Buscar

Gyany Cristina Ribeiro Porto


Continue navegando


Prévia do material em texto

Gyany Cristina Ribeiro Porto
DIREITO CIVIL II
Atividade 2: Tarefa
Responda as questões abaixo:
Questão 1 - Joana, proprietária de um veículo, empresta-o a Ronaldo, para o mesmo utiliza-lo durante o fim de semana, e buscar seus pais na cidade de Ipatinga. Durante a ida a cidade de Ipatinga, Ronaldo que estava dentro da velocidade estabelecida para a via e em sua mão de direção, ao entrar em uma curva é atingido por um caminhão desgovernado. Houve o perecimento do carro, ou seja, o mesmo foi totalmente destruído. Na qualidade de seu advogado, oriente Joana.
Resposta: Segundo o art. 234 do CC, “(...), a coisa se perder,(1) sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes”; portanto uma pessoa que usa o bem de outra, com consentimento, não pode ser responsabilizada caso aconteça algum dano por acidente.
Questão 2 - Marcos celebrou contrato de compra e venda do carro da marca x com João. No dia da entrega do veículo, a garagem de João foi invadida por bandidos, que furtaram o referido carro. A respeito da situação narrada, de quem é o prejuízo? Fundamente sua resposta. 
Resposta: O prejuízo é de João, pois o veículo já havia sido entregue por Marcos. Res perit domino – A coisa perece para o dono, isto é para quem é o proprietário no momento do perecimento. 
Questão 3 - Sônia e Andréa obrigaram-se perante Aparecida a entregar “Guernica” uma obra de Picasso, datada de 1937 que representava uma resposta aos horrores da Guerra Civil Espanhola. Andréa, muito descuidada deixou a tela cair, ocasionando a destruição total da obra. Quais serão os efeitos jurídicos?
Resposta: Sônia e Andréa vão responder pelo equivalente ao valor da obra mais perdas e danos, pois sempre que houver culpa, haverá direito a indenização por perdas e danos, conforme segunda parte do art.234 (2) (...) se a perda resultar de culpa do devedor, responderá este pelo equivalente e mais perdas e danos.