Buscar

TGP AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703172621)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a relação entre Jurisdição, Ação e Processo, analise as assertivas e escolha a opção que indica quais estão verdadeiras ou falsas: I- A Jurisdição é inerte, agindo, em regra, apenas quando provocada. II- Ação é um direito subjetivo da parte de provocar a jurisdição, requerendo que o Estado-juiz resolva o conflito de interesses. III- Processo é um instrumento da jurisdição. IV- Processo e procedimento são expressões sinônimas.
		
	
	F F F F
	
	V F V V
	
	V V V F 
	
	V V F F
	
	V F V F 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703176037)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que completa o conceito de lide: O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. Diante dessa afirmativa, formou-se o famoso conceito de lide, segundo o qual:
		
	
	não há crime sem previsão legal.
	
	seu objeto seria o conflito de interesses formado pela contestação quanto à necessidade de subordinação de um interesse a outro.
	
	o Estado deve garantir o direito de propriedade, mesmo em países mais pobres.
	
	o juiz deve proceder a determinar a condução coercitiva de testemunhas e investigados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703179741)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre o princípio processual da motivação das decisões judiciais, é correto afirmar:
		
	
	Nenhuma decisão do Poder Judiciário necessita de fundamentação.
	
	Pressupõe que ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal.
	
	Possui o intuito de garantir que não haverá nenhum tipo de ingerência na escolha do juiz que julgará a causa.
	
	Todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de serem consideradas nulas de pleno direito. 
	
	Pressupõe que aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703018906)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Estabelece o Art. 437, §1º, do Novo Código de Processo Civil que sempre que uma das partes requerer a juntada de documento aos autos, o juiz ouvirá, a seu respeito, a outra. Tal regra encontra fundamento constitucional no princípio:
		
	
	c ) do contraditório;
	
	e ) da prevenção
	
	b) da economia processual;
	
	d) dispositivo;
	
	a) da efetividade;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703178689)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No que concerne a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça, que trata sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, tem-se por base as seguintes premissas: I. O direito de acesso à Justiça (artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição) implica, além da vertente formal perante os órgãos judiciários, acesso à ordem jurídica justa. II - Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. III - A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies de acordos cabíveis na mediação e na conciliação. 
		
	
	Somente a proposição II está correta.
	
	Somente a proposição I está correta.
	
	Somente a proposição III está correta.
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201705320457)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	(TJ/MG) - Em relação a Arbitragem, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	O compromisso arbitral judicial celebrar-se-á por termo nos autos, perante o juízo ou tribunal, onde tem curso a demanda. O compromisso arbitral extrajudicial será celebrado por escrito particular, assinado por duas testemunhas, ou por instrumento público.
	
	Não havendo acordo prévio sobre a forma de instituir a arbitragem, esta não poderá mais ser instituída.
	
	No procedimento do juízo arbitral serão, sempre, respeitados os princípios do contraditório, da igualdade das partes, da imparcialidade do árbitro e de seu livre convencimento.
	
	Existindo cláusula compromissória e havendo resistência quanto à instituição da arbitragem, poderá a parte interessada requerer a citação da outra parte para comparecer em juízo a fim de lavrar-se o compromisso.
	
	 As partes poderão postular por intermédio de advogado, respeitada, sempre, a faculdade de designar quem as represente ou assista no procedimento arbitral.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703176398)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	a jurisdição voluntária diferencia-se da jurisdição contenciosa porque nesta há sempre lide, enquanto naquela não.
	
	na jurisdição brasileira, a ação não pode ser considerada um direito subjetivo, porque o juiz não tem qualquer dever em prestar a jurisdição.
	
	a arbitragem não é jurisdição, mas é considerada pela lei como sendo um equivalente jurisdicional, um meio alternativo de solução de conflitos.
	
	a jurisdição não é una, sendo dividida em vários órgãos jurisdicionais com competência repartida geograficamente e em razão da matéria.
	
	o direito de ação só existe se também existir o direito material alegado pelo autor.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201705342967)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Em relação a Arbitragem, assinale a opção correta.
		
	
	A arbitragem poderá ser de direito ou de equidade, a critério das partes.
	
	Poderão as partes não podem escolher as regras de direito que serão aplicadas na arbitragem, pois estas já vêm preestabelecidas na Lei de Arbitragem.
	
	Poderão as partes convencionar que a arbitragem se realize com base nos princípios gerais de direito, nos usos e costumes, excluídas as regras internacionais de comércio.
	
	Na arbitragem não será admitida a conciliação, tendo em vista a predisposição das partes em eleger um árbitro para solucionar o conflito.
	
	Na arbitragem não será admitida a conciliação nem a mediação, tendo em vista a predisposição das partes em eleger um árbitro para solucionar o conflito.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703176006)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com a CRFB, são justiças especiais:
		
	
	STF e STJ
	
	Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar
	
	Justiça Eleitoral e Justiça Militar apenas
	
	Justiça Federal e Justiça Estadual
	
	Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral apenas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703179000)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
		
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por dez membros sendo eles membros do Ministério Público e advogados, todos nomeados pelo Presidente da República.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros, sendo somente membros do Ministério Público e juízes federias, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
	
	Tratase de um órgão colegiadocomposto por dez membros nomeados, pelo sistema de livre escolha, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por cinco membros (incluindo 1 membro do Ministério Público, 1 advogado e 3 juízes federias), nomeados pelo Presidente da República.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando