Buscar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806082563)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A cultura organizacional possui grande importância para as gestões na empresa. A cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os funcionários vão fazer ou dizer. Além dessas, de acordo com Robbins, a cultura organizacional possui como funções:
		
	
	Canalizar a percepção e a interpretação das diversas experiências vividas, da forma como elas são interpretadas pelos seus membros.
	 
	Definir a imagem que a organização tem de si, recebendo principalmente influência externa nesta construção.
	
	Estruturar e orientar os comportamentos desejáveis no trabalho, as formas de relacionamento, a comunicação entre os empregados e até mesmo a maneira de vestir.
	 
	Fornecer perspectivas para lidar com os problemas e necessidades de adaptação a mudanças externas de mercado, legais, etc.
	
	Definir fronteiras, proporcionar um senso de identidade aos membros da organização, facilitar o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um e estimular a estabilidade do sistema social
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805644988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, é correto afirmar que:
(1) Fatores higiênicos são elementos extrínsecos ao indivíduo, tais como política da empresa, supervisão, condições de trabalho e relacionamento com os colegas.
(2) Fatores higiênicos quando presentes deixam de causar insatisfação, mas não garantem que as pessoas ficarão satisfeitas.
(3) Fatores motivacionais quando presentes causam satisfação, porém se estiverem ausentes deixam de causar satisfação, mas não chegam a causar insatisfação.
(4) Identificar fatores higiênicos e motivacionais é a base para definir a motivação do colaborador.
		
	
	Apenas as alternativas 1 e 2 estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1 e 4 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805645518)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Robbins (2010) define conflito enquanto um "processo que tem início quando alguém percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante". Dentro do processo evolutivo das teorias concernentes às organizações, o conflito foi visto de diferentes maneiras. Marque, nas alternativas abaixo, a opção que concerne à visão, cujo objetivo é encorajar os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito, visto que o grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.
		
	 
	Visão focada na resolução de conflitos
	
	Visão tradicional
	
	Visão contingencial do conflito
	 
	Visão interacionista
	
	Visão pluralista do conflito
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805645507)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os tipos de liderança, qual das afirmativas abaixo está INCORRETA:
		
	
	Na liderança do tipo democrática é comum que os membros trabalhem em conjunto. Esse tipo liderança foca na importância do desenvolvimento de todos os membros;
	
	O líder paternalista é amável ao grupo, toma as decisões mais importantes diante das necessidades do grupo, evita discórdia, crescimento e desenvolvimento apenas para o líder;
	 
	A liderança situacional é uma liderança fraca porque permite a discórdia entre seus liderados, que facilmente são abandonados por estes.
	
	A liderança permissiva acredita que a melhor forma é deixar que os indivíduos tenham completa liberdade, sem guia e nem controle;
	
	A liderança do tipo autocrática tem como foco a chefia do grupo através de alguma autoridade, atua como dirigente e toma as decisões em nome do grupo;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805645326)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Maslow adepto da Psicologia Humanista, compreende a motivação diretamente ligada à satisfação de necessidades; sua proposta hierarquiza essas necessidades e ela é conhecida como Pirâmide de Maslow. Fazem parte dessa pirâmide as seguintes necessidades:
		
	
	Necessidade psicológica, necessidade de estima, necessidades sociais, necessidade de segurança e necessidade emocional.
	 
	Necessidade de realização, necessidade de estima, necessidades sociais, necessidade de segurança e necessidades fisiológicas.
	 
	Necessidade de realização, necessidade psicológica, necessidades sociais, necessidade emocional e necessidades fisiológicas.
	
	Necessidade de realização, necessidade de competição, necessidades sociais, necessidade emocional e necessidades fisiológicas.
	
	Necessidade de auto estima, necessidade emocional, necessidades sociais, necessidade de segurança e necessidades fisiológicas.

Outros materiais