Buscar

avaliaçao educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão A 
Mudar processos avaliativos não é tarefa fácil, mas é necessário. Essa transformação implica alterar práticas tradicionais ainda realizadas nas escolas. A avaliação da aprendizagem ainda se constitui como o principal mecanismo de sustentação da lógica do poder docente sendo, infelizmente, legitimador do fracasso escolar. É preciso, nesse sentido, que o professor tenha um novo olhar sobre o processo avaliativo, tendo consciência de que essa transformação passa pela reestruturação, quando necessário, de sua própria prática pedagógica. Diante do exposto, elabore um texto entre 10 e 15 linhas, destacando os equívocos no processo avaliativo, ou seja, o que o professor deve evitar para não prejudicar o aprendizado dos alunos.
Embora a pedagogia defenda uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no cotidiano escolar prevalece ainda nas práticas avaliativas com ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem levando o professor a avaliações quantitativas. Os novos desafios do mundo contemporâneo exigem inovações didático pedagógicas que possam contribuir para que a escola cumpra com seus objetivos de ensino e aprendizagem proporcionando um espaço repleto de possibilidades, avaliando de forma qualitativa. Exige do professor o domínio de conhecimentos de técnicas adequadas, a utilização de critérios claros e objetivos explicitados entre os sujeitos envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Dessa forma, construir uma nova cultura avaliativa como compromisso do coletivo da escola com a construção e a socialização de um conhecimento emancipatório, consequentemente permitirá uma melhoria na qualidade da Educação e formação ofertada pela instituição escolar se torna mais importante transmitir o conhecimento que o avalia-lo. 
  
Questão B
Atividade Prática
Por meio do trabalho pedagógico realizado em sala de aula, é possível identificar avanços ou dificuldades de cada um dos educandos, pois não há como separar as fases do desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Para que o desenvolvimento humano seja avaliado com coerência, uma boa estratégia é utilizar atividades diferenciadas, atividades inovadoras. De acordo com seus conhecimentos, pesquise   atividades diferenciadas, inovadoras (nos workshops que já participou, em materiais didáticos, internet, na própria biblioteca do seu Polo) e  cite 04  exemplos dessas atividades, em que séries podem ser trabalhadas e qual o objetivo de cada uma.
	Atividades Diferenciadas, inovadores
	Série que pode ser trabalhada 
	Objetivo
	 
 Horta 
	 
Educação Infantil Pré-escola
	 Fazer com que a criança trabalhe natureza e ciências no processo plantio e crescimento das plantas. 
	 
 Material Dourado
	 
Anos iniciais do Ensino Fundamental
	 Trabalhar a matemática de forma lógica e sensorial, fazendo com que a criança entenda a organização dos numérica e realize contas.
	
 Letra em lixa, caixa de areia
 
	 
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
	 Fazer com que a criança comece o processo de alfabetização tateando a letra em lixa e reproduzindo em caixa de área. 
	 
 Peça de Teatro
	 
Anos Finais da educação infantil;
	 Fazer com que a criança efetue leitura de livros de leitura e reproduza em peças teatrais.

Continue navegando