Buscar

Prova de Fisiologia Renal FARMÁCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Fisiologia Renal Pedro Leme-IBCCF
Quais são as células que compõem o aparelho justaglomerular?
Resposta: células da macula densa, mesangio estraglomerular e endotélio
Calcule o FSR e o Tcágua , Nessa ele dá os parâmetros usando a inulina e pah
Resposta: eu lembro que as contas dão valores iguais, por eles seram molélulas que são utilizadas em testes como padrão. Ai ele pergunta se a pessoa tá em Cágua ou Tcágua. A respoat de Tcágua, pq a urina estava mais concentrada que o plasma, quando está em Tcágua, a aágua esta retornando para o plama , deixando ele mais diluído e assim a urina fica mais cconcentrada.
 Era sobre uma guerra no irã e desenvolveram um medicamento que se ligava a proteínas catiônicas no plasma , ele perguntava se era eficaz o não e pq. Em relação a sobre a barreira de filtração e pedia para solucionar o problema do medicamento.
Resposta3: o medicamento era pouco eficaz pois, como se ligava a ptns catiônicas, ele ficava com uma carga positiva e tinha seu CLEARANCE ALTO , sua janela terapêutica era baixa, pois como a barreira de filtação glomerular possui uma carga negativa por causa das ptns que tinham ali, um medicamento com carga positiva passa com maior facilidade e sendo assim excretado mais rápido.Solução , fazer com que o medicamento se ligue a ptns aniônicas , ficando assim com um carga mais NEGATIVA, possuindo dificuldade de passar pela barreira de filtração glomerular, ficando como clearance mais baixo e consequentemente sua janela terapêutica fica maior.
Sobre um aluno que estava fazendo uma prova e teve um pico hipertensivo , mas não teve seu FSR e RFG alterados.
Resposta : deveria falar sobre os 2 mecanismos : mecanismo miogênico e balanço túbulo glomerular.
Mecanismo miogênico : Abertura de canais de cátioms não seletivos , seletivos ao estiramentp presentes na membrana celular do musculo liso da parede vascular.Despolariza a membrana , influxo de cálcio por canais sensíveis a voltagem, fazem assim com que o endotélio se feche e diminua a pressão que chega no glomérulo.
Balanço Tubulo Glomerular:Quando aumenta o RFG em um néfron e consequentemente aumenta o fluxo de fluido pelo túbulo distal inicial na região da mácula densa , o RFG nesse mesmo néfron é reduzido.Uma elevação de [Cl-] provoca a despolarização celular, que ativa canais de cátions , não seletivos que promovem a entrada de Ca²+ nas células da mácula densa. 
Essa questão era sobre acidose e alcalose , usando um gráfico e perguntava quais eram as células nos ductos coletores estavam agindo em cada situação e pq?
Resposta: Na acidose , as células que agem são as CÉLULAS INTERCALARES ALFA , elas agem eliminando o H+ e reabsorvendo bicarbonato(HCO3-) para aumentar o Ph para deixar mais próximo do FISIOLÓGICO. Na alcalose são as CÉLULAS INTERCALARES BETA, elas eliminam o bicarbonato (HCO3-) e reabsorvem o (H+), para diminuir o Ph E DEIXAR MAIS PROXIMO DO FISIOLÓGICO.
7- eram uma questão sobre a FUROSEMIDA(Laxis), falar tudo sobre ela, o que é , ação, efeitos.
Resposta: Ela é um medicamento, que atua no bloqueio do canal NKCC2 na alça ascendente grossa de Henle.Com o bloqueio deste canal , não ocorre a reabsorção de Calcio e Magnésio que são cátions bivalentes, que são importantes na manutenção da homeostase do organismo. Sem a Furosemida, o natural seria os Na( levando água junto), K e Cl serem reabsorvidos , ocorrendo posteriormente uma saída de K por canais de K , deixando a membrana externa do endotélio mais positiva , ocorrendo uma reabsorção de Calcio e Magnésio por causa desta DDP.Com administração da furosemida, o NKCC2 bloqueia, nã é absorvido o Na, K e Cl , consequentemente Calcio e Magnésio, ocorrendo uma perda desde e de água junto, pois ela inibe a ação do efeito unitário.
8 era uma questão sobre os canais e mecanismo no túbulo proximal e que um deles despolariza a membrana, tinha um desenho tbm mostrando dois pontos e peguntando quais canais estavam funcionado em cada ocasião:
Resposta :	 O primeiro era um canal de Na+ Glicose , onde entra 2Na 1 Glicose , e na membrana basolateral saem 3 Na e entra 2 K e pelo GLUT1 sai a glicose que é reabsorvida.
O segundo, uma canal de NA+H , no segmento S2/S3, onde entra Na e sai H+ ( que advém do HCO3-, pela Anidrase CARBÔNICA) , com a saída de H+ , ocorre uma DDP , entra o Cl- por uma canal e tbm entre as células, ocorrendo uma reabsorção de Cl-

Outros materiais