A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Psicologia socialq

Pré-visualização | Página 8 de 14

e pior em tarefas simples.
	
	A situação em que duas ou mais pessoas que interagem entre si e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e seus objetivos levam-nas a depender umas das outras.
	
	A situação em que duas ou mais pessoas que se encontram no mesmo lugar, ao mesmo tempo, mas não interagem entre si.
	
	Quando o grupo sente que é invencível e que não pode errar.
	 
	O fenômeno em que o indivíduo, quando na presença de outros, se sai melhor em tarefas simples e pior em tarefas complexas.
	De acordo com o que você aprendeu sobre a definição de preconceito, aponte abaixo a alternativa que apresenta um exemplo do cotidiano que pode identificar este conceito.
		
	
	Os americanos são bélicos
	
	Os paulistas só pensam em trabalho
	 
	Chefe não presta, são todos individualistas.
	 
	Os judeus são sovinos
	
	Os alemães são frios
	
Explicação:
O preconceito é um juízo de valor criado sem razão objetiva e que se manifesta por meio da intolerância. Ele pode envolver a condição social, a nacionalidade, a etnia, a maneira de falar ou de se vestir, entre outros.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Se você chega a uma cidade e as pessoas te julgam pela maneira de se vestir, pode-se dizer que este preconceito está atrelado a qual causa social?
		
	 
	Aprendizagem social
	
	Categorização social
	
	Conformidade
	 
	Fatores da personalidade
	
	Competição
	
Explicação:
 O preconceito advém de um processo de aprendizagem ou do contexto social e cultural do indivíduo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia Social tem estudado o preconceito e suas consequências para o indivíduo. Vimos na aula 6, que o preconceito pode gerar ódio extremo e chegar à prática do genocídio. Considerando esse tema analise as afirmativas abaixo: I- O preconceito pode afetar a auto-estima negativamente. II- O preconceito é constituído por esteriótipos negativos, mas não conduz à discriminação. III- A discriminação é uma ação onde o sujeito alvo do preconceito é desqualificado ou excluído. Assinale a alternativa correta:
		
	
	I, II e III
	
	Somente a alternativa I
	
	II e III
	 
	I e III
	
	I e II
	
Explicação:
As alternativas corretas são  I- O preconceito pode afetar a auto-estima negativamente. O preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos.
III- A discriminação é uma ação onde o sujeito alvo do preconceito é desqualificado ou excluído. A discriminação refere-se ao comportamento que prejudica ou desfavorece indivíduos simplesmente em virtude da pertença a um grupo sobre o qual temos sentimentos negativos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os preconceitos se referem, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. Podemos identificar como fonte de origem para os preconceitos:
		
	 
	Os estereótipos que são, na verdade, apenas uma forma de simplificar e agilizar nossa visão de mundo.
	
	A profecia auto-realizadora que faz com que, gradativamente, o sujeito vá atendendo às expectativas do outro.
	 
	O processamento cognitivo da informação distorcida que acaba por resultar em atitudes incompatíveis com a realidade.
	
	As heurísticas de disponibilidade que com frequência provocam erros de interpretação por parte do indivíduo.
	
	A facilitação social que acaba por influenciar o sujeito no sentido de se opor a determinados grupos minoritários.
	
Explicação:
O Estereótipo é um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O ser humano constrói estereótipos acerca do que existe no mundo, o que permite a tomada de decisão de fomra mais rápida, pois realizamos generealizações à partir de similaridades percebidas. Acerca do estereótipo é correto afirmar:
		
	
	O estereótipo é considerado o componente comportamental do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente volitivo do preconceito.
	 
	O estereótipo é considerado o componente cognitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente intuitivo do preconceito.
	
	O estereótipo é considerado o componente afetivo do preconceito.
	
Explicação:
O estereótipo é  um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Allport (1954 apud Robrigues, Assmar e Jablonski, 2010, p.141) afirma que estereotipar é a Lei do menor esforço. Assinale a alternativa que melhor explica esta afirmação.
		
	 
	Nos esforçamos pouco para economizar energia e tempo cognitivo
	
	Nos esforçamos pouco, pois não temos como lutar contra
	
	Nos esforçamos pouco para termos mais conhecimento sobre a situação
	
	Nos esforçamos pouco, pois assim a sociedade nos exige.
	
	Nos esforçamos pouco, pois nossos pais nos ensinaram assim
	
Explicação:
A maioria dos estereótipos não é, na verdade, tanto produto da maldade das pessoas e sim da forma com elas simplificam os seus mundos complexos. Os estereótipos equivalem a ilusões perceptivas que são subprodutos da nossa capacidade de interpretar o mundo que nos rodeia. É mais fácil rotular do que analisar o porque determinada pessoa ou grupo agem de uma forma distinta.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao assistir programas de TV que tratam da situação das mulheres em diferentes países, se percebe como são adversas as condições nas quais mulheres têm que sobreviver e criar os filhos. Nota-se também, em diferentes contextos, a rigidez dos costumes locais. Isto demonstra:
		
	
	a desigualdade
	 
	a discriminação
	
	o estereotipo
	
	o racismo
	
	a generalização
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É impossível olhar para uma pessoa e não montar uma primeira impressão da mesma, faz parte do mecanismo do nosso cérebro, é algo inevitável, e nos ajuda a nos relacionar, pois mudamos um pouco a maneira de agir de acordo com a imagem que construímos, isso ajuda nos nossos relacionamentos. Assim se caracteriza como:
		
	
	Discriminação
	
	Generalização
	 
	Preconceito
	
	Julgamentos
	
	Racismo
	Você alguma vez já avançou o sinal vermelho porque estava atrasado? Muitas vezes elaboramos justificativas autênticas para nossos deslizes de forma tão automática que eles passam desapercebidos. Qual a teoria da Psicologia Social que estamos nos referindo?
		
	
	Teoria do Conformismo
	
	Teoria do pensamento grupal
	
	Teoria dos dilemas sociais
	
	Teoria da polarização grupal
	 
	Teoria da dissonância cognitiva
	
Explicação:
A teoria da dissonância cognitiva afirma que cognições contraditórias entre si servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um cliente, ao adquirir qualquer produto ou serviço, faz uma avaliação de sua compra, racionalmente, com base em necessidades reais. No entanto, a compra impulsiva, que ocorre no ponto de venda ou por meio de uma propaganda, caracterizando-se por uma falta de planejamento, ocorre por impulso, desejo, e

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.