Buscar

PG1 aula 3.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Considerando a temática do comportamento antissocial e as afirmativas apresentadas, marque dentre as opções de resposta a sentença correta:
I - Indivíduos antissociais frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de alheio.
II - São considerados indivíduos antissociais aqueles que possuem aversão ao convívio social, são introvertidos, tímidos ou reservados.
III - O comportamento antissocial é, exclusivamente, um sintoma de uma psicopatologia em psiquiatria: a esquizofrenia.
IV - Clinicamente, antissocial aplica-se também a inibições ou preferências pessoais, como a introversão, timidez, pois esses indivíduos, normalmente, não convivem bem em grupos sociais.
V - Indivíduos antissociais frequentemente expressão opiniões negativas sobre as mazelas e falhas da sociedade.
	
	
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são falsas
	
	
	Apenas a alternativa V é falsa
	
	
	As alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira
	
	
	As alternativas I e II são verdadeiras
	
	
	
	
		
	
		2.
		Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável. O conceito de inimputabilidade expressa à ideia de que:
	
	
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é deslegitimizar sua capacidade e de responsabilizar-se por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo estão distorcidos, mas representam escolhas intelectualizadas providas de responsabilidade.
	
	
	É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	
	Para o ordenamento jurídico e para a psiquiatria clássica, o agente do ato infrator, se portador de sofrimento mental, pode ser penalmente responsabilizado.
	
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é legitimar sua capacidade e responsabilidade por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo embora distorcido sejam escolhas.
	
	
	Para o ordenamento jurídico e para a psiquiatria clássica, o agente do ato infrator, se portador de sofrimento mental, pode ser penalmente responsabilizado, mas terá a redução da pena.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. O enunciado expressa o conceito de:
	
	
	
	Psicose
	
	
	Inimputabilidade
	
	
	Irresponsabilidade
	
	
	Psicopatia
	
	
	Imputabilidade
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a Lei de Saúde Mental (lei 10.216), aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como a Lei da Reforma Psiquiátrica, caracterizada pela mudança do modelo de atendimento das demandas da saúde mental, por exemplo, criando os Centros de Atenção Psicossociais . Considerando as sentenças apresentadas, marque a opção de resposta correta.
I O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando na dimensão social do paciente.
II O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e elimina a visão do modelo asilar focando no atendimento clínico e na singularidade do paciente.
III O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, mas muda a lógica das intervenções clínicas focando na dimensão social e psicológica do paciente.
IV O novo modelo de atenção psicossocial foi marcado pelo saber psi e reforça a importância do modelo asilar, com foco no atendimento clínico interdisciplinar (psiquiatras e psicólogos), mas parece deixar de lado a dimensão social, foco da atenção do Serviço Social.
	
	
	
	Apenas a alternativa II é falsa
	
	
	Apenas a alternativa IV é falsa
	
	
	Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	
	As alternativas III e IV estão corretas
	
	
	Apenas a alternativa IV é verdadeira
	
	
	
	
		
	
		5.
		Considerando a temática do transtorno de personalidade antissocial e as afirmativas apresentadas, marque dentre as opções de resposta a sentença correta:
I Disfunções cerebrais ou traumas neurológicos; Predisposição Genética; Traumas sociopsicológicos na infância são as causas mais prováveis na etiologia dos transtornos de personalidade antissociais.
II Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade.
III O transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
	
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	
	As alternativas II e III são falsas
	
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e III são falsas
	
	
	
	
		
	
		6.
		Analise o enunciado e marque dentre as opções de resposta a alternativa correta: Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade, está alternativa é:
	
	
	
	Verdadeira, pois abusos emocionais, sexuais, negligência, ausência de afeto, negligência na infância não são favoráveis para a constituição saudável do ego e tais indivíduos desenvolvem algum tipo de sociopatia, possuem tendência para timidez e dificuldades nas relações interpessoais.
	
	
	Verdadeira, mas precisamos considerar que não necessariamente os abusos na infância acarretarão na fragilidade do ego. A história de desenvolvimento do indivíduo pode ser favorável, e assim, permitindo uma superação e fortalecimento do ego. Caso o ego constitua-se fragilizado, o indivíduo, necessariamente, desenvolverá algum tipo de sociopatia.
	
	
	Falsa, pois não necessariamente traumas da infância acarretam em algum tipo de transtorno de personalidade. A hipótese da etiologia do transtorno de personalidade envolve não apenas traumas da infância, mas também disfunções cerebrais ou traumas neurológicos e Predisposição Genética.
	
	
	Falsa, pois não existe nenhuma relação entre abusos da infância e os transtornos de personalidade
	
	
	Falsa, pois o transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Indivíduos __________________ frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de outrem - por exemplo, produzindo ruído excessivo em um horário inapropriado ou fazendo abertamente comentários ou julgamentos negativos. Marque a opção que melhor complementa o espaço, sendo as características apresentadas típicas e marcantes destes indivíduos:
	
	
	
	Psicóticos
	
	
	Transtornados
	
	
	Antissociais
	
	
	EsquizofrênicosParanoicos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Hereditário e assimilado. A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser :
	
	
	
	Internalizado singular.
	
	
	Assimilado e congênito.
	
	
	Adquirido e percebido.
	
	
	Adquirido e internalizado.
	
	
	Congênito ou adquirido.

Outros materiais