Buscar

Adaptação de atividade



Continue navegando


Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Bianca Regina Bertholdo Fiorini. 1200475
Nome e RU: Taynara Mota. 1198689
 Polo: Dois Vizinhos
	Ano/Série e idade do aluno:
7° ano. 14 anos (idade do aluno)
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
Aluno com Síndrome de Down. 14 anos de idade. Teve dificuldade com a alfabetização, e por isso está dois anos atrasado em relação aos demais alunos. Agora, porém, alcançou o entendimento da leitura, e está progredindo na escrita. Tem baixa visão e um atraso na coordenação motora fina. Mas tem grande facilidade em atividades visuais, muito interesse em aprender, reconhece suas limitações e consegue conviver com suas dificuldades. 
Este aluno tem um ritmo de aprendizagem mais lento, e isso precisa ser respeitado. Sua idade cronológica diferente da idade funcional, por isso, não podemos esperar que ele acompanhe os demais alunos. 
Sua aprendizagem tem sempre que partir do concreto, porque o processo de abstração é lento e difícil, mas possível. 
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( X ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
A atividade que será realizada é de português, envolve a leitura do texto, que será realizada em conjunto com a turma. Este aluno senta na primeira carteira da fila, facilitando o acompanhamento da leitura. Após a leitura coletiva, será entendido o texto, algumas perguntas serão feitas, para saber se os alunos entenderam. 
- Qual é o assunto principal do texto? Quais as regras estabelecidas? 
Para o aluno com Down, estas perguntas serão feitas da seguinte forma: Conforme o desenho no texto, o que atrapalha as aulas? E, o que a escola decidiu que não pode ser feito?
Após isso, encaminhar a aula para a próxima questão. Ajudar o aluno com Down a imaginar como o celular atrapalharia uma aula. Citar exemplos, como: Imagine que a professora está explicando um assunto, e um celular começa a tocar. Como isso atrapalharia? (Deixar que ele pense, e exponha sua ideia). Imagine, no recreio, se todos os alunos ficarem cada um mexendo no seu celular, será que eles conversariam com seus amigos? Brincariam com eles? Por que isso seria ruim?
Após ajuda-lo a imaginas as situações, escrever em um papel as principais palavras que poderão ser usadas, e na ordem que deverão ser utilizadas. Isso ajudará o aluno com Down a seguir a linha de raciocínio. 
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
- Tornar possível a interpretação do texto.
- Facilitar a desenvoltura das ideias.
- Propiciar uma sequência de fatos, facilitando a produção de texto.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Espera-se que o aluno obtenha o entendimento do assunto tratado no texto, que consiga interpretá-lo, para que possa relacioná-lo com sua vida pessoal. Além disso, espera-se que o aluno consiga sequenciar os fatos, para que possa produzir o texto, a respeito das duas situações, as quais ele conseguiu imaginar e entender.