Buscar

apol exercicio fisico envelhecimento 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A prática de esportes deve ser incentivada em todas as idades, pois traz muitos benefícios para o corpo, para a mente e a socialização de todos os grupos etários. A pessoa idosa deve ser ainda mais estimulada, porque nessa etapa da vida a tendência é o isolamento, a solidão e a deterioração física. Mas, no formato original dos jogos coletivos praticados seria impossível para qualquer idoso praticar esportes, pois são necessários saltos, corridas, equilíbrio, força excessiva e muita flexibilidade, habilidades que os idosos vão perdendo ao longo da vida. O esporte adaptado vem resolver esse impasse”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAMOS, Giana. Esportes adaptados para idosos. <http://www.universojatoba.com.br/bem-estar/saude/esporte-adaptado-para-idosos>. Acesso em 01 out. 2018. 
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Educação Física e envelhecimento sobre a didática aplicada a esportes adaptados para idosos (gerontoesporte), analise as seguintes proposições: 
I. A prática de modalidades esportivas por idosos demanda adaptações nos fundamentos, regras e dimensões da quadra, por exemplo.  
PORQUE
II. Metodologicamente, o treinamento físico aplicado a equipes idosas competitivas objetiva fundamentalmente a potencialização de valências físicas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
“[…] a caminhada tem sido considerada a atividade aeróbica mais comum entre indivíduos sedentários e idosos, devido ao seu fácil acesso, baixo custo e reduzido risco de lesões [...]. No entanto, tem sido demonstrado que a maioria dos indivíduos seleciona uma intensidade de exercício abaixo da recomendada para promover benefícios fisiológicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JACINTO, J. L.; BUZZACHERA, C. F.; AGUIAR, A. F. Efeitos da caminhada em ritmo prescrito e autosselecionado sobre a capacidade funcional de mulheres idosas. Journal of Health Sciences, v. 18, n. 4, p. 257-263, 2016. p. 258. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/4436>. Acesso em 01 out. 2018. 
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação Física e envelhecimento sobre a caminhada para idosos, é correto afirmar que:
	
	A
	A determinação do ritmo deve ser imposta pelo professor para que todos atinjam
 os níveis preconizados de intensidade.
	
	B
	Se o idoso sentir a necessidade de parar e descansar no meio do caminho, o professor 
deve pressioná-lo a continuar.
	
	C
	A recomendação para a caminhada do idoso frágil é em trajetos com paradas,
 como bancos em praças.
	
	D
	O envolvimento em caminhadas é suficiente para os idosos, não há a necessidade 
de o profissional incentivar a sua participação em outras modalidades.
	
	E
	O melhor horário para caminhadas de idosos é ao entardecer, e, para melhores
 resultados, ela deverá ser realizada de forma isolada e não supervisionada.
“Foi evidenciado [...] [em uma] avaliação objetiva que o desempenho dos idosos não coincidiu com seus relatos subjetivos, assim como com os de seus cuidadores. Tal fato sinalizou para o quanto os idosos são capazes de autoavaliar sua capacidade na realização de suas atividades essenciais de vida diária e das atividades instrumentais, que são mais complexas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIGUEREDO, D. J.; JACOB-FILHO, W. Comparação entre avaliações subjetivas e avaliação objetiva do desempenho de autocuidados em idosos internados. Einstein, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 1-7, 2018. p. 4. 
De acordo com esse trecho de texto e conforme os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre as características de cada um dos níveis funcionais relativos às atividades da vida diária (AVDs) do idoso, assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	O nível II tem como característica a incapacidade física completa do idoso, o 
qual tem total dependência de auxílio.
	
	B
	Quando o idoso é considerado fisicamente frágil, seu nível é o III.
	
	C
	A classificação no nível III indica que o idoso é capaz de executar todas as atividades
 instrumentais da vida diária e algumas atividades básicas da vida diária.
	
	D
	No nível IV, o idoso executa todas as atividades avançadas da vida diária, inclusive
 tendo uma aparência física mais jovem.
	
	E
	O que caracteriza o idoso classificado no nível V é sua capacidade em executar
 todas as atividades avançadas da vida diária  e algumas atividades instrumentais da vida diária.
“Os programas sociais que estão destinados a essa população [de idosos] ofertam principalmente atividades aeróbias, como caminhadas ou hidroginástica, e são frequentemente recomendadas como uma forma importante para amenizar disfunções como a HAS (hipertensão arterial sistêmica)”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTENCIO, M. N.S. et al. Efeitos de exercícios físicos sobre fatores de risco cardiovascular em idosos hipertensos. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 31, n. 2, p. 1-9, abr./jun., 2018. p. 2.
 
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre exercícios cardiorrespiratórios, relacione cada uma das seguintes categorias ligadas à atividade física dos idosos às suas respectivas características:
 
Idoso ativo em atividades aeróbicas
Idoso destreinado de atividades aeróbicas
Idoso ativo em treinamento resistido
Idoso acima dos 75 anos
 
(1  ) Apresenta menor capacidade de adaptação aos estímulos do exercício, o que provavelmente explica os menores ganhos na capacidade aeróbica.
(   ) Tende a perder o condicionamento cardiovascular e metabólico mais rápido do que jovens adultos.
(3   ) Tende a apresentar mais massa muscular e maior densidade mineral óssea do que os demais idosos.
(  4 ) Possui melhor capacidade de transportar e utilizar o oxigênio, melhor composição corporal e melhores índices em relação à glicemia e às lipidemias.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1
	
	B
	2 – 1 – 3 – 4
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	2 – 3 – 4 – 1
“Saber reconhecer os fenômenos intrínsecos e extrínsecos do envelhecimento é fundamental para intervenções pertinentes, no sentido de prevenção e recuperação de lesões físicas ou emocionais, que se refletem na alteração do sistema tegumentar na pessoa idosa. Favorecendo uma melhor qualidade de vida na amplitude da sua melhor idade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Aline da Silva; CELESTE, Mariana Siqueira; MATTOS, Edlivia Dias de. Envelhecimento do sistema tegumentar: Revisão sistemática da literatura. <http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/2334/1/Envelhecimento%20do%20sistema%20tegumentar.pdf>.  Acesso em 01 out. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Educação Física e envelhecimento sobre o envelhecimento do sistema tegumentar do idoso e atividade física, assinale a alternativa verdadeira.
	
	A
	Como os idosos sentem muito frio, é obrigatório que a prática de atividades físicas seja realizada em ambientes de altas temperaturas ou com pouca ventilação.
	
	B
	A única explicação para o cansaço do idoso em uma atividade física de baixa intensidade é sua intolerânciaao esforço físico.
	
	C
	Apesar dos desafios provocados pelo envelhecimento, o exercício físico faz com que a pele desenvolva uma regeneração igual àquela que ocorre em adultos jovens.
	
	D
	As mudanças na pele geram dificuldade no controle de temperatura, mas não influenciam outros sentidos, como o tato, portanto, qualquer objeto utilizado na atividade física será eficiente.
	
	E
	É preciso ter cuidado na escolha das atividades que causem contato físico e possam causar lesões de difícil cicatrização da pele.

Continue navegando