Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GEOLOGIA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1027_EX_A3_201707099758_V1 
	08/10/2018 21:58:16 (Finalizada)
	Aluno(a): ANDERSON PINTO DE MORAES
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL1027 - GEOLOGIA 
	201707099758
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	(IFPE) Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanha, como a do Himalaia é conhecido como:
		
	
	Diogênese.
	
	Pedogênese.
	
	Paleogênese.
	 
	Orogênese.
	
	Antrogênese.
	
Explicação:
O Himalaia é uma forma de relevo constituída em um período de curta duração (sob o ponto de vista do tempo geológico), causado pelo encontro entre duas placas tectônicas. Esse tipo de movimento recebe o nome de orogênese e costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis, resultando na formação de relevos com declividades e altitudes acentuadas, como as cadeias de montanhas e cordilheiras.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas:
		
	
	Escala Richter.
	
	Zonas de divergência.
	
	Epicentro.
	 
	Zonas de convergência.
	
	Deriva continental.
	
Explicação:
O encontro de diferentes placas tectônicas ocorre em áreas denominadas zonas de convergência. Essas áreas apresentam instabilidade tectônica, sendo vulneráveis à ocorrência de terremotos.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua erupção [...]¿. (Teixeira, 2009). Nota-se no texto acima que os comportamentos vulcânicos obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo humano. A liberação do material magmático ocorre em função:
		
	
	do processo de transformação físico-química das rochas ao longo das eras geológicas.
	
	da ausência de pressão atmosférica externa para conter a emissão do material vulcânico.
	 
	da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos em áreas instáveis.
	
	do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas continentais.
	
	da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter o magma terrestre.
	
Explicação:
A ação do vulcanismo é resultante do acúmulo de energia e material magmático ao longo do tempo geológico, de forma que esse calor interno adquire uma pressão suficiente para não ser mais contido, fazendo com que a lava emerja na superfície, liberando calor interno.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Terra é como uma cebola: é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).
		
	
	Somente o manto.
	 
	A crosta e o núcleo interno.
	
	Somente a crosta terrestre.
	
	O manto externo e a crosta.
	
	Somente o núcleo.
	
Explicação:
A maior parte da estrutura da Terra não se encontra na forma sólida em função do elevado calor interno. As únicas camadas com essa característica são a crosta (por apresentar temperaturas baixas que permitem a solidificação das rochas) e o núcleo interno (que, em função da elevada pressão, permanece rígido).
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando os vulcões entram em erupção, liberam um substrato magmático composto pela lava vulcânica e também por materiais sólidos, além de cinzas, blocos e outros elementos que são expelidos e emitidos à superfície graças à liberação da pressão interna. Esse material é chamado de:
		
	
	lavas solidificadas.
	 
	resíduos sólidos vulcânicos.
	
	depósitos piroclásticos.
	
	rochas consolidadas.
	 
	resíduos internos maciços.
	
Explicação:
A liberação da lava vulcânica, com a sua posterior solidificação, dá origem às rochas magmáticas ou ígneas extrusivas, também conhecidas como rochas vulcânicas.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	2. Adaptado de FATEC
Em 2004, um tsunami, na Ásia, deixou a opinião pública em alerta para os efeitos destrutivos do fenômeno. Um terremoto no fundo oceânico, nas proximidades da Indonésia, deixou milhares de vítimas fatais em quatorze países banhados pelo Oceano Índico. O 'tsunami' de 2004 já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
 
		
	
	São resultantes da atividade vulcânica da dorsal meso-atlântica
	 
	Têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas
	
	Estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região
	
	Representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica
	
	Resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra
	
Explicação:
Tsunamis são ondas gigantescas com grande volume de energia que ocorrem nos oceanos, ocasionadas pela movimentação das placas tectônicas localizadas abaixo dos oceanos, em movimentos de subducção. Estes terremotos, que ocorrem nos oceanos, tem capacidade de deslocar grande quantidade de água, formando uma ou mais ondas que podem atingir as regiões litorâneas, provocando grandes catástrofes
Estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região - INCORRETA: Estruturas cristalinas são estáveis, diferente do que ocorrem em um ambiente com terremotos, com forte instabilidade tectônica
Representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica - INCORRETA: Terremotos e vulcanismo são mais comuns nas bordas das placas tectônicas
Resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra - INCORRETA: São resultantes de atividades na crosta terrestre, que flutua sobre o magma
Têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas - CORRETA: 
São resultantes da atividade vulcânica da dorsal meso-atlântica - INCORRETA: Podem ocorrer em qualquer lugar que tenha instabilidade tectônica