Buscar

PROVA DISCURSIVA EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerando o dado texto e os conteúdos do livro base, sobre as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo do século XX, apresente ao menos três características da concepção de alfabetização instrumental: livro pagina 119
A concepção instrumental de alfabetização está iluminada pela concepção tradicional ou conservadora de educação, em que educando e educador são tidos como objetos do processo de ensino-aprendizagem; o educando recebe o conteúdo, que está no manual didático, e o educador é o responsável pela transmissão do referido conteúdo; existe uma equipe de técnicos que pensa e elabora os conteúdos dos manuais mediante os interesses políticos de cada momento histórico.
O analfabeto era visto como sujeito ignorante como se fosse uma tabua rasa a ser preenchida, o educador não era reconhecido como profissional da educação predominava a ação voluntária, os conteúdos não eram selecionados pelos educadores e sim pela equipe técnica que organizava as cartilhas, os conteúdos eram trabalhados da mesma maneira como eram desenvolvidos com as crianças.
O que é preciso fazer na pratica pedagógica para que a alfabetização como ato de conhecimento realmente se efetive.
Para que realmente se efetive a alfabetização como ato de conhecimento, é necessária uma relação de autentico diálogo entre educadores educandos. Levar em conta o conhecimento de mundo do sujeito, suas expectativas de vida no contexto social. Ter uma relação de horizontalidade entre professor-aluno. Fazer das avaliações um meio para melhorar o conhecimento do alunado, sendo possível esclarecer o que não ficou bem entendido. Tornar um sujeito pensante, de forma a saber realizar uma análise crítica de mundo social e político no qual está inserido, refletir criticamente sobre o processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem. Enquanto ato de conhecimento, a alfabetização que leva a sério o problema da linguagem, deve ter como objeto também a ser desvelado a relações dos seres humanos com o mundo.
Como a analfabeto era caracterizado pela elite política e por que, para esses políticos, o analfabetismo precisava ser erradicado?
Ao longo do século XX, o analfabetismo foi tratado como um mal que assolava a sociedade e que precisava ser erradicado. O analfabeto era visto como um ignorante, características que marcou o desenvolvimento dos programas de alfabetização no Brasil. Assim sendo, havia o interesse político de “erradicar” um dos males do subdesenvolvimento, mas não o de provocar rupturas para superação dos reais problemas sociais estruturais da sociedade brasileira. O interesse real era diminuir a “ignorância” para formar um “coletivo eleitoral” que viesse responder aos interesses da elite política, segundo o ideário político daquele momento.
Explique,  segundo  as  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  para  EJA  de   2001,  como 
podem  ser  realizadas  as  matrículas  no  caso  de  circulação  entre  as  diferentes 
modalidades de ensino.
As  matrículas  em  qualquer  ano  das  etapas  do  curso  ou  do  ensino  estarão 
subordinadas  às  normas  do  respectivo  sistema  e  de  cada  modalidade.
A alfabetização de adultos é  tratada  de  maneira  diversa  nas  concepções  tradicional  e dialógica  de  educação  .  Escreva as diferenças fundamentais do processo  de alfabetização segundo estas concepções. 
Abordagem tradicional  – identifica  o aluno  como parte  de um  mundo que  irá conhecer, a  realidade  será  transmitida  a  ele,  preocupação  com  a  armazenagem  de conhecimentos,  educação  restrita  a  instrução  e  transmissão  de  conteúdos  em  uma relação  vertical  professor-aluno,  avaliação  como  verificação  da  memorização de conteúdos.
Abordagem dialógica –  busca  da  interação  entre  o  homem  e  o  mundo, sujeito  da  aprendizagem  é  entendido  como  elaborador  e  criador  de  conhecimentos tendo  como  pressuposto  a  sua  cultura,  sua  prática  social.  Se constrói como tal  à medida  que  pensa  em  seu  contexto.  O processo de ensino-aprendizagem  é desenvolvido  objetivando se  a  superação  entre  opressores  e  oprimidos  com horizontalidade  na  relação  professor-aluno.  Metodologia  caracterizada  pela dialogicidade  e  problematização  dos  conteúdos  escolares  em  relação  aos  conteúdos do  munda  da  vida.  Auto  avaliação  para  que  o  processo  seja  revisto  à  medida  da necessidade. Preocupação com a consciência política.
De  acordo  com  o  livro-base,  explique  as  diferenças  entre  o  ensino  supletivo  e  a 
educação  de  jovens  e  adultos  quanto  à  legislação  e  definição  dos  termos  ensino  e educação.
O  ensino  supletivo  era  a  denominação  dada  a  educação  de  adultos  e  adolescentes pela  LDB  no 5.692/1971  que  na  LDBEN  no  9.394/1996  passou  a  se  chamar  de educação  de  jovens  e  adultos. Quanto aos objetivos educacionais, segundo  Soares (2000), o  termo  ensino se restringe à  mera  instrução e  o termo educação compreende os diversos processos de formação. 
QUESTÕES QUE CAIRAM NA MINHA PROVA DISCURSIVA EJA 2018 UNINTER
COMO O ANALFABETO ERA CARACTERIZADO PELA ELITE POLÍTICA E PORQUE, PARA ESSES POLÍTICOS, O ANALFABETISMO PRECISAVA SER ERRADICADO?
DISCORRA SUCINTAMENTE SOBRE O QUE VEM A SER EDUCAÇÃO POPULAR.
EXPLICITE QUAIS SÃO AS DUAS DIMENSÕES INDISSOCIÁVEIS ENFATIZADAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR EJA.
A RESPEITO DO ADULTO NAS LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, NOS PRIMEIROS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS, COMO O ADULTO VIVENCIA A ALFABETIZAÇÃO NO QUE SE REFERE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, A FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA, AOS MATERIAS E AOS CONTEÚDOS DIRECIONADOS A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ESTE PÚBLICO?

Outros materiais