Buscar

Avaliando saúde do adulto e idoso

Prévia do material em texto

Avaliando saúde do adulto e idoso 
Avaliando 1
	1a Questão (Ref.:201604444592)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiper-responsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Os três sintomas mais comuns da asma são tosse, dispnéia e sibilância.
	
	A alergia é o mais forte fator predisponente para a asma. Os alérgenos comuns podem ser sazonais (ex: mofo, poeira, baratas ou pelos de animais) ou perenes (ex: gramíneas e pólen).
	
	A asma é uma doença crônica e irreversível. O uso de broncodilatores, como fenoterol e ipratrópio são contra indicados.
	
	As células como os mastócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos não possuem papel significativo na inflamação da asma.
	
	A fisiopatologia subjacente na asma é a inflamação difusa e irreversível da via aérea. A inflamação leva a obstrução a partir do seguinte: edema das membranas que revestem as vias aéreas, aumentando o diâmetro da via aérea, contração da musculatura lisa brônquica, produção diminuída de muco, que aumenta o tamanho da via aérea e pode tamponar por completo os brônquios.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604444683)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Política Nacional do Idoso deve ser garantido ao idoso, exceto:
		
	
	Assistência à saúde nos diversos níveis do SUS
	
	Prevenir, promover, proteger e reecuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas
	
	Incluir a geriatria como especialidade clínica para concursos públicos.
	 
	Não criar serviços alternativos de saúde para o idoso.
	
	Desenvolver formas de copperação entre as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Fedral e dos Municípios.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604445079)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	GERIATRIA É DEFINIDA COMO?
		
	
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO FISIOLÓGICO.
	
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO PATOLÓGICO.
	 
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE NÃO SOMENTE DA PREVENÇÃO, DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS, MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE NÃO SOMENTE DO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS, MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE NÃO SOMENTE DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS, MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604445095)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) A Política Nacional do Idoso, de 1994, rege-se por cinco princípios:
I. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
II. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
III. Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.
IV. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
Dadas as afirmações acima, marque a opção que CONTEMPLA os princípios.
 
		
	
	II e IV, apenas.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	
	III, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604445296)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO adaptada) As disfunções respiratórias estão presentes nas infecções respiratórias agudas (IRAs). Assinale a opção correspondente ao diagnóstico de enfermagem identificado em caso de disfunção respiratória presente nas IRAs.
		
	
	Fadiga, relacionada a esforço físico aumentado, evidenciado por falta de energia e desatenção.
	
	Déficit no autocuidado para alimentação, relacionado ao desconforto e à fadiga, evidenciado por incapacidade de preparar alimentos para ingestão.
	 
	Troca de gases prejudicada, relacionado a desequilíbrio na relação ventilação-perfusão, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	Padrão respiratório ineficaz, relacionado a posição do corpo que inibe a expansão pulmonar, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	Intolerância à atividade, relacionado a estilo de vida sedentário evidenciado por dispneia aos esforços e fadiga.
Avaliando 2
	1a Questão (Ref.:201604445237)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) A Lei n.º 8.842/1994 dispõe sobre a política nacional do idoso. Tal lei delimita, em seu artigo 10, como competências dos órgãos e entidades públicos na área de promoção e assistência social:
		
	 
	propiciar ao idoso o acesso aos locais e aos eventos culturais, mediante preços reduzidos, em âmbito nacional.
	
	adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
	 
	prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais.
	
	criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos em relação ao afastamento.
	
	desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população acerca do processo de envelhecimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604444652)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A.M.S., sexo masculino, 42 anos, é internado no ser viço hospitalar com infarto agudo do miocárdio de parede anterior há 6 horas. Apresentava frequência respiratória:20rpm, PA: 150X90mmHg e ausência de sinais de insuficiencia cardíaca. Seis horas após foi encaminhado para a unidade de clínica médica. Ao exame físico, a enfermeira detectou pulso a 120 bpm, respiração rápida e superficial e PA: 110X70 mmHg e logo suspeita de choque cardiogênico. Na avaliação do enfermeiro está correto:
		
	 
	Admisnistrar medicamentos vasoativos prescritos, para restaurar o tônus vasomotor e melhorar a função cardíaca, monitorizando os sinais vitais a cada 15 minutos.
	
	Providenciar acesso venoso para reposição de líquido para restaurar o volume intravascular rapidamente, pois a sobrecarga cardiovascular e edema agudo de pulmão são raros nesta situação.
	
	O choque cardiogênico se instala somente após alguns a ocorrência do IAM, acompanhado de dor anginosa e instabilidade hemodinâmica, que exigem monitorização da equipe de enfermagem.
	
	Suspender suporte nutricional para diminuir exigências metabólicas que, com frequência, se mostram alteradas no choque
	
	Avaliar que o paciente pode estar desenvolvendo choque cardiogêncio pós IAM devido ao aumento do débito cardíaco.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604444691)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As alterações fisiológicas do envelhecimento constituem um processo natural do ser humano e o enfermeiro que atua na geriatria precisa ter conhecimento destas. Sendo assim, não podemos apontar como uma alteração fisiológica do envelhecimento:
		
	
	Menor suprimento sanguíneo para o fígado
	 
	Diminuição da memória de longo prazo, das funções intelectuais e criatividade
	
	Diminuição da atividade das glândulas lacrimais.
	
	Diminuição da flexibilidade dos tendões e ligamentos e, com isso, diminuição da amplitude dos movimentos.
	
	Diminuição do número de néfrons
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604445215)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) De acordo com o Estatuto do Idoso, comete crime a ser punido com reclusão de seis meses a um ano emulta aquele que discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade (Capítulo II, artigo 96). Na mesma pena, incorre quem:
		
	
	abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.
	
	apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade.
	 
	desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.
	
	exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso.
	
	coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604445049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque com um X a única alternativa que apresenta uma conduta de enfermagem para pacientes acometidos por problemas respiratórios.
		
	
	Estimular a prática de exercícios aeróbicos para eliminar as secreções.
	
	Não coletar gasometria, pois não é de competência do enfermeiro.
	
	Não acompanhar o tratamento medicamentoso pois é competência somente do médico.
	
	Prescrever a oxigenoterapia a 3ml/min por cateter de O2 nasal.
	 
	Possibilitar a fluidificação das secreções e facilitar a eliminação
Avaliando 3
	1a Questão (Ref.:201604444668)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito do Estatuto do Idoso, marque a opção verdadeira:
		
	
	A internação domiciliar só deve oferecida a população para casos graves de estado de saúde.
	
	Através do SUS, o sistema de saúde não está obrigado a oferecer serviços de geriatria e gerontologia.
	
	Os palnos de saúde devem conceder reajustes em suas mensalidades em virtude do aumento de idade do idoso credenciado.
	
	Ao idoso é garantido, em qualquer condição, o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
	 
	Ao idoso internado ou em observação é garantido o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde prporcionar condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604444673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Edema Agudo de Pulmão refere-se a um excesso de líquido no pulmão, seja nos espaços intersticiais ou nos alvéolos. Com relação a este agravo, assinale a alternativa correta.
		
	
	Os principais sintomas premonitórios são: dor toráxica de grande intensidade, dor epigástrica, sudorese, náuseas e vômitos.
	 
	Pode ser causado por doença cardíaca, sobrecarga circulatória, hipersensibilidade ou intoxicação medicamentosa
	
	O objetivo imediato do tratamento é melhorar a oxigenação e aumentar a congestão pulmonar, diminuir a tensão de oxigênio, reduzir o volume hídrico, diminuindo a capacidade de bombeamento do coração.
	
	A principal intervenção de enfermagem consiste no posicionamento em trendelemburgue e administração de oxigênio úmido em altas concentrações.
	
	As manifestações clínicas mais comuns são: agitação, ansiedade, tosse com presença de secreção espessa e amarelada, dor abdominal e no dorso, dormência nos braços e mãos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604445236)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV - 2014 - SUSAM Adaptada) A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial. Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604445095)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) A Política Nacional do Idoso, de 1994, rege-se por cinco princípios:
I. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
II. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
III. Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.
IV. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
Dadas as afirmações acima, marque a opção que CONTEMPLA os princípios.
 
		
	
	I e III, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	III, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604445092)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Escolha o diagnóstico de enfermagem que NÃO se encaixa diretamente para pacientes com transtornos respiratórios.
		
	
	Intolerância à atividade.
	
	Troca de gases prejudicada.
	
	Ventilação espontânea prejudicada.
	
	Padrão respiratório ineficaz.
	 
	Risco de glicemia instável.
Avaliando 4
	1a Questão (Ref.:201604444993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A úlcera peptica é causada por aumento na concentração ou atividade do ácido-pepsina ou por deficiência de proteção da mucosa. A secreção gástrica ocorre em tres fases. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Na fase intestinal a secretina e produzida quando o ácido clorídrico entra no duodeno estimula tambem a produção de bicarbonato pelo pâncreas.
	
	Na fase gástrica a secretina e produzida quando o ácido clorídrico entra no duodeno estimula tambem a produção de bicarbonato pelo pâncreas.
	
	A fase cefálica ou psiquica é aquela em que o alimento recebe excesso de gastrina no sangue e podendo desencadear as úlceras marginais no estômago.
	
	A fase intestinalé aquela em que o alimento recebe excesso de gastrina no sangue e podendo desencadear as úlceras marginais no estômago.
	
	A fase cefálica é aquela em que o alimento recebe excesso de gastrina no sangue e podendo desencadear as úlceras marginais no estômago.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604444612)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. Raul, 57 anos é admitido no Serviço de Cardiologia, com diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Portador de miocardiopatia dilatada, refere ter abandonado o tratamento ambulatoria há 2 meses e queixa-se de cansaço aos pequenos esforços, angina e edema em membros inferiores, dizendo "naõ consegue trabalhar como mecânico". Na sua prescrição tem-se: digoxina 0,25 mg, via oral, 1 vez ao dia e Furosemida 40 mg, via oral, 1 vez ao dia. Ao prestar assistência ao Sr. Raul, a Enf. Suzana deve ter o seguinte cuidado:
		
	
	estabelecer repouso absoluto no leito
	
	instalar cateter vesical de demora
	 
	atentar para sinais de sobrecarga hídrica
	
	realizar avaliação neurológica rigorosa
	
	estimular exercícios físicos ativos
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604444812)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a assistência de enfermagem às alterações cardiovasculares é correto afirmar:
		
	 
	No envelhecimento a dor é um sintoma típico.
	 
	A camada muscular do ventrículo esquerdo se torna mais fina, por isso a elasticidade miocárdica diminui;
	 
	O lado esquerdo do coração está envolvido com a circulação pulmonar;
	 
	O tratamento da angina visa aumentar o suprimento de oxigênio para omúsculo cardíaco e diminuir as demandas de oxigênio do coração;
	 
	A angina é dor ou desconforto no peito causada pela pouca ejeção de sangue para a circulação sistêmica;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604445278)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a alternativa que contempla o tipo(s) de hepatite(s) cuja a transmissão é fecal-oral:
		
	 
	A
	
	A, C
	
	B, C
	
	C, D
	 
	A, E
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604444901)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os sintomas da asma pioram à noite e no início da manhã, também em resposta a exercícios físicos, exposição a alérgenos e poluição ambiental. O paciente com quadro de asma apresenta como sintomas principais:
		
	
	desnutrição, tosse crônica sem sibilância, disfonia e dispneia.
	
	vômitos matutinos, desconforto abdominal, ortopneia e cianose.
	 
	sibilância, dispneia, desconforto torácico e tosse.
	
	extremidades frias, sudorese, palidez e taquipneia.
	
	estertores, desconforto torácico, tosse crônica sem dispneia e taquipneia.

Continue navegando