Buscar

Fichamento Netflix


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Antonio Aleixo Zaninetti Silva
Trabalho da disciplina Storytelling
 Tutor: Prof. Gabriela Mafort
Brasília
2018
Estudo de Caso :
Netflix
REFERÊNCIA: SHIH, Willy; KAUFMAN, Stephen; SPINOLA,David.Harvard Business School. 27 de Abril de 2009. 610-P02.
Janeiro de 2007, Reed Hastings, fundador e CEO da Netflix, empresa pioneira em locação online de DVDs, finaliza uma reunião com a equipe de gestão na sede da companhia em Los Angeles, Califórnia. A finalidade da reunião era entrar no mercado de vídeo por streaming de forma inovadora.
Fundada em 1997, durante o início do varejo na internet, a Netflix oferecia serviço online, por assinatura, de locação de DVDs . Hastings, um empresário de sucesso, inovou ao oferecer entrega em domícilio de DVD através do correio.
À época o líder do mercado era a Blockbuster. O seu sucesso vinha da concepção que, em grande parte, os filmes eram alugados impulsivamente e a estratégia da empresa tinha como ponto central abrir novas lojas em pontos meticulosamente escolhidos com base em quantidade de potenciais clientes e concorrência.
Em 1998, a Netflix lançou o seu site. O mercado de locação de de filmes era em sua maioria de fitas VHS, mas a companhia se concentro na nova tecnologia da época: o DVD. Focando suas estratégias em criar parcerias com fabricantes e vendedores de DVD, a Netflix vinha como fonte de conteúdo para os consumidores dessa nova mídia.
No início a Netflix precificava a locação de seus DVDs de forma semelhante ao modelo tradicional, mas o feedback inicial dos clientes revelou certa frustração com a Netflix que cobrava preços semelhantes, mas a logística de entrega fazia com que os DVDs demorassem a chegar aos consumidores, barreira essa que as lojas tradicionais não enfrentavam.
Foi então que implementaram a mudança na precificação para um serviço de assinatura que seria mais vantajoso para os clientes da empresa e oferecia locação ilimitada de filmes. O custo da assinatura e o gasto em aquisição dos DVDs para locação representavam uma despesa alta, além do que os filmes mais locados eram sempre os mais recentes e era necessário criar uma estratégia para que os filmes antigos e os menos famosos tivessem demanda. A saída encontrada foi criar um algoritmo que colocasse os filmes mais antigos e menos famosos na página principal e um sistema de pesquisa de satisfação, onde os clientes podiam avaliar e comentar.
Em 2000, a empresa contratou Ted Sarandos para o cargo de direção de conteúdo afim de fazer a gestão do conteúdo. Nesse momento a Netflix começou a negociar parcerias com grandes estúdios que além de atender aos clientes, atendia também aos anseios dos estúdios que não precisariam mais se preocupar com os filmes mais antigos.
Com a expansão de sua biblioteca de DVDs, a Netflix cresceu como canal de distribuição para estúdios menores e independentes. Para os filmes desses estúdios que não tinha o poder financeiros dos grandes, era uma forma excelente de atrair a atenção de clientes.
Quando a empresa estava bem estruturada como um canal de recomendação e locação de DVDs, Hastings se viu em uma encruzilhada para o futuro da empresa, pois os especialistas e analistas viam o video on demand (VOD) como a nova tecnologia a ser explorada.
Hastings então decidiu seguir por esse caminho. Utilizou parte de sua equipe para criar um novo serviço no segmento, a ideia do serviço era que as pessoas pudessem acessar os videos on demand diretamente do site através de um sistema de streaming.
A tecnologia à época de conectividade entre computador e a televisão do consumidor e as limitações existentes nos conteúdos disponíveis eram um empecilho e estavam além do foco da empresa que era recomendação de filmes e entrega, mas mesmo assim, Hastings queria ter um serviço de oferta de VOD por streaming funcional e pronta para quando as barreiras da tecnologia estivessem sanadas, pois acreditava que a marca Netflix e a percepção dos clientes lhe daria uma vantagem sobre a concorrência.