Buscar

Avaliação II - Individual Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
1) O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, onde a rotatividade (tunover) de pessoas chegava a 250% ao ano, mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário. Acerca de quantas fases teve a experiência a qual o enunciado se refere, assinale a alternativa CORRETA: 
A) 4 fases.
B) 3 fases.
C) 1 fase.
D) 2 fases.
2) A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011). A teoria Y possui uma visão otimista e moderna sobre a eficiência do comportamento humano e da administração de pessoas. Com relação à concepção da Teoria Y, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas gostam de trabalhar no que estão desenvolvendo. Em alguns casos, o trabalho é uma forma de satisfação e de recompensa quando voluntariamente desempenhado. Esse estilo de trabalho é tão natural que para o funcionário é como se fosse descansar ou realizar alguma atividade física, como jogar.
II- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
III- O homem tem a tendência de aceitar certas condições, e buscar responsabilidades, mas, às vezes, fugir dessas responsabilidades se deve à falta de ambição, preocupação na segurança e experiências anteriores insatisfatórias. Claro que depende de cada pessoa, esse comportamento não é uma causa, mas experiências
anteriores negativas em outras organizações.
IV- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
A) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa IV está correta.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
3) A partir do momento em que a Teoria Comportamental instituiu novas mudanças, foi necessário conhecer o comportamento humano. Dessa forma, surgiu a necessidade de um estudo sobre o que leva as pessoas a criar motivação e garantir, no ambiente de trabalho, contribuições que melhoram os processos das organizações e a qualidade de vida. Maslow, em seus estudos, descreveu o que é necessário para as pessoas estarem motivadas, criando a pirâmide das necessidades. A pirâmide de Maslow apresenta diversas fases, e, em umas delas, está a necessidade da segurança. Sobre essa necessidade, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Essa necessidade aponta para as pessoas como elas são, a autoestima e como se avaliam, envolvendo a autoconfiança, serem aceitas na sociedade, de respeito, status, consideração e de prestígio. 
B) Trata-se das necessidades de segurança do indivíduo e da sua proteção, tanto na privativa de sua casa quanto no emprego, na busca da estabilidade das suas funções.
C) Apesar de estarem na base da pirâmide, não deixam de ser importantes para as necessidades humanas, pois é nesse nível que estão as necessidades de alimentação (fome e sede), do sono e repouso (cansaço), da moradia (frio e calor) e do desejo sexual. 
D) Apesar de estarem na base da pirâmide, não deixam de ser importantes para as necessidades humanas, pois é nesse nível que estão as necessidades de alimentação (fome e sede), do sono e repouso (cansaço), da moradia (frio e calor) e do desejo sexual.
4) A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Esse estilo pode ser projetado e modificado conforme o passar do tempo e de situações adversas que a organização enfrenta (CHIAVENATO, 2011). A teoria X tem como base descrever situações não desejadas e ineficientes do comportamento humano. Com relação às situações do comportamento humano observadas pela teoria X, analise as afirmativas a seguir:
I- As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos ou tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais.
II- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas.
III- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver os objetivos que lhe foram confiados.
IV- Falta de ambição: muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas I, II e III estão corretas.
5) Teoria que uniu o homem à organização, para buscar um crescimento ordenado, unindo as ideias de ambas as partes, com a aplicação de provocar motivação entre os colaboradores, recebendo oportunidades liberando a criatividade de forma que façam parte da organização.Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Teorias Humanas.
B) Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
C) Teoria burocrática.
D) Teoria Neoclássica.
6) Analisando os estilos de liderança, os pesquisadores Lewin, White e Lippitt apresentaram as caracterísitcas dos três estilos de lideranças existentes, sendo elas: Autoritária, Liberal e Democrático. Acerca da definição dos modelos, analise as sentenças a seguir: 
I- As tarefas são escolhidas pelos grupos e o lider tem uma minima participação nas decisões.
II- A lider fixa as tarefas sem que o grupo faça parte das decisões.
III- As tarefas são apresentadas e discutidas com o grupo, chegando a uma decisão e consenso.
IV- A participação do líder é limitada apresentando apenas matérias variadas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.Assinale a alternativa CORRETA: 
A) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. 
B) Somente a sentença I está correta. 
C) Somente a sentença II está correta. 
D) Somente a sentença IV está correta. 
7) A Teoria Comportamental instituiu mudanças consideráveis, buscando melhorar a vida das pessoas atendendo necessidades básicas, como o bem-estar, a motivação, as realizações e a diversidade no trabalho. Assim, foi necessário um estudo sobre o que leva as pessoas a criar motivação. Para Maslow, o que refere-se à motivação indivudual e às relações humanas são apresentadas em seu modelo de pirâmide. Com relação à pirâmede de Maslow, assinale a alternativa CORRETA que identifica as necessidades motivacionais: 
A) Necessidade extrínsecas, necessidades de poder, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
B) Necessidade fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
C) Necessidade fisiológicas, necessidades de poder, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
D) Necessidade extrínsecas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
8) Para os autores neoclássicos, o entedimento sobre o que é uma organização e qual é a sua função parte da premissa de que um grupo de indivíduos está organizado de acordo com suas funções, obedecendo a uma hierarquia, e cada um desses funcionáriossabe devidamente qual é seu comportamento em relação ao seu grupo de referência; são considerados uma organização.Assinale a alternativa CORRETA que aborda os princípios fundamentais da administração:
A) Divisão do Trabalho, Organograma, Amplitude e Especialização Administrativa.
B) Divisão do Trabalho, Hierarquia, Controle e Especialização Administrativa.
C) Divisão do Trabalho, Hierarquia, Amplitude e Especialização gerencial.
D) Divisão do Trabalho, Hierarquia, Amplitude e Especialização Administrativa.
9) A teoria motivacional nasce quando Maslow descreve o que é necessário para as pessoas estarem motivadas com suas necessecidades básicas necessárias aos trabalhadores; a chamada pirâmide de Maslow. Considera-se que a pirâmide de Maslow está hierarquizando as necessidades, em que a base representa as necessidades mais básicas ou baixas, e as necessidades tornam-se mais "complexas" ou elevadas à medida que se aproximam do topo. Acerca das necessidades quando estruturadas corretamente, assinale a alternativa CORRETA que identifica a organização da mais básica até a mais elevada necessidade: 
A) Necessidades de autorrealização, Necessidades sociais, Necessidades de estima, Necessidades de segurança e Necessidades fisiológicas.
B) Necessidades fisiológicas, Necessidades sociais, Ncessidades de segurança, Necessidades de estima e Necessidades de autorrealização.
C) Necessidades de autorrealização, Ncessidades de estima, Necessidades sociais, Necessidades de segurança e Necessidades fisiológicas.
D) Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades sociais, Necessidades de estima e Necessidades de autorealização.
10) O ser humano está sempre procurando o seu próprio potencial em uma continuidade do seu autodesenvolvimento, mas que nem sempre é alcançado. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Necessidades básicas. 
B) Necessidades psicológicas. 
C) Necessidades de autorealização.
D) Necessidades fisiológicas.

Outros materiais