Buscar

Enfermagem veterinaria

Prévia do material em texto

Resumo – Métodos de contenção em cães e gatos 
A contenção tem o propósito de restringir a atividade física do animal, para assim facilitar a execução de alguns processos, como avaliação, exames, administrar medicação, evitar fugas e proteger o examinador de mordidas e arranhões. 
É importante fazer a manipulações físicas com calma pois a situação pode deixar o animal estressado, deve-se evitar movimentos bruscos e tendo calma desta maneira se vai ganhando a confiança do paciente. Existem os seguintes métodos de contenção para cães: Focinheiras, cambão, mordaças.
 Deve-se ter atenção ao uso de cambão ou mordaça, se for executada da forma errada pode dificultar a respiração do animal, assim causando algum trauma no paciente, no caso de animais dispneicos o mais indicado é a focinheira plástica. 
Contenção em felinos é necessário um pouco mais de atenção, devido ao seu menor tamanho, temperamento e agilidade. 
A contenção em gatos pode ser feita envolvendo-o em uma toalha, tendo cuidado de deixar a cabeça de fora para não prejudicar a respiração do animal, desta maneira também ajuda se proteger de arranhões, antes da contenção é importante colocar esparadrapos nas garras.
 Existem também focinheiras que cobre todo o focinho do animal, incluindo os olhos, desta maneira ajuda acalmá-lo e também o método de compressão dos pavilhões auriculares com os dedos polegar e indicador de uma das mãos
Independente o método utilizado é necessário um conhecimento técnico do responsável pela contenção, pois aplicá-los de forma inadequada podem causar stress aos animais colocando-os em riscos desnecessários.

Continue navegando