Buscar

FEV.PED.6 EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS

Prévia do material em texto

FEV.PED.6_EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS
Pergunta 1
0 em 2,5 pontos
	
	
	
	É correto afirmar que a alfabetização pode ser entendia, numa perspectiva construtivista, como:
Analise as afirmações abaixo
I. O ensino formalizado de letras e normas gramaticais.
II. Um processo de formação de leitores e escritores capazes de produzir e reproduzir sentidos, por meio de sistemas gráficos, com vistas à comunicação.
III. Um processo gradual e cumulativo que se inicia com a leitura e escrita de letras, sílabas, palavras, frases e, finalmente, textos.
Está(ão) correto(s) o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	C. 
II apenas.
	Respostas:
	A. 
 I e II apenas.
	
	B. 
III apenas.
	
	C. 
II apenas.
	
	D. 
I apenas.
	
	E. 
II e III apenas.
	
	
	
Pergunta 2
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	A função reparadora na EJA deve ser vista, ao mesmo tempo, como uma oportunidade concreta de presença de jovens e adultos na escola e uma alternativa viável em função das especificidades socioculturais destes segmentos para os quais se espera uma efetiva atuação das políticas sociais. É por isso que a EJA necessita ser pensada:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	C.
Um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
	Respostas:
	A. 
Um modelo alternativo a fim de criar situações pedagógicas e sem querer satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
	
	B. 
Um modelo simples a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
	
	C.
Um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
	
	D.
Um modelo pedagógico sem muitas especialidades a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.
	
	
	
Pergunta 3
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	Quando falamos em educação de jovens e adultos, não estamos nos referindo a qualquer jovem ou qualquer adulto, mas a um grupo específico da sociedade. Daí não se tratar apenas de uma especificidade etária, mas, principalmente, uma especificidade cultural. Numa perspectiva de escola inclusiva a avaliação escolar:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	D. 
Respeita da individualidade, a interação e a socialização
	Respostas:
	A. 
Baseia-se no aspecto mensurável do conhecimento.
	
	B. 
Oferece destaque aos alunos que se saem melhor como forma de incentivo aos que tem dificuldade.
	
	C. 
Privilegia a homogeneidade da turma.
	
	D. 
Respeita da individualidade, a interação e a socialização
	
	E. 
Valoriza a classificação do aluno e a competição.
	
	
	
Pergunta 4
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	A escola é um direito de todos. Isso quer dizer que todos têm direito à educação. E sendo assim, podemos dizer que a escola faz diferença na vida de um cidadão. A educação é condição básica para o exercício da cidadania e um direito fundamental de todos, garantido na Constituição Federal (1988). E como um direito, ela deve ser acessível e promover a igualdade. Como parte de um todo no processo educacional, a avaliação possui três níveis que não podem ser isolados. Necessitam, sim, estar em constante troca para conquistar legitimidade técnica e política.
Assinale a alternativa que indica esses níveis de avaliação.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	C. 
Aprendizagem dos alunos, instituição, sistema escolar.
	Respostas:
	A. 
Aprendizagem dos alunos,  comunidade, governo
	
	B. 
Aprendizagem dos alunos,  instituição, comunidade.
	
	C. 
Aprendizagem dos alunos, instituição, sistema escolar.
	
	D. 
Comunidade, instituição,  sistema escolar e governo
	
	E. 
Aprendizagem dos alunos, comunidade, sistema escolar.
	
	
	
Pergunta 5
	Analise a imagem acima e assinale a alternativa correta.
		Resposta Selecionada:
	A.
Desse modo, as políticas públicas assumem a responsabilidade de oferecer medidas que devem ser adotadas para resolver problemas ligados à sociedade como um todo.
	Respostas:
	A.
Desse modo, as políticas públicas assumem a responsabilidade de oferecer medidas que devem ser adotadas para resolver problemas ligados à sociedade como um todo.
	
	B. 
 As ações devem ser voltada para a classe social privilegiada com reforço a reflexão crítica e política de seus membros.
	
	C.
No caso da educação, as ações devem estar voltadas para o atendimento das demandas não educacionais nos diferentes níveis de ensino, por meio das políticas públicas que garantem a falta de viabilidade da qualidade da educação, a partir de programas e projetos que implementam, regulam ou modificam determinadas ações no campo educacional.
	
	D. 
 As políticas públicas assumem a responsabilidade de mera formalização política e econômica
Pergunta 6
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	O Brasil continua exibindo um número enorme de analfabetos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta, no ano de 1996, 15.560.260 pessoas analfabetas na população de 15 anos de idade ou mais, perfazendo 14,7% do universo de 107.534.609 pessoas nesta faixa populacional. Apesar de queda anual e de marcantes diferenças regionais e setoriais, a existência de pessoas que não sabem ler ou escrever.
Analise as afirmações abaixo:
 
I-                   Por falta de condições de acesso ao processo de escolarização deve ser motivo de autocrítica constante e severa.
II-                São Paulo, o estado mais populoso do país, possui um contingente de 1.900.000 analfabetos. É de se notar que, segundo as estatísticas oficiais, o maior número de analfabetos se constitui de pessoas: com mais idade, de regiões pobres e interioranas e provenientes dos grupos afrobrasileiros.
III-             Muitos dos indivíduos que povoam estas cifras são os candidatos aos cursos e exames do ainda conhecido como ensino supletivo
IV-             Nesta ordem de raciocínio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas.
Assinale a alternativa correta
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	D. 
 V-V-V-V
	Respostas:
	A. 
V-V-F-F
	
	B. 
F-F-F-F
	
	C. 
 V-F-V-F
	
	D. 
 V-V-V-V
	
	
	
Pergunta 7
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	(Adaptada UFMG 1999) A condição de excluídos da escola diz respeito ao fato de não encontrarem na escola um currículo pensado especialmente para a EJA. Muito aocontrário, normalmente os currículos e programas são concebidos originalmente para as crianças e adolescentes. Este fator impacta em situações inadequadas aosprocessos de aprendizagem que podem ser refletidas nos altos índices de evasão dos programas de EJA, indicando a falta de sintonia entre a escola e os jovens eadultos que a buscam. Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é aformação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	B.
formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional, com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.
	Respostas:
	A.
formação que integra diferentes habilitações profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funções no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.
	
	B.
formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional,com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.
	
	C.
formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o espírito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local.
	
	D.
formação que integra, no currículo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto já exercia na prática, mas que não tinha habilitação para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda.
	
	
	
Pergunta 8
	Fonte: Disponível em http://darcleacardoso.blogspot.com/2011/10/perolas-de-paulo-freire-para.html. Acesso em 31/01/2012.
Os desafios da Educação de Jovens e Adultos – EJA são inúmeros:
Analise as afirmações abaixo
A-      A começar da luta pelo direito à educação que ainda não está vencida.
B-     Além deste, ainda temos de romper com a concepção compensatória de educação e vencer as dificuldades da formação continuada dos professores de EJA e do material pedagógico.
C-      Certamente que com a recuperação de “tempo perdido” chega-se à concepção de direito, englobando o saber ler e escrever como condição de busca de igualdade, às concepções de promoção de cidadania e pela tomada de consciência de direito.
D-     Enfrentar o letramento não trabalhado nas escolas.
 
Assinale a alternativa correta:
 
 
		Resposta Selecionada:
	B. 
   V-V-V-F
	Respostas:
	A. 
F-V-F-F
	
	B. 
   V-V-V-F
	
	C. 
  F-F-F-F
	
	D. 
  V-V-V-V
Pergunta 9
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	É interessante pensar sobre como é o dia a dia de uma pessoa que não saber ler e nem escrever ou como é ir ao supermercado e não conseguir ler o rótulo de um produto que se gostaria de comprar!  Neste sentido pensar sobre pluralidade cultural, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	E. 
busca propiciar a percepção de características socioculturais e expressivas dos valores universais.
	Respostas:
	A. 
busca a construção da identidade individual e  não a nacional.
	
	B. 
busca oferecer elementos para edificar o paradoxo das desigualdades brasileiras.
	
	C. 
busca evidenciar a diversidade, sem considerar a existência de uma dimensão universal do ser humano.
	
	D. 
busca desvalorizar as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no terreno nacional.
	
	E. 
busca propiciar a percepção de características socioculturais e expressivas dos valores universais.
	
	
	
Pergunta 10
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	O analfabeto, por não saber ler, nem escrever, sofre ainda mais diante do mundo globalizado que exige dos profissionais diferentes tipos de conhecimentos e não somente a experiência. A escola contemporânea democrática está sempre em defesa do humanizar, assegurando a aprendizagem. Nessa perspectiva de atender aos desafios, a escola se organiza internamente reconhecendo e respeitando as (os):
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	B. 
diversidades; diferenças sociais; e. potencialidades
	Respostas:
	A. 
convênios, participações, articulações.
	
	B. 
diversidades; diferenças sociais; e. potencialidades
	
	C. 
qualidades, analfabetismos, fisiologias.
	
	D. 
fisiologias, humanizações, indagações
	
	E. 
diversidades, fisiologias, articulações.

Continue navegando