Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
As brincadeiras são importantes para todas as áreas do conhecimento. Através das brincadeiras as crianças aprendem a falar, a pensar, a tomarem pequenas decisões e absorverem a cultura da sociedade. Brincadeiras com regras possibilitam a convivência em grupo, partilhando situações de ganho e perda, além de experiências importantes quanto ao compartilhamento de situações alegres quando as crianças ganham e aprendem a conviver com frustrações na hora da perda. 
Descreva quais são os benefícios das brincadeiras na educação infantil?
O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Desse modo, o brinquedo contribui para a criança exteriorizar seu potencial criativo. A capacidade de brincar abre um espaço de decifração de enigmas, além de propiciar o conhecimento de forma natural e agradável, como meio de estimular a socialização, possibilitando à criança agir de forma mais autônoma. Acerca dos jogos, como instrumento pedagógico na Educação Infantil, Brougère (2002) salienta que o jogo não é naturalmente educativo, mas se torna educativo pelo processo metodológico adotado, ou seja, por meio de jogos e brincadeiras que o professor pode desenvolver metodologias que contribuam com o desenvolvimento. Todavia, é preciso ter clareza de que o jogo pode possibilitar o encontro de ensino - aprendizagem. É uma situação que comporta forte potencial simbólico, que pode ser fator de aprendizagem, a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Ademais, a criança que brinca já experimenta sensações frustrações e de vitória, sendo capaz de administrar sentimentos diversos.
Você como professor o que você faria para enriquecer o brincar para que o mesmo se torne uma ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem?
Eu como professor trabalharia o lúdico com as crianças ele desempenha um papel importante em situações de aprendizagem, pois buscam envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. As atividades lúdicas são um instrumento facilitador do processo de ensino da ciência, a qual está presente na vida de todas as pessoas, ajudando as compreender como as coisas ocorrem e tornando se sujeitos conscientes sobre o meio em que vive, a aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido por meio da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, portanto, aprender é o resultado da interação entre os indivíduos e o ambiente, nessa perspectiva pode se dizer que as atividades lúdicas são instrumentos que favorece o desenvolvimento da criança, sejam eles cognitivos ou afetivos preparando assim, sua inteligência e caráter. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
As brincadeiras, por reproduzir situações sociais, são extremamente importantes no processo de ensino-aprendizagem que se consolida na educação infantil. Ao brincar a criança pode desenvolver tanto a imaginação quanto o senso de realidade e, além disso interage com outras crianças desenvolvendo, ao mesmo tempo autonomia e alteridade. Critérios de avaliação
Seu texto deverá ter entre 10 e 25 linhas no máximo!
Não se esqueça de relê-lo, verificando se ele está de acordo com as normas cultas da língua portuguesa. Verifique se ele está claro (coeso e coerente) e se ele não contém longas passagens em letras maiúsculas. É importante que todas as suas contribuições sejam autorais, ou seja, que você use apenas suas palavras para compor seus textos. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.

Outros materiais