Buscar

Metodologia da Alfabetização

Prévia do material em texto

Apol Metodologia da Alfabetização
Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento do texto:
“Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v37n3/13.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016.
Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, analise as afirmativas pertinentes à alfabetização no ambiente rural:
I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV. Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando a distribuição. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise o seguinte excerto de texto:
“A prática de alfabetização é composta de modos de fazer assumidos por quem alfabetiza e também pelas teorias que vão se consolidando a cada época e, seja com o nome de técnicas, de métodos, de metodologia ou de didáticas de alfabetização, o fato é que os professores sempre precisaram/precisam conhecer e criar caminhos para realizar da melhor forma o seu trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. s. p.
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, quanto aos problemas identificados na utilização dos métodos de alfabetização, analise as afirmações:
I.   Esses métodos se relacionavam à leitura, à escrita e à necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II.  A alfabetização era vista como um processo livre, isto é, não relacionado a processos repetitivos.
III. A alfabetização era um processo comportamental da aprendizagem, baseado na cópia, na repetição e no reforço.
IV.  A ênfase era nas associações e na memorização das correspondências fonográficas.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e IV
	
	B
	I e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	I, II e III
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jackeline Miranda de. Alfabetização e letramento. <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf>. Acesso em 01 abr. 2016.
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as alternativas a seguir, assinalando aquela que menciona qual é a prioridade do método sintético:
	
	A
	O letramento.
	
	B
	As palavras.
	
	C
	O som.
	
	D
	As letras isoladas.
	
	E
	A decodificação.
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Mudanças conceituais, traduzidas no ideário ‘Construtivista’, reverteram a ênfase anterior no método de ensino, para o processo de aprendizagem da criança que se alfabetiza, entendida como um sistema de representação e para suas concepções progressivas sobre a escrita. Além disso, passou-se a valorizar o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos e a análise de seus erros, como indicadores construtivos de seus processos cognitivos e suas hipóteses de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 31. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, sobre o conceito de “erro” atribuído à escrita das palavras pelo educando em processo de alfabetização, analise as afirmações, marcando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Erro, antes dos estudos de Emília Ferreiro, era toda a tentativa de escrita que o alfabetizando realizava de forma incorreta.
II. ( ) Os erros de escrita, após os estudos de Emília Ferreiro, passaram a ser considerados partes integrantes do caminho da escrita, considerando cada fase do processo de alfabetização.
III. ( ) Erros, antes e após os estudos de Emília Ferreiro, nada mais eram do que as palavras escritas somente com as vogais.
IV. ( ) Erros, antes e após os estudos de Emília Ferreira, nada mais eram do que as palavras escritas somente com consoantes. 
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A ‘origem’ da linguagem é questão tão legítima quanto qualquer outra questão de ‘origem’. Isso quer dizer que ela possui aquela limitação que é central a qualquer dessas questões: é preciso saber o que queremos dizer por ‘origem’ o que queremos dizer por ‘origem’ da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINUZZI, Crislaine. Estudo sobre língua e linguagem: considerações. <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/portugues_artigos/linguagem.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando o fragmento do texto transcrito, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da alfabetização acerca da compreensão do conceito e da funcionalidade da linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A linguagem apresenta diversos objetivos, entre eles, o de comunicar.
II. A linguagem somente se dá por signos gráficos.
III. Considera-se linguagem qualquer meio capaz de veicular ideias ou sentimentos por meio dos signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais e outros.
IV. A linguagem é a forma que usamos para comunicar ideias. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	III e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, III e IV

Continue navegando