Buscar

Teoria do processo. Teste

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	As condições da ação são, no direito processual, os requisitos necessários para que o judiciário possa proferir uma decisão de mérito. A propósito, sobre as condições para o legítimo exercício do direito de ação, é verdadeira a assertiva de que são:
		
	
	Interesse processual, pedido imediato.
	
	Legitimidade do réu, interesse processual.
	 
	Legitimidade das partes, interesse de agir.
	
	Legitimidade do autor, possibilidade jurídica do pedido.
	 
	Interesse de agir, pedido mediato.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	( Prova: FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) -  A indeclinabilidade é uma característica:
		
	 
	da jurisdição.
	
	do procedimento.
	
	da lide.
	
	da ação.
	
	do processo.
	
Explicação:
A indeclinabilidade é uma característica da jurisdição, prevista no art. 140 do CPC/15, que dispõe: " O juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico". Uma vez provocado o Estado, que exercerá a jurisdição, a fim de julgar aquilo que foi pedido, deve aquele decidir, mesmo que não haja norma jurídica sobre o assunto. Mesmo que o Juiz ¿vasculhe¿ todo o ordenamento jurídico e perceba que o legislador não tenha criado norma jurídica sobre o assunto, deve decidir. A ideia é que o Estado não pode deixar de julgar. Não pode deixar de dar uma resposta ao autor. Uma vez requerida a jurisdição, essa é indeclinável.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(OAB/SP) - Em se tratando das condições da ação:
		
	
	inexistência de apenas uma delas não obsta o julgamento de mérito.
	
	o juiz só verificará a possibilidade jurídica do pedido por ocasião do julgamento de mérito.
	 
	verificando o juiz a inexistência de uma das condições da ação proferirá sentença de extinção do processo que, transitada em julgado, obsta a que o autor intente de novo a ação
	
	só é parte legítima aquele que é titular do direito controvertido.
	 
	o juiz só poderá julgar o mérito se autor e réu forem partes legítimas.
	
Explicação:
De acordo com Arruda Alvim as condições da ação são as categorias lógico-jurídicas, existentes na doutrina e, muitas vezes, na lei, como em nosso direito positivo, que, se preenchidas, possibilitam que alguém chegue à sentença de mérito.
Sempre que se verificar a falta de uma das denominadas condições da ação, estaremos diante do que se chama de carência de ação. ¿Por conseguinte, à falta de uma condição da ação, o processo será extinto, prematuramente, sem que o estado dê resposta ao pedido de tutela jurídica do autor, isto é, sem a resolução do mérito.
Desta forma, antes de examinar o mérito, deve o juiz verificar se o direito de ação pode ser exercido naquele caso in concreto, pois as condições da ação funcionam como exigências preliminares e se estas não forem observadas estará o juiz impedido de  examina-lo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	João, maior e capaz, correntista do Banco Grana Alta S/A, ao verificar o extrato da sua conta-corrente, constata a realização de um saque indevido no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), razão pela qual ingressa com ação de indenização por dano material em face da referida instituição financeira. Contudo, antes mesmo da citação da sociedade ré, João comunica ao juízo seu desinteresse no prosseguimento do feito. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Diante da desistência unilateral do autor da ação, operarse-á a extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	A desistência da ação produz, como um dos seus efeitos, o fenômeno da coisa julgada material, obstando que o autor intente nova demanda com conteúdo idêntico perante o Poder Judiciário.
	
	Tendo em vista que a causa versa sobre direito indisponível, poderá o juiz, de ofício, dar prosseguimento ao feito, determinando a citação da instituição financeira para que apresente, no prazo de 15 dias, sua resposta.
	
	A desistência somente produzirá efeitos, extinguindo o processo, se houver o prévio consentimento do Banco Grana Alta S/A.
	
Explicação:
Ver art. 485, I do CPC
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ricardo adquire 100 alqueires de terra pelo preço de R$200.000,00. Após pagar metade do preço e ser imitido na posse do bem, Ricardo descobre que o imóvel possui somente 80 alqueires. Diante do caso exposto assinale a solução mais adequada para preservar o direito de Ricardo:
		
	
	a) Pode Ricardo ingressar com ação pedindo a rescisão do negócio e a redução do preço;
	 
	b) Pode Ricardo ingressar com ação pedindo a rescisão do negócio ou a redução do preço;
	
	d) Ricardo somente poderá ingressar com ação pedindo a redução do preço;
	
	c) Ricardo somente poderá ingressar com ação pedindo rescisão do negócio;
	
Explicação:
Ricardo tem interesse jurídico e poderá deduzir em juízo sua pretensão a fim de obter a redução do preço pago.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Reproduzindo-se a ação anteriormente ajuizada, decidida por sentença da qual não caiba mais recurso, havendo entre ambas identidade de partes, causa de pedir e de pedido, nessa segunda ação:
		
	
	b. O processo será extinto, com julgamento de mérito, em razão da existência de coisa julgada;
	 
	e.nda
	
	c. O processo deverá ser extinto, sem resolução de mérito, em face da existência de litispendência;
	
	a. O processo será extinto, sem julgamento de mérito, por ausência de pressupostos de constituição e desenvolvimento válido e regular;
	 
	d.O processo será extinto, sem resolução de mérito, em face da existência da coisa julgada;
	
Explicação:
O art. 487 do CPC elenca as hipóteses de extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(FGV/2016/MPE/RJ) - São elementos identificadores da ação:
		
	
	juízo, partes e pedido;
	
	juízo competente, causa de pedir e demanda;
	
	partes, interesse processual e pedido;
	 
	partes, causa de pedir e pedido;
	 
	causa de pedir, legitimidade e demanda.
	
Explicação:
As condições da ação são fatores que orientam e balizam o próprio direito de ação. São elas: a legitimidade, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido, embora esta última não conste expressamente na disciplina do Novo Código de Processo Civil e seja por alguns considerada não mais como uma condição da ação.
A legitimidade é ativa e passiva. Ativamente, por regra, apenas o titular do direito material pode pleitear em seu nome, como consta do artigo 18 do NCPC. Colha-se:
Art. 18 Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico.
O interesse de agir se traduz na noção de que apenas por meio da prestação jurisdicional, corporificada pelo processo, que tem início com a ação, atingir-se-á a pretensão do autor. Está inscrito no artigo 17, que também faz referência à legitimidade:
Art. 17 Para postular em juízo, é necessário ter interesse e legitimidade.
A possibilidade jurídica do pedido se traduz na hipótese de que a Jurisdição poderá, sem impedimentos de fato (usucapião da Lua, por exemplo) ou de direito (pleitear que se mate alguém), atender à pretensão do autor, caso seja julgada procedente.
Assim, percebe-se que as condições da ação são essenciais à possibilidade de exercício perfeito do direito de ação. Sua inexistência acarreta a chamada carência de ação.
Por outro lado, os elementos da ação são fatores formais, identificáveis no artigo 319  do NCPC. São eles: as partes, em sua correta identificação, a causa de pedir e o pedido. Sua inexistência traz prejuízos formais à petição inicial, primeira manifestação do direito de ação. Sua ausência enseja a emenda da petição inicial ou sua inépcia,sendo esta última impedimento ao prosseguimento da ação por extinção do processo sem resolução de mérito.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Silvio propôs ação contra Benedito buscando reparação moral em razão de uma briga durante ocorrida durante assembleia de condomínio. Ocorre que Silvio abandou a causa e o juiz extinguiu o processo sem mérito na forma do art. 485, III do NCPC. Inconformado, Silvio ingressa em juízo novamente com a mesma ação, sendo certo que, mais uma vez, abandona o processo e ele acaba extinto pelo mesmo motivo. Em uma terceira oportunidade, por descuido do advogado de Silvio, o processo é novamente extinto sem mérito por abandono. Como última tentativa, Silvio troca de advogado e entra novamente com a mesma demanda. O juiz, no entanto, extingue o processo, mais uma vez, tendo em vista que verificou a ocorrência de:
		
	
	ausência de legitimidade de Silvio para propor ação;
	
	Coisa julgada formal.
	 
	perempção;
	
	litispendência;
	 
	coisa julgada;
	
Explicação:
Ver art. 486 do CPC
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando