Buscar

Psic. Social AP 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710125885)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a (o)_______________________________teve grande influência no desenvolvimento da Psicologia Social, especialmente por sua perspectiva de análise não fragmentada à respeito da Percepção.
		
	
	Existencialismo
	
	Psicanálise
	 
	Psicologia da Gestalt
	
	Behaviorismo
	
	Humanismo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709266490)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Bruna faz de tudo para que todos a sua volta fiquem bem e felizes. Ela também se sente bem com isso. Quando ela tem que tomar alguma decisão, ela conta com apoio da família e dos amigos. De acordo com a Psicologia Social isso denomina-se:
		
	
	Persistência
	
	Eficiência
	
	Confluência
	 
	Influência
	
	Experiência
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709717512)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao vermos alguém tropeçar numa caixa na calçada podemos responsabilizá-lo por ser desastrado. Se, no mesmo caso, nós tropeçássemos, responsabilizaríamos outros por colocarem a caixa em local inadequado. Neste caso faríamos uma atribuição a fatores:
		
	
	de controle
	
	ambientais
	
	de causas específicas
	
	internos
	 
	externos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709266499)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando estamos em um ambiente com ar condicionado podemos sentir frio, mas a interpretação do frio é subjetiva, uma vez que cada pessoa tem uma experiência diferente com o frio. A isso denomina-se:
		
	
	Denominação
	 
	Percepção
	
	Exultação
	
	Fascinação
	
	Exploração
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709828204)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Kohlberg, o certo é a satisfação dos nossos interesses e necessidades, é deixar os outros fazerem o mesmo. Isto caracteriza:
		
	 
	A necessidade de realização
	
	A necessidade de segurança
	
	A necessidade de interação
	
	A necessidade de autoestima
	
	A necessidade de punição
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201712070631)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A fim de compreender e conhecer o ambiente social lançamos mão de atalhos mentais denominados heurísticas, que são métodos rápidos de se chegar a determinadas conclusões. Identifique, dentre as opções abaixo a denominada heurística de representatividade.
		
	
	Tendência a considerar que nossa posição é partilhada por um grande número de pessoas, o que nos leva a aceitar, sem crítica, a veracidade de nosso ponto de vista.
	
	Ao emitirmos um julgamento utilizamos uma base de comparação para chegar a uma conclusão sobre o fato.
	 
	Julgamento de um determinado evento pela comparação intuitiva com nossa representação mental de uma categoria.
	
	Realização de julgamentos de probabilidade e ocorrência de um evento com base na facilidade com que o evento nos vem à mente.
	
	Suposição acerca do que poderia ter sido ou acontecido que faz o indivíduo imaginar um resultado alternativo para a situação.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709266542)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na Segunda Guerra Mundial, surgiram os primeiros estudos dos grupos na Psicologia Social evidenciados em experimentos de laboratório, conduzidos por Sherif (1936), Lewin (1939) e Newcomb (1943). Seguidamente, Festinger (1950) e pesquisas sobre conflito, liderança, conformidade e outros processos grupais foram sendo desenvolvidas mostrando o interesse da época pelo que Zander (1968) denominou de:
		
	
	Distribuição de jogos
	
	Construção de objetividade
	
	Atividades online
	 
	Dinâmica de grupo
	
	Aconselhamento diário
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709796933)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diversos candidatos estão em uma sala para fazer uma prova de um concurso público para preenchimento de vagas de merendeira em escolas públicas. Considerando a situação relatada, podemos afirmar que essas pessoas constituem um:
		
	
	grupo psicológico.
	
	grupo mínimo.
	
	organização social.
	 
	grupo não social.
	
	grupo compacto.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709731175)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a importância das atitudes para o estudo dos fenômenos da Psicologia Social, observe as seguintes afirmativas.
I - A atitude parte da ideia de que ela constitui uma disposição afetiva favorável (quando positiva) ou desfavorável (quando negativa) a um objeto social.
II - As atitudes sociais têm uma configuração tridimensional composta pelos elementos cognitivos, afetivos e comportamentais.
III - Uma atitude é uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir a pessoas, grupos, problemas sociais ou, de modo mais geral, a qualquer acontecimento no ambiente.
Sobre as afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709266553)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Avalie a seguinte situação com base na classificação de atitudes: Uma pessoa decide viajar para rever os amigos da infância e sua família. Ela não se importa com conforto ou com a duração da viagem e nem avalia as consequências da mesma. Sem qualquer planejamento, apenas deseja passar suas férias de forma feliz ao lado dos que ama. Pode-se interpretar que:
		
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base comportamental em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	 
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando