Buscar

História Afro brasileira e Indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12 de junho de 2016
Avaliação – História Afro-brasileira e Indígena
A cultura brasileira é formada, essencialmente, pela soma das culturas europeias, africanas e indígenas. Esta última, dos habitantes nativos do novo mundo, merece destaque.
Nos dias atuais as influências desses povos estão tão misturadas que não podemos perceber os limites cada cultura.
Os indígenas tem generosa participação em nossas vidas diárias. Embora muitas vezes nem percebamos, sua contribuição está tanto em elementos materiais como imateriais.
A tecnologia eletrônica reduziu consideravelmente participação das crianças em brincadeiras coletivas, brincadeiras de rua... Contudo, em escolas e cidades interioranas ainda é possível vê-las brincando de corda, roda, perna-de-pau, arco e flecha, cabo de guerra, peteca, pião, cama de gato ou briga de galo. Todos objetos e ludicidades oriundas de diversos comunidades tribais.
Além dos brinquedos já citados, podemos ver elementos materiais indígenas enriquecendo a cultura brasileira. Tais como: bolsas e cestos de palha, redes, esteiras, colher de pau, peneira, vasos, estátuas e panelas de barro. Instrumentos musicais que também compõem e agregam nossa cultura são: flauta, apito e chocalho.
Muitos de seus hábitos e costumes foram assimilados pela sociedade brasileira, como: tomar banho diariamente, andar descalço dentro de casa, dormir em redes, etc. 
Embora a religiosidade indígena exerça pouca influência, é possível encontrar algumas de suas lendas disseminadas em algumas regiões brasileiras. Além de reconhecermos o hábito da busca pela cura de enfermidades através de chás e folhas que provém da sabedoria indígena, como: pó de guaraná, boldo, catuaba, óleo de copaíba...
Certamente a grande e feliz contribuição dos habitantes nativos para a nossa cultura foi a culinária. Introduziram não apenas novos ingredientes e temperos como modos peculiares de preparo. Alguns alimentos trazidos pelos indígenas: mingau, angu, tapioca, beiju, mandioca, milho, castanha, paçoca, açaí, tucupi, moqueca, mariscos. Peixes variados nos ensinaram a comer: pirarucu, tucunaré, garoupas, sardinha, traíra, agulha... Além de apresentar uma diversidade de frutas: mamão, banana, maracujá, goiaba, biriba, cacau, abacate, abacaxi, cupuaçu, dentre tantas outras.
Como o Brasil é um país continental essas influências variam de região para região. E as interações, pesquisas e curiosidade da população pode vir a trazer ainda mais objetos, hábitos e filosofias desses povos tão ricos em cultura.
Há muito o que descobrir e integrar para perpetuar as contribuições desses nativos que somos também nós um pouco eles e eles um pouco nós. 
Referências:
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4963219
http://www.museudoindio.org.br/
http://www.ucg.br/ucg/agencia/home/secao.asp?id_secao=1344
http://clctg.blogspot.com.br/2011/05/brincadeiras-brinquedos-e-jogos.html
https://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras/
 Heleneida Vieira Krauss

Continue navegando