Buscar

ADRIELY novembro 2018


Prévia do material em texto

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E 
FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV
CENTRO EDUCACIONAL GREGÓRIO SKALISZ – PROJETO PIÁ 
RIO AZUL - PR
PLANO DE TRABALHO DO EDUCADOR
OFICINA DE: Recreação 
	
PERÍODO: 01/11/2018 À 30/11/2018
	
EDUCADOR: Adriely Laiza de Morais
	TEMA: direitos e deveres
	JUSTIFICATIVA:
 Trabalhar DIREITOS E DEVERES é algo que não é visível e imediato. Os direitos e deveres se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
	OBJETIVOS:
-Promover a percepção do que pode e do que não pode
-Motivar a ter autocuidado
-incentivar a cuidar com pessoas estranhas
-Ajudar a entender os cuidados básicos com o corpo
	METODOLOGIA:
	Data
	Atividade 
	Descrição
	05-11
	Bom Dia
	 Alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados. Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vendados identificarem a voz do colega, trocará de lugar com este.
	07-11
	Dança das cadeiras
	Separe algumas cadeiras, de acordo com o número de pessoas, menos um. Em uma fila indiana, os participantes devem circular pelas cadeiras, com as mãos para trás e ao som de uma música. Quando a música parar, elas devem se sentar na cadeira mais próxima. Quem ficou de pé é eliminado e uma cadeira deve ser retirada. Vence quem sentar na única cadeira que restar.
	13-11
	Tocar o cego
	Alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados. Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou. 
	14-11
	Gato e Rato
	As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora (gato). As crianças giram e o gato pergunta às crianças: Seu ratinho está em casa? Não, Senhor! A que horas ele volta? Às oito horas. (Ou qualquer outra) Que horas são? Uma hora. Que horas são? Duas horas.
Ao chegar à hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta: Seu ratinho já chegou? Sim, Senhor! Dão-me licença para entrar? Sim, Senhor! 
Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato. O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.
	15-11
	 Estátua 
	Ideal que tenha mais do que duas crianças, mas se você estiver sozinha com seu (a) filho (a), a diversão também será garantida. Eu prefiro colocar uma música e colocá-la no pause, para dar uma emoção a mais. Assim que pausar, tem que ficar numa mesma posição, sem se mexer. Quem se mexer, perde!
	19-11
	O Dragão
	Coloque as crianças em fila indiana, todos com as mãos na cintura do colega da frente. O primeiro da fila será a cabeça do dragão, o último será a cauda. O objetivo é que a cabeça consiga pegar a cauda. Ao sinal do professor, o “dragão” deve começar a correr, se movimentando de acordo com o comando do primeiro da fila. Enquanto isso, o último deve fazer movimentos para evitar ser pego.
	20-11
	Queimada
	São traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra. A linha do meio representa a fronteira entre os grupos. Dois grupos de igual número de crianças colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo. Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo. Violentamente, procurando atingir seus componentes e ao queimar seus adversários. Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo. Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários. Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo. Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.
	21-11
	Acorda o urso
	Um aluno fica sozinho abaixado no canto da quadra, o outro aluno de mãos dadas vão ate perto da pessoa e gritam “acorda o urso” e então, a pessoa se levanta e corre quem ela conseguir pegar será o urso também.
	19-11
	Jogo da memoria
	o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.
	28-11
	Arremesso de Bambolê
	 Tipo arremessa de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.
	29-11
	Corda
	Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro. A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
	30-11
	Pular corda
	Duas crianças seguram a corda, uma em cada ponta, e fazem com que ela gire. Os outros participantes precisam pular a corda, que está em movimento. Isso pode ser feito com batidas lentas ou muito rápidas. Sai do jogo quem tropeça na corda. Também dá para pular em grupo, entrando um de cada vez ou todos juntos. Se a criança estiver sozinha, ela pode girar a corda com as duas mãos e pular
Atividades com todos os educandos
06- confecção do brinquedo solta bolhas de sabão.
> 09- campo municipal - brincadeiras e soltar bolhas de sabão.
> 12- Teatrando- cada educador com sua turma irão montar uma peça de
teatro e apresentar aos demais.
> 16 - piquenique na associação com brincadeiras. (esconde-esconde, mãe cola, batata – quente, lenço atrás, dança do TNT (adaptação da dança da cadeira).
> 19 - dia da beleza (cuidados com as unhas).
> 23 –visita ao CRAS, assistir o vídeo “direito das crianças” confeccionado por elas para Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente.
> 26 e 27- planejamento.
> 30- visita ao conselho tutelar para conhecer e aprender sobre seutrabalho.
* Bingo sobre o poema da Ruth rocha o direito das crianças,
* Tenda de tnt e materiais diversos para brincar.
* Dança maluca.
* Brincar de profissão (cada criança i´r brincar de ser o que deseja no futuro), * Desfile e fotografias (cada criança escolhe um assessório para desfilar e será fotografada. * Caça ao tesouro sobre direitos e deveres.
	-RECURSOS:
Cadeiras
Bola
Pedras
Pano 
Bambolê
Quebra cabeça
Canudinho
	AVALIAÇÃO:
 As avaliações vão ocorrer de forma continua, tendo em vista a participação e o interessedos mesmos para com as atividades propostas pela educadora, visando o objetivo e o tema.
	REFERÊNCIAS:
https://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/
https://www.google.com.br/search?q=brincadeiras+de+criancas&oq=brincadeiras+de+criancas&aqs=chrome..69i57j69i60l3.11282j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://fortissima.com.br/2014/01/17/brincadeiras-e-atividades-para-criancas-entre-5-e-10-anos-41956/
https://br.pinterest.com/pin/393150242455951667/
http://guiadobebe.uol.com.br/15-brincadeiras-do-tempo-da-mamae-para-animar-a-sua-festinha-infantil/
http://www.tempojunto.com/2017/01/04/as-melhores-brincadeiras-para-criancas-entre-3-e-7-anos-retro-2016/
http://blog.pimpao.com.br/10-brincadeiras-criativas-para-criancas-de-3-5-anos/
https://familia.com.br/7490/30-dinamicas-e-brincadeiras-para-criancas-e-jovens
http://paisefilhos.uol.com.br/mais/50-brincadeiras-para-o-seu-filho/http://paisefilhos.uol.com.br/mais/50-brincadeiras-para-o-seu-filho/
 http://www.minutocrianca.com/10-brincadeiras-para-criancas-de-4-a-6-anos/
 https://www.orientacoesmedicas.com.br/autocuidado-e-a-melhor-opcao-para-qualidade-vida/
	OBS: As atividades extras serão executadas se as atividades planejadas para o dia não derem certo ou então se a mesma ocupar pouco espaço, da aula.
	DATA: 27/03/2018 ASSINATURA:
	ANEXOS:
Anexo1: Atividades reservas
	EQUIPE TÉCNICA- PSICÓLOGA E ASSITENTE SOCIAL:
	COORDENADORA PEDAGÓGICA:
Anexo 1
	Atividade
	Descrição
	 Pega Batatas
	Pegue bolas ou amasse diversas folhas de papel e as distribua por todos os lados. Divida as crianças em dois grupos e dê um cesto para cada um deles. Ao sinal, elas devem recolher as “batatas” e colocá-las no seu respectivo cesto. A equipe que apanhar o maior número de batatas é a vencedora.
	Pega-pega
	Um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador.
	Corda
	Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro. A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
	
Garrafa Mágica
	O professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor
	Ida ao campo
	A professora levara os alunos até o campo para ser uma atividade de laser, para que eles possam se divertir e brincar em um ambiente em que eles não estejam habituados.
	Dinâmica do bastão
	Os alunos são posicionados em círculo cada um segurando um bastão, ao som do educador eles devem se mover para o lado e segurar o bastão do próximo antes que ele caia.
	Futebol com vassoura
	Terá dois gols, e dois jogadores, será colocado um pano no círculo e cada jogador terá que tentar fazer o pano entrar no gol do adversário empurrando apenas com a vassoura.
	Futebol com as mãos 
	Cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.