Buscar

dermato 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201308431926)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente de 28 anos de idade sofreu trauma raquimedular, com fratura da quinta vértebra cervical e lesão medular completa ao nível de C7. No momento, apresenta tetraplegia e perda da sensibilidade tátil e dolorosa abaixo da lesão. Na assistência hospitalar, a coluna foi estabilizada e todos os cuidados foram prestados, mantendo-se a integridade da pele e a amplitude de movimentos articulares abaixo da lesão. Em relação à prevenção de úlceras de pressão nos segmentos do corpo onde há perda de sensibilidade, Avalie as seguintes afirmações.
I. Se uma área da pele parecer avermelhada, a posição do paciente deve ser alterada imediatamente.
II. Um dos fatores do desenvolvimento de úlceras de pressão é a intensidade e a duração da pressão: quanto maior a intensidade da pressão, menor o tempo necessário para ocorrer a anóxia da pele e dos tecidos moles.
III. Na inspeção da pele, deve ser dada especial atenção às regiões do corpo onde há um grande coxim adiposo e(ou) muscular, por serem as mais suscetíveis à úlceras de pressão.
IV. A mudança de decúbito a cada 6 horas é uma medida efetiva de prevenção a úlceras de pressão.
É correto apenas o que se afirma em: (ENADE 2013)
		
	 
	II e IV.
	 
	II, III e IV
	 
	I e II.
	 
	I e III.
	 
	I, III e IV.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201308350391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição ou contato com chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, eletricidade, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção (Queimaduras: Diagnóstico e Tratamento Inicial, Projeto diretrizes, 2008). Com relação a avaliação da profundidade da queimadura, analise as alternativas abaixo e em seguida, assinale a alternativa correta:
A) A queimadura de primeiro grau se reconhece pela presença de eritema sem formação de bolha e não é dolorosa por caracterizar-se como uma lesão dérmica superficial.
 B) A queimadura de segundo grau se identifica pela presença de bolha, com consequente erosão ou ulceração, e pode implicar em repercussão sistêmica dependendo de sua extensão.
C) Por ser mais profunda, a queimadura de terceiro grau costuma ser mais dolorosa do que aquelas de primeiro e segundo graus.
 D) A queimadura de terceiro grau apresenta-se sem eritema, com coloração brancacenta ou acastanhada, além de superfície seca e endurecida.
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas A, B e D estão corretas.
	 
	Apenas as questões B e D estão corretas.
	
	Apenas a questão A está errada.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201308969166)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os principais acometimento vasculares são:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Insuficiencia vascular periférica, ulceras de pressão,tromboembolismo,amputação
	
	Insuficiencia vascular periférica, tromboembolismo,amputação, varizes
	 
	Insuficiencia vascular periférica, ulceras de pressão, tromboembolismo, varizes
	
	Ulceras de pressão, tromboembolismo,amputação, varizes
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201308352045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em toda sociedade, as queimaduras continuam sendo um problema médico, psicológico, econômico e social que envolve não somente o médico e o paciente como também toda sociedade. Com relação ao paciente vítima de queimadura assinale a alternativa correta:
		
	
	A lesão térmica pode favorecer o aparecimento de choque hipovolêmico pela redução da permeabilidade celular.
	
	Os desbridamentos, as escarotomias e a enxertia cutânea são recursos utilizados no tratamento do paciente queimado, restritos a fase hospitalar.
	
	Os flictemas presentes na queimadura de segundo grau devem ser mantidos íntegros, entretanto, sua presença compromete o processo de reparo tecidual.
	 
	A principal complicação observada na fase tardia é a fibrose, que pode determinar uma importante perda funcional e causar deformidades e limitações de amplitude de movimento.
	
	A endermoterapia é contra indicada porque intensifica o processo de fibrose.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201308790360)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais os cuidados que devem ser realizados pelo paciente que realizou uma cirurgia de abdominoplastia?
		
	
	deve realizar tratamento fisioterapeutico só após liberação médica e realizar apenas drenagem linfática manual.
	
	fazer uso de cintas e evitar atividade física por no mínimo 2 meses além de realizar acompanhamento fisioterapeutico com massagens vigorosas
	
	não ingerir alimentos picantes e voltar o mais rápido possível para a academia.
	 
	a paciente deve andar com o tronco flexionado por aproximadamente 1 mês; não deve se alimentar com frutos do mar e alimentos picantes e deve usar cinta de contensão.
	
	fazer dieta associada a atividade física intensa para reduzir o edema.

Continue navegando