PROVA TEÓRICA titulo de especialista psiquiatria abp 2017
16 pág.

PROVA TEÓRICA titulo de especialista psiquiatria abp 2017


DisciplinaPsiquiatria I2.002 materiais11.584 seguidores
Pré-visualização4 páginas
PROVA TEÓRICA
QUESTÃO 01
Uma mulher de 34 anos, com histórico de Transtorno Afetivo Bipolar (no momento em remissão) procura atendimento para saber que medicação poderá tomar durante a gravidez. A medicação MENOS segura para prescrever à paciente que está planejando engravidar é:
A) Ácido Valproico.
B) Fluoxetina.
C) Citalopram.
D) Risperidona.
E) Clorpromazina.
GABARITO OFICIAL: A
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão importante, discutida com os alunos do Cenbrap em diferentes momentos (na Pós, nos cursos preparatórios para Prova de Título, enfim). Vale lembrar que dentre os estabilizadores de humor, o ácido valpróico é apontado como agente teratogênico e deve ser evitado na gestação. Aproveite para recordar da indicação de ECT, haldol ou da crescente evidência de segurança na gestação da olanzapina!\u201d
QUESTÃO 02
Entre os antipsicóticos a seguir, assinale a alternativa que apresenta aquele que está MENOS relacionado a ganho de peso.
A) Clozapina.
B) Quetiapina.
C) Olanzapina.
D) Aripiprazole.
E) Clorpromazina.
GABARITO OFICIAL: D
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cTema bastante abordado em nossas aulas, pessoal! Lembrem que a olanzapina é o atípico que mais induz síndrome metabólica e que o aripiprazol o que menos induz alterações metabólicas. Aproveitemos para recordar também que a clozapina é o antipsicótico atípico mais potente e aquele com ação parcial sobre sintomas negativos, que pesem seus efeitos adversos mais graves (risco convulsígeno e agranulocitose).\u201d
QUESTÃO 03
O fenômeno psicopatológico que, em geral, ocorre em alcoolistas crônicos e caracteriza-se como vozes que falam do paciente na terceira pessoa, é:
A) alucinação alcoólica.
B) alucinação funcional.
C) alucinose alcoólica.
D) alucinose peduncular.
E) alucinação sinestésica.
GABARITO OFICIAL: D
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
 \u201cNormalmente, ocorre com idade superior a 40 anos com a utilização constante de longa duração de álcool. As mulheres são mais afetadas que os homens. Dependendo da forma podem durar de vários dias a um ano ou mais. A principal diferença do delirium tremens é a prevalência de alucinações auditivas, bem como a preservação da orientação auto e alopsiquica.\u201d
QUESTÃO 04
Em relação ao uso e abuso das novas tecnologias é correto afirmar que:
A) o uso diário e por muitas horas das novas tecnologias é o suficiente para caracterizar a dependência patológica.
B) profissionais que dependem das novas tecnologias para trabalhar são considerados portadores de dependencia patológica.
C) o comportamento nomofóbico dá uma pista da existência de um possível transtorno
primário, que deve ser investigado e tratado.
D) esquecer o celular e apresentar sintomas de ansiedade que atrapalham a vida diária é comum e não precisa de avaliação médica ou psicológica.
E) a rotina de checar a caixa de mensagens do celular e o email ao acordar está cada vez mais comum e é um dos sinais que caracteriza a nomofobia.
GABARITO OFICIAL: C
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão \u2018moderna\u2019. A nomofobia é um dos principais transtornos comportamentais da atualidade. Sendo considerada uma patologia, caracterizada pela fobia causada em decorrência de um desconforto ou angústia, mediante a incapacidade de acesso à comunicação através de aparelhos celulares ou computadores. Deve-se investigar comorbidades clínicas e quadros psiquiátricos associados.\u201d
QUESTÃO 05
A presença de sintomas psicológicos ou autonômicos como manifestação primária de sintomas ansiosos, restritos a uma situação fóbica determinada, evitada sempre que possível, determina o diagnóstico de:
A) agorafobia.
B) dismorfobia.
C) transtorno delirante.
D) transtorno hipocondríaco.
E) fobias específicas.
GABARITO OFICIAL: E
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão muito debatida em nossas aulas também! Precisamos lembrar do famoso \u2018combo de ansiedade\u2019, o conjunto de sintomas psíquicos e físicos de caráter ansioso, adrenérgico. Se direcionados a causa específica, temos fobias específicas; se direcionados à exposição social, temos a fobia social; se paroxístico, temos o pânico. Lembrou?!\u201d
QUESTÃO 06
Caracteriza uma alteração qualitativa da consciência:
A) o sopor.
B) a experiência de quase morte (EQM).
C) o delirium.
D) o estado onírico.
E) a turvação da consciência.
GABARITO OFICIAL: B
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão complicada.  Precisamos lembrar que a experiência de quase-morte (EQM) é um estado especial de consciência verificado em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipóxia grave, isquemias, acidentes automobilísticos, entre outros. Normalmente descritas como sensações de paz, de estar fora do próprio corpo, de sentir-se rodeado por uma luz intensa, contato com entidades místicas e sensação de alegria intensa. Tentativas de explicar a EQM envolvem a atividade maciça de sono REM durante o episódio, além de hipóteses socioculturais e históricas.\u201d
QUESTÃO 07
Um jovem de 17 anos vinha apresentando há 4 anos decréscimo em seu rendimento escolar e progressivo afastamento social. Na realidade, sempre fora um pouco mais retraído que os colegas. Há 10 meses, passou a apresentar piora acentuada. Segundo os pais, começou a falar sozinho, ficar em seu quarto a maior parte do tempo com janelas e cortinas fechadas, aparentando estar com muito medo. Por vezes, falava que havia espíritos maus querendo destruí-lo. Os exames complementares clínicos e neurológicos não evidenciaram alterações. Nesse caso, é correto afirmar que:
A) estupor, flexibilidade cérea, negativismo, ecopraxia são sintomas patognomônicos do transtorno apresentados.
B) ideias delirantes persecutórias, síntomas negativos, alterações cognitivas são sintomas patognomônicos do transtorno apresentados.
C) alucinações auditivas (vozes que xingam o paciente), redução da modulação afetiva e ideias delirantes paranoides são sintomas patognomônicos do transtorno apresentados.
D) não existem sintomas patognomônicos do transtorno.
E) percepção delirante, alucinações auditivas (vozes que fazem comentários e/ou vozes
que dialogam entre si), sonorização do pensamento, roubo do pensamento, vivências de influência sobre o pensamento, difusão do pensamento são sintomas patognomônicos do transtorno apresentados.
GABARITO OFICIAL: D
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão bem feita, pessoal! Vamos recapitular que estamos diante de um cenário bem abordado nas aulas. Um paciente com traços esquizóides que evolui com um processo tremático, distanciamento, isolamento e posteriormente com o quadro psicótico propriamente dito. Pode tratar-se de um transtorno psicótico como a esquizofrenia. Temos que lembrar que apesar dos esforços e descrições psicopatológicas mais históricas, não há sintomas patognomônicos na esquizofrenia.\u201d
QUESTÃO 08
Anorexia nervosa e bulimia nervosa compartilham várias características em comum. São características comuns a esses dois transtornos alimentares, EXCETO:
A) distribuição por sexo.
B) preocupação excessiva com o peso.
C) episódios de hiperfagia frequentes.
D) presença frequente de sintomas depressivos.
E) tentativas de neutralizar o efeito \u201cde engordar\u201d dos alimentos através de vômitos autoinduzidos, abusos de purgante, uso de anorexígenos, e/ou diuréticos.
GABARITO OFICIAL: C
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão sem dificuldades. Temos que lembrar que o binge é frequente na bulimia apenas.\u201d
QUESTÃO 09
Sobre o Transtorno de Ansiedade Social pode-se afirmar que:
A) está associado ao sexo masculino e desemprego.
B) está associado a ser solteiro e ter alta escolaridade.
C) tem uma prevalência ao longo da vida em torno de 2% nos países ocidentais.
D) tem média de idade de instalação por volta dos 15 anos.
E) as principais comorbidades são dependência de álcool e transtorno de ansiedade generalizada.
GABARITO OFICIAL: D
COMENTÁRIO DO PROF. PEDRO SHIOZAWA:
\u201cQuestão de definições, sempre um pouco polêmica,
Pedro
Pedro fez um comentário
Acho que o gabarito da 12 esta errada?! Ate no comentario ele induz outra resposta?
0 aprovações
Pedro
Pedro fez um comentário
Meu caro colega! Obrigado por disponibilizar esses materias! Vai me ajudar muito
0 aprovações
Carregar mais