Buscar

Caso Concreto 5 Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Prof.ª Ana Maria Aguiar
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso concreto 5
Caso Concreto - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro tem dois novos desembargadores: o ex-juiz titular do II Tribunal do Júri da capital, Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldez, de 52 anos, e o advogado André Emilio Ribeiro Von Melentovytch, de 46. Eles tomaram posse no final da tarde desta segunda-feira, dia 13, em vagas decorrentes, respectivamente, das aposentadorias dos desembargadores Alberto Motta Moraes e Raul Celso Lins e Silva. Paulo Baldez foi promovido por merecimento, e André Ribeiro foi nomeado pelo Quinto Constitucional da OAB/RJ ( http://paginadez.blogspot.com.br/2010/12/rio-tribunal-de-justica-empossa-dois.html).
 
 a) Como são escolhidos os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados? Explique de forma detalhada.  Há duas formas de se formar desembargador.
Quatro quintos são escolhidos entre os magistrados do próprio Tribunal de Justiça, levando-se em conta a antiguidade e merecimento, o restante, ou seja, um quinto das vagas são distribuídas meio a meio entre os membros do Ministério Público e da OAB. Esses órgãos confeccionam um lista com seis nomes e submetem ao Tribunal de Justiça que resumem a uma lista com três nomes de cada órgão e encaminham ao Governador para que escolha um de cada lista.
 b) Avalie as vantagens e desvantagens deste processo de escolha. A vantagem da indicação é que torna o processo muito mais rápido, enquanto o sistema de provas pode levar muito tempo. A desvantagem é a manipulação política na indicação dos desembargadores o que indicam comprometimento da máquina, com troca de favores.
 Questão objetiva - O Poder Judiciário é instituição permanente, sua função é garantir e defender os direitos individuais, ou seja, promover a justiça, resolvendo todos os conflitos que possam surgir na vida em sociedade. Para que os membros do Poder Judiciário cumpram o seu papel, a Constituição confere aos mesmos uma série de garantias, são elas:
a) vitaliciedade, estabilidade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios;
b) estabilidade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios;
c) vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios;
d) vitaliciedade, estabilidade e irredutibilidade de subsídios.

Outros materiais

Outros materiais