Buscar

PG1 aula 2

Prévia do material em texto

1.
		Birman & Costa (1994) apresentam uma hipótese que a psiquiatria clássica vem desenvolvendo uma crise teórica e prática devido a uma radical mudança quanto ao seu objeto que deixa de ser o tratamento da doença mental e passa a ser a promoção de saúde mental. Considerando-se o modelo da psiquiatria basagliana entendemos que:
	
	
	
	Caracterizada como um processo de adaptação social. Ou seja, a terapêutica deixa de ser individual e passa a ser coletiva; deixa de ser assistencial e passa a ser preventiva.
	
	
	Houve uma ruptura baseada num olhar crítico para o saber e práticas psiquiátricas instituídas. Buscam realizar uma desconstrução na Psiquiatria e defendem o direito e a cidadania dos pacientes.
	
	
	Crença de que o manicômio é uma instituição única e adequada para o acolhimento terapêutico.
	
	
	Crença de que o manicômio é uma ¿instituição de cura¿. Urge resgatar esse lado positivo da instituição através de uma reforma interna da organização psiquiátrica.
	
	
	Extensão da psiquiatria ao espaço público com o objetivo de prevenir e promover a saúde mental.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A Pessoa não é abstração conceitual em teorização especulativa. É ente humano concreto diferente de todos os outros, portanto único, irredutível a qualquer sistema classificativo pela sua liberdade-situada.A cada pessoa corresponde um conjunto de qualidades, não sendo, contudo, repositório de tudo o que é humano e isto justifica a compreensão:
	
	
	
	do que está associado a fatores hereditários e constitucionais, que influenciam na maturidade emocional,como os aspectos morais
	
	
	do princípio da vida pessoal que é da responsabilidade de cada um, pois a sua significância é múltipla
	
	
	da personalidade, isto é, aquilo que é mostrado através dos papéis sociais que as pessoas desempenham.
	
	
	do juízo que a pessoa faz de si mesma, o bem estar, e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.
	
	
	do todo vivo e individual, único, que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica somente de fatores orgânicos e intelectuais
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre a promoção da saúde mental, identifique, entre as características abaixo, aquela que se refere ao modelo preventivista de tratamento:
	
	
	
	Uso de equipes comunitárias como agente profissional
	
	
	Objetivo terapêutico da doença mental.
	
	
	Tem como objeto a doença mental.
	
	
	Uso do hospício como espaço de tratamento
	
	
	Tem como agente de tratamento o doente mental
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"É quando a pessoa se isola, busca atividades solitárias e introspectivas; não retribui cumprimentos e mínimas manifestações de afeto. Seu comportamento apresentará tendência a um contato mais frio e distante com os demais". O tipo de comportamento descrito anteriormente refere-se ao seguinte transtorno de personalidade:
	
	
	
	esquizóide
	
	
	paranóide
	
	
	dependente
	
	
	ansioso
	
	
	histriônico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Ao modo constante e peculiar de pensar, sentir, perceber e agir de cada individuo, incluindo as habilidades, atitudes,desejos, emoções, crenças, comportamentos, tendo por influencia também os aspectos físicos de cada um, englobando interação, organização, e individualidade, fazendo com que nos conheçamos através do convívio com os outros, tudo isso, em equilíbrio permite que entendamos o conceito:
	
	
	
	de personalidade como sistema de referência, nem sempre como totalidade e como conexão articulada de todos os processos e estruturas da constituição psíquica individual.
	
	
	abstrato, utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades instáveis de um indivíduo que o caracterizam e sempre o diferenciam dos outros.
	
	
	do perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos só intrinsecamente.
	
	
	da personalidade que nos diferencia de outro indivíduo uma vez que cada um possui o seu padrão de comportamento, maneira de pensar, de sentir e de agir.
	
	
	de personalidade que designa, de maneira muito geral, a unidade coletiva do comportamento e do seu fundamento interno, sendo este do foro individual e psicológico do indivíduo.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Os profissionais de Saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento. Neste caso a saúde mental poderia ter o caráter de promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, através das:
	
	
	
	atitudes de simplesmente desabafar e de escutar, sendo que o desabafo é comum no dia a dia de muitas pessoas, independentemente de elas exercerem um ofício profissional relacionado à saúde.
	
	
	ações e dos exercícios de narrar seus sofrimentos, ter a possibilidade de escutar a si mesmo enquanto narra, além de ser ouvido por um profissional de saúde atento.
	
	
	intervenções de saúde para que não se transformem em regras rígidas, sob a consequência de que estas ações estejam apenas baseadas na remissão dos sintomas, descontextualizadas da vida do usuário e do território em que ele vive.
	
	
	intervenções precoces, segundo a psiquiatria preventiva, que evitam o surgimento ou desenvolvimento de doenças mentais.
	
	
	ações de simples atendimento realizado nas unidades de saúde como sendo apenas um dispositivo para a formação de vínculo e a prática de cuidado.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Entende-se como indivíduo "mentalmente saudável" aquele que: I ¿ Apresenta algum tipo de conflito social, mas sem comprometimento do seu funcionamento e enfrenta esses desafios, compreendendo que não pode ser tudo para todos. II ¿ Enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana, compreendendo que não é perfeito e vivencia uma vasta game de emoções ficando triste às vezes. III - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau, mas o indivíduo procura ajuda para lidar com seus problemas. Considerando as sentenças I, II e III, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras
	
	
	Apenas a sentença III é verdadeira
	
	
	Apenas a sentença III é falsa
	
	
	Apenas as sentenças III e II são falsas
	
	
	Apenas as sentenças II e I são falsas
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
	
	
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
	
	
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.

Continue navegando