresentar os sintomas descritos devido aos hormônios liberados. A palidez cutânea é devido ao desvio de fluxo sanguíneo da periferia para os músculos, já que a adrenalina atua principalmente da ação de luta ou fuga. Esse estado estimula a vasoconstrição no trato gastrointestinal e diminuição da motilidade intestinal, o que leva à constipação. O aumento da pressão arterial é explicado pela elevação da frequência cardíaca causada pela epinefrina. O cortisol é um hormônio de resposta a estresse, responsável pela ansiedade, sudorese e palpitações. 
b) 	Quais resultados seriam esperados para os seguintes exames complementares: glicemia, lactato e ácidos graxos livres, caso a hipótese diagnóstica seja válida?
R: Níveis de glicose baixa, alta concentração de lactato e ácidos graxos livres. São resultados de meios de obtenção de energia para o corpo que entrou em sistema de luta e fuga devido a ação da adrenalina liberada. 
 
6. Um menino impúbere sofreu orquiectomia bilateral.
a)	Como se processará seu desenvolvimento posterior?
R: A maturação sexual não ocorrerá devido à retirada dos testículos. A testosterona é produzida pelas células de Leydig que se encontram nos testículos. Como o menino não apresenta esse órgão, não há produção desse hormônio que é responsável pelo desenvolvimento das características masculinas ( secundário e de massa muscular e  o acúmulo de tecido adiposo no abdômen) no indivíduo. O indivíduo não passará pela puberdade e manterá características infantis se não for submetido a tratamento de reposição hormonal.
b)	Aos 18 anos procurou um médico que solicitou dosagens de FSH e LH plasmáticos. Quais devem ser os resultados destes exames?
R: Esses hormônios estarão em altas concentrações no plasma. Pois como não há suas células alvos, que são as gônadas, não há o feedback negativo para a regulação da liberação dos hormônios gonadais, mantendo alto os níveis.

Continue navegando