Buscar

Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDANTE: Renata Garcia
	CURSO: Segunda Licenciatura Em Pedagogia
	POLO: Betim
Prezado (a) aluno (a) esta é a sua Avaliação 1 (A2), leia com atenção as instruções abaixo:
· Este é o espaço para você realizar a sua Avaliação 2 (A2). Após o término este mesmo arquivo deve ser anexado na plataforma no link tarefas da disciplina em questão;
· Este é o seu caderno de prova. Preencha o cabeçalho com o seu nome, curso e polo. A prova que estiver sem essas informações não será aceita;
· A prova deve ser realizada individualmente. Portanto não elaborem as provas em conjunto. Respostas iguais serão zeradas;
· A pesquisa bibliográfica está permitida. Utilizem, portanto, livros, artigos e fontes confiáveis da internet;
· Redijam sua própria resposta. Textos copiados da internet, de livros ou de artigos não serão aceitos;
· Não respondam às questões com citações entre aspas;
· As respostas devem respeitar o mínimo de 200 palavras e não devem ultrapassar o máximo de 500 palavras (O tópico não se aplica para avaliação que solicite cálculos matemáticos);
· No final da avaliação cite as fontes de pesquisa, caso tenha utilizado.
Questão 1 (4,0 pontos)
1) A leitura é, antes de tudo, um exercício de compreensão. A compreensão em leitura inicia-se quando é estabelecida a intenção do leitor. Qual o objetivo do aluno ao ler um texto? O que ele busca? Quais são as informações que ele precisa retirar daquele texto? Por que ler? Por lazer, para se informar, para comunicar?
É importante direcionar o aluno ou o grupo para o objetivo que se quer alcançar com determinada leitura e de que maneira se pode alcançá-lo. É através de um projeto de leitura que podemos colocar esses objetivos em prática. Imagine que você é pedagogo e foi indicado para atender a uma turma de Educação de Jovens e Adultos. O grupo apresenta dificuldades na compreensão da leitura, o que faz com que atividades que a envolvem sejam desinteressantes. A professora da turma experimentou aplicar algumas atividades diferenciadas, mas não obteve sucesso, então a escola recorreu à sua ajuda.
Elaborar um projeto de leitura para ser aplicado como uma intervenção pedagógica a este grupo. Não se esqueça de estabelecer os objetivos do projeto e escolher os métodos mais adequados ao perfil da turma. Seja criativo!
R: O projeto pedagógico de leitura com os alunos da EJA, deve ter como objetivo incentivar os alunos a reconhecer as letras como aliadas, algo cotidiano da vida e não como códigos, algo complexo de entender. Por isso esse trabalho tem como objetivo compreender como o aluno adulto vê a aprendizagem da escrita e oral, e assim desmistificando esse processo, fazendo com que o mesmo perceba que escrever não depende de dom de palavras, pois é sabido que todos têm algo a dizer, que têm o que compartilhar, que precisam documentar o que vivem, o que querem refletir sobre as coisas da vida e sobre o próprio trabalho.
Para obter uma análise mais profunda, decidimos fazer uma pesquisa com os próprios alunos para definir como devemos trabalhar esse projeto com os alunos. Elaboramos um questionário com quatro perguntas para aplicar aos alunos que nos ajudará a definir estratégias.
· O que é ler para você?
· Como você consegue observar a necessidade de saber ler e escrever no seu dia a dia?
· Qual tipo de leitura mais te motiva a querer ler?
· Você conhece todas as letras, sons e como usar?
Após as respostas, definimos que o melhor meio de levar o conhecimento aos alunos é mostrando a leitura no dia a dia, ao analisar as respostas, 89% dos alunos acima de 60 querem aprender a ler para conseguir entender a bíblia e textos religiosos, os outros 11% para ler jornal, revistas, ler algo importante e entender. Com isso, vamos separar atividades focadas em cada aluno para que esse projeto tenha a eficiência desejada.
Métodos:
· Levar jornais para montar palavras a partir do recorte de letras
· Utilizar textos religiosos para estimular o conhecimento a partir de algo do convívio social dos alunos
· Livros infantis que trabalhe a ludicidade e tenha uma leitura mais fácil de compreender a primeiro momento
· Convidar um contador de história para estimular o ato da leitura
· Incentivar os alunos, antes mesmo de lerem o texto, a lançarem hipóteses sobre o seu conteúdo.
· Fazer uma apresentação global do texto, apresentando ilustrações, o título, os subtítulos (se houver) e outras informações.
· Incentivá-los à evocação, ou seja, "fazer passar" o conteúdo apresentado no texto para uma imagem mental.
· Pode-se utilizar também a evocação auditiva, que é uma "voz" interior que o aluno ouve quando lê silenciosamente
Assim, com essa metodologia, temos o foco de impactar de forma direta os alunos utilizando algo que realmente faz parte da vivência deles.
O letramento deste grupo que encaram a escrita como uma simples garantia de sobrevivência na sociedade é diferente de alfabetizar grupos sociais que acham que a escrita, além de necessária, é uma forma de expressão individual de arte, passatempo, etc. Devemos respeitar o tempo de aprendizagem e as limitações, levando em consideração todos os aspectos sociais e humanos. 
Questão 2 (4,0 pontos)
2) Um grupo de crianças na faixa etária entre 10 e 11 anos, da escola onde você trabalha, tem apresentado comportamento destoante em relação às demais crianças. Professores e gestores andam preocupados porque esse grupo está com baixo desempenho escolar e tem sido considerados agressivos e desobedientes com os professores de um modo geral. A professora responsável pela turma está prestes a aposentar, já cansada de lidar com situações como esta pede a sua ajuda para promover uma intervenção com estas crianças.
Considerando que você é o (a) orientador (a) educacional da escola, planeje uma intervenção com três encontros com a turma de alunos. Descreva a sua abordagem inicial, os objetivos da intervenção, quais atividades serão desenvolvidas e quais os resultados esperados. Utilize a teoria de Henri Wallon para justificar as suas ações.
R: Abordagem: Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e a conquista do mundo exterior.
A abordagem inicial tem como objetivo a escuta e compreensão, pois desta forma é possível analisar de perto quais são os percalços da aprendizagem destes alunos.
Iremos convidar os alunos para um diálogo no qual elaboraremos algumas perguntas chaves para entendimento, serão perguntas leves e sobre a visão do aluno quando a aprendizagem.
Objetivo: Analisar quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem, o que motiva o comportamento agressivo. Identificar as causas comportamentais, buscar mecanismos de auxilio no processo e indicar as melhores alternativas para abordar essa intervenção.
Resultados: 
· Desenvolver mecanismos para trabalhar com esses alunos de forma que possam ingressar nas aulas, de uma forma satisfatória e promissora.
· Utilizaremos de auxilio psicopedagogia para analisar quais os motivos das agressividades
· Trabalhar a didática de forma mais lúdica e recreativa, chamando atenção dos alunos de forma satisfatória 
· Envolver família como apoio
Os resultados esperados são de melhoria no comportamento, eficiência na aprendizagem e uma análise completa sobre as diversidades dos alunos em sala de aula.
3

Continue navegando