A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Psicologia socialq

Pré-visualização | Página 6 de 14

participação social em diferentes grupos.
	 
	É sempre um processo de aprendizagem a partir da interpretação da realidade sob o ângulo de um grupo, podendo sofrer os conteúdos socializados alteração ao longo do tempo.
	
	Uma vez que uma pessoa é socializada por algum grupo, pode-se entender que esta aprendeu comportamentos saudáveis à vida em sociedade como um todo.
	
Explicação:
A socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a sua cultura. É um processo contínuo que só se encerra no final do ciclo vital.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A teoria psicológica dos estágios do desenvolvimento moral defendida por Kohlberg pode ser utilizada para compreender:
		
	
	o desenvolvimento moral, uma vez que um indivíduo dificilmente reconstrói e distingue as estruturas cognitivas pré-existentes
	
	e resgatar a noção de indivíduo moralmente consciente, racional e nem sempre responsável por seus julgamentos e atos
	 
	a passagem de um estágio moral para o outro que se dá como uma aprendizagem
	
	que o desenvolvimento moral se processa por meio de estágios qualitativamente iguais
	
	a não exigência do sujeito sobre mudanças em suas ações e alterações de sua visão de mundo
	
	1a Questão
	
	
	
	Em um estádio de futebol lotado encontram-se presentes as torcidas de dois times famosos. É a final de campeonato e as pessoas foram torcer pelos seus times. Isso é um exemplo de:
		
	
	Grupo de coorte
	
	Grupo social
	 
	Grupo não social
	
	Grupo de controle
	
	Grupo experimental
	
Explicação:
Nos grupos não sociais não há interação entre as pessoas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia Social estuda a dinâmica de funcionamento dos grupos e a influência social exercida nas relações interpessoais que se estabelecem no grupo. Existem diversos fenômenos que são estudados, um deles é a facilitação social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar:
		
	
	Somente quando os sujeitos estão competindo, a presença de outra pessoa pode influenciar o desempenho.
	
	Para que a presença de uma pessoa afete o desempenho da outra é necessário que haja uma relação de poder entre elas.
	 
	A presença de outra pessoa (coatora) pode melhorar o desempenho de tarefas simples.
	
	A presença de uma pessoa pode dificultar o desempenho em tarefas simples porque desconcentra o sujeito.
	
	Em tarefas simples não podemos observar a presença do fenômeno de facilitação social.
	
Explicação:
A facilitação social refere-se que na presença de outros pessoas o nosso desempenho melhora quando se trata de tarefas simples, as quais executamos de maneira mais rápida e efetiva do que quando estamos sozinhos. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Existem várias razões que podem atrair os membros de um grupo. Back (1951) demonstrou que várias formas de atração grupal conduzem a resultados comportamentais semelhantes por parte de seus membros e sua motivação em permanecer no mesmo.. De acordo com a afirmativa anterior, identifique o processo grupal a qual o autor se refere:
		
	 
	Coesão.
	
	Status e papel.
	
	Coalizão.
	
	Comunicação.
	
	Liderança.
	
Explicação:
A coesão refere-se à atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo. 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Paulo, sua família, os vizinhos e o grupo de lazer trabalham juntos em prol de um projeto social. Assim eles são exemplos do tipo de grupos considerado como:
		
	
	Não social e primário
	
	Social e secundário
	 
	Social e primário
	
	Social e intermediário
	
	Não social e secundário
	
Explicação:
Um grupo primário geralmente é o grupo que nos propiciará os primeiros contatos, tal como o grupo social ¿família¿. Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras. Um grupo primário geralmente mantém uma relação altruísta, muitas vezes realizando sacrifícios para o bem estar dos demais membros do seu grupo ou de todos os seus membros. O exemplo de família é sempre mencionado como grupo primário por ter (quase sempre) todas essas características. O grupo primário tem função educadora no sentido de preparar o indivídua para relacionar-se com outros grupos.
Grupo secundário, ao contrário, caracteriza-se pela relação impessoal de trocas de interesses. As relações se dão mais por racionalidade do que por emoções, baseando-se na reciprocidade. Nos grupos sociais secundários, as relações são geralmente temporárias e muitas vezes anônimas. Exemplos seriam os colegas de trabalho e colegas de sala de aula.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando que as realizações e contribuições envolvem dar mérito e demonstrar apreciação pelos outros em razão de performance efetiva, conquistas expressivas e contribuições importantes para a organização, de forma relativamente independente dos sistemas formais de recompensa da organização, qual o tipo de liderança exigido?
		
	 
	orientada para o relacionamento
	
	orientada para a mudança
	
	orientada para a auto-imagem
	
	orientada para a tarefa
	
	orientada para o produto ou serviço gerado
	
Explicação:
 A liderança orientada para as pessoas é um estilo de liderança baseada na habilidade de gerir relacionamentos para extrair as melhores aptidões dos membros da equipe. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Num grupo, há a crença de que os demais membros não estão cumprindo suas metas, pela dispersão da responsabilidade, uma vez que os resultados não são mensurados de forma individual e, sim, grupal. Nessa situação os membros tendem a ser oportunistas. Isto caracteriza:
		
	
	Igualdade de status
	 
	Vadiagem Social
	
	Contribuição individual
	
	Facilitação Social
	
	Responsabilidade social
	
Explicação:
 Tendência de membros de um grupo a despender menos esforços quando trabalham em grupo do que quando trabalham sozinhos;
 Os membros de uma equipe podem se sentir menos motivados quando desempenham tarefas aditivas, isto é, aquelas tarefas em que a realização do grupo depende da soma dos esforços individuais;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os grupos sociais possuem como características básicas a interação e a influência entre seus membros. Podemos caracterizar diversos tipos de grupos, considerando diversas dimensões e critérios. Considerando o que vimos nesta disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale à que estiver correta.
I- Grupo psicológico: São pessoas que passam a ser classificadas de forma casual dentro de um mesmo grupo e que começam a atuar em função dessa identificação.
II- Grupo mínimo: os próprios membros do grupo se identificam como fazendo parte dele por pertencer à mesma categoria social.
III- Grupo compacto: são grupos sociais onde seus membros passam a cooperar entre si visando o alcance de objetivos interdependentes.
São afirmativas corretas:
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	 
	Somente afirmativa III
	
	I, II e III
	
Explicação:
A alternativa 3 ressalta que o Grupo compacto são grupos sociais onde seus membros passam a cooperar entre si visando o alcance de objetivos interdependentes. São menores e por isso existe a facilidade de interação.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.