Buscar

Apol Analise do discurso fase ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina(s): Análise do Discurso
Leia o excerto de texto a seguir:
“O funcionalismo é uma corrente linguística que, em oposição ao estruturalismo e ao gerativismo, se preocupa em estudar a relação entre a estrutura gramatical das línguas e os diferentes contextos comunicativos em que elas são usadas. [...] Os funcionalistas concebem a linguagem como um instrumento de interação social, alinhando-se, assim, à tendência que analisa a relação entre linguagem e sociedade”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITÃO, Márcio. Introdução ao funcionalismo. <http://ecaths1.s3.amazonaws.com/letras/INTRODUCAO. AO.FUNCIONALISMO.1739642384.pdf>. Acesso em 23 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, assinale as alternativas corretas quanto à relação entre o funcionalismo e o Círculo de Praga.
I. Os fundamentos do paradigma funcionalista surgiram como parte dos estudos dos membros do Círculo Linguístico de Praga no final da década de 1920.
II. O Círculo foi fundado em 1926 e dele participaram vários linguistas importantes, como Émile Benveniste e Roman Jakobson.
III. Os membros do Círculo de Praga desenvolveram teses que continham pressupostos importantes do funcionalismo linguístico, como a concepção de língua como um sistema funcional direcionado a uma finalidade.
IV. Os estudiosos do Círculo de Praga acreditavam que a natureza das funções linguísticas determina a estrutura das línguas.
V. Firmou-se a crença de que o foco no estudo da língua não deve considerar as várias funções linguísticas e seus modos de realização.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	II, IV e V
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II, III e IV
	
	E
	I, III e V
Questão 2/5 - Análise do Discurso
Leia o extrato de texto a seguir:
“Como um marcador de águas na história da linguística, Ferdinand de Saussure foi o estudioso que buscou definir um objeto de estudo, o que ainda não havia sido preocupação e objetivo de outro estudioso; ocasionando, assim, a fundação de uma ciência autônoma e independente de outros estudos, embora, conforme o mestre, ‘a linguística tem relações bastante estreitas com outras ciências, que tanto lhe pegam emprestados como lhe fornecem dados’. Os limites que a separam de outras ciências não aparecem sempre nitidamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORNEMANN, Neila Barbosa de Oliveira. Ferdinand de Saussure e o objeto da Linguística. <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/saussure/bornemann.pdf>. Acesso em 23 nov. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao estruturalismo de Ferdinand de Saussure, é correto afirmar que o seu foco era:
	
	A
	A pesquisa da conexão das relações sociais com o meio comunicacional.
	
	B
	A sapiência humana nos meios sociais e suas relações com a língua falada.
	
	C
	O estudo das formas linguísticas e não o uso delas, muito menos sua relação com as práticas sociais.
	
	D
	A observação da aprendizagem humana nos ambientes em que a comunicação era livre.
	
	E
	A análise da relação do homem com os meios naturais de escrita, fala e gesticulação.
Questão 3/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A conexão entre o texto e a prática social é vista como mediada pela prática discursiva: de um lado, os processos de produção e interpretação são formados pela natureza da prática social, ajudando também a formá-la e, por outro lado, o processo de produção forma (e deixa vestígios) no texto, e o processo interpretativo opera sobre ‘pistas’ no texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane C. Vieira Sebba. Análise de Discurso Crítica: Do modelo tridimensional à articulação entre práticas - implicações teórico-metodológicas. <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0501/050109.pdf>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade, é correto afirmar que os fatores que ajudaram a consolidar a Análise do Discurso Crítica como área de investigação linguística foram:
	
	A
	O lançamento do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk, e um simpósio na Universidade de Amsterdã em 1991, que reuniu vários linguistas interessados na área.
	
	B
	A publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo e o lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975.
	
	C
	A publicação do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure, e a publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky.
	
	D
	A publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky, e a publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo.
	
	E
	O lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975 e a venda do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk.
Questão 4/5 - Análise do Discurso
Leia o trecho de texto a seguir:
“Os procedimentos de leitura contam com a consciência linguística do leitor, o que exige o confronto dos seus conhecimentos prévios com as marcas fônicas, morfossintáticas e semântico-pragmáticas do texto, e com os diversos tipos de memória, sendo os resultados de compreensão fortemente influenciados pela atenção e pela emoção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Vera Wannmacher. Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. In: PEREIRA, Vera Wannmacher; GUARESI, Ronei (Org.). Estudos sobre leitura: Psicolinguística e interfaces. <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/estudossobreleitura.pdf>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade em relação ao processo da leitura, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Não há distinção no processo de leitura, seja um arquivo científico ou um e-mail de colega, o processo requer o mesmo esforço interpretativo.
	
	B
	O consumo de diferentes textos requer as mesmas ações, o processo de leitura é idêntico e independe das características no texto.
	
	C
	O processo de leitura é superficial e literal, quando a decodificação exige maiores conhecimentos, é denominada ciência.
	
	D
	Diferentes textos são consumidos de maneiras diferentes, ler um arquivo científico, por exemplo, requer maior esforço interpretativo do que ler um e-mail enviado por um colega.
	
	E
	O processo de leitura é biológico e heterogêneo, a decodificação difere de acordo com as funções da linguagem no texto.
Questão 5/5 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ACD [Análise Crítica do Discurso] propõe-se a estudar a linguagem como prática social e, para tal, considera o papel crucial do contexto. Esse tipo de análise se interessa pela relação que há entre a linguagem e o poder. [...] Nessa perspectiva, a linguagem é um meio de dominação e de força social, servindo para legitimar as relações de poder estabelecidas institucionalmente”.·.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEDROSA, Cleide Emília Faye. Análise Crítica do Discurso: Uma proposta para a análise crítica da linguagem. <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/3/04.htm>. Acesso em 24 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Análise de discurso crítica: Para leitura de textos da contemporaneidade sobre a Linguística Crítica — LC é possível afirmar que:
	
	A
	A LC surgiu como uma linguística instrumental cujo objetivo era revelar a ideologia implícita no discurso público.
	
	B
	Em relação à LC, o atributo “crítica”é utilizado conforme concebido nas ciências sociais sob a influência da Escola de Praga.
	
	C
	O termo “crítica”, que qualifica a LC, significa desconsiderar a teoria e concentrar-se nas práticas.
	
	D
	O principal eixo da LC era o entendimento da linguagem como o ato de ler e escrever.
	
	E
	A LC surgiu numa época com muitas outras teorias e, por isso, foi pouco estudada.