Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) Direito Empresarial e do Consumidor

User badge image
Robson Goes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A sociedade empresária tem sua previsão legal no art. 981 do Código Civil. O principal objetivo é exercer atividade econômica, através da prestação de serviços e produção de bens. Contudo, existem regras para a constituição de uma sociedade empresária. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A sociedade empresária pode ser constituída, dentre outros, através de um contrato verbal.
II- Sua finalidade pode ser sem fins lucrativos ou econômicos.
III- A personalidade jurídica da sociedade é adquirida com o depósito de seu contrato social ou estatuto no registro competente.
IV- Possui objetivo econômico, ou seja, finalidade de lucro.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Estabelecidas as relações de consumo, os fornecedores têm responsabilidades quanto aos produtos e serviços que são disponibilizados para o mercado de consumo. Esta responsabilidade do fornecedor faz referência ao produto e ao serviço.
Com relação a essa responsabilidade do fornecedor, assinale a alternativa CORRETA:
A A insuficiência de informações sobre os riscos do produto ou serviço identifica os defeitos de fabricação.
B A insuficiência de informação sobre a utilização dos produtos ou serviços é reconhecida como defeito de fabricação.
C Os defeitos encontrados em razão de falhas de manipulação ou acondicionamento são reconhecidos como defeitos de fabricação.
D Os defeitos originados das falhas de projeto ou de fórmula são identificados como defeitos de concepção.

O código de Defesa do Consumidor contempla em seus artigos os direitos básicos garantidos ao consumidor. Tais direitos foram reconhecidos através da resolução nº 32/248, de 1985, da ONU.
Sobre esses direitos, analise as seguintes sentenças:
I- As informações dos produtos deverão ser trazidas de forma clara e em linguagem de fácil entendimento.
II- As cláusulas contratuais tidas como abusivas e desproporcionais poderão ser anuladas pelo juiz.
III- O consumidor poderá utilizar a seu favor a inversão do ônus da prova, por ser considerado a parte mais fraca na relação de consumo.
IV- O consumidor é livre para escolher o produto que desejar, mas, por exemplo, pode o banco liberar o financiamento somente com a venda casada de um seguro de vida.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor ? CDC.
Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
a) Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
b) Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
c) Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
d) Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.

Determinados órgãos e mecanismos de defesa do consumidor, reconhecidos na esfera federal, estadual e municipal, são responsáveis pela tutela administrativa das relações consumeristas.
Sobre quais são elas, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

A proteção do consumidor foi o objetivo principal do legislador ao normatizar o Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa.
Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
( ) Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
( ) A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
( ) Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
( ) Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial.
Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
( ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
( ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
( ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Quando da constituição das sociedades, temos a consolidação no contrato social da responsabilidade dos sócios na constituição desta 'empresa'.
Com relação a esta responsabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade limitada determina que, não sendo suficiente o patrimônio da sociedade para quitação dos credores, será utilizado o patrimônio particular do sócio.
II- A existência de parte da sociedade com sócios de responsabilidade limitada e parte dos sócios de responsabilidade ilimitada classifica a sociedade como mista.
III- A sociedade anômima é reconhecida como sociedade limitada, em que seus sócios respondem até o seu capital social integralizado na sociedade.
IV- Reconhecemos na sociedade comandita por ações uma das sociedades constituídas como limitadas.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Código de Defesa do Consumidor tem como pressuposto proteger todos aqueles envolvidos nas práticas comerciais. A ideologia trazida neste texto jurídico é a de defender os envolvidos de eventuais abusos. Dentre as práticas comerciais reconhecidas, temos a oferta e a publicidade.
Sobre as práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
I- No momento do uso da prática comercial da publicidade, o fornecedor deve informar situações verdadeiras e reais, pois deverá cumprir com todas as descrições do produto ou serviço divulgadas.
II- Esconder parcialmente alguma informação ou divulgar falsa informação caracteriza a situação de publicidade abusiva.
III- Quando o consumidor é levado a cometer um erro na aquisição de produto ou contratação de serviço por falta de informação, temos a prática da publicidade abusiva.
IV- A publicidade que incentiva a violência, que explora as questões de superstição e desrespeita valores ambientais é reconhecida como publicidade enganosa.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

A Lei n. 8.078/90 foi promulgada em 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor, além de outras providências, e é reconhecida como Código de Defesa do Consumidor.
Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Temos na informação dos direitos e deveres vinculados às relações de consumo uma das finalidades do Código de Defesa do Consumidor.
( ) O CDC é reconhecido como norma pública e igualmente como legislação multidisciplinar, relacionando-se com outros ramos do direito.
( ) A característica de norma de interesse social traz a possibilidade do CDC ser contrariado pelo acordo entre fornecedores de produtos e serviços e o consumidor.
( ) A proteção do consumidor pela determinação de procedimentos e fixação de sanções é finalidade do Código de Defesa do Consumidor.
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

(ENADE, 2015) A Administração Pública contratou, por meio de licitação pública, determinada empresa para a execução de uma obra de engenharia.
Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Administração Pública agiu equivocadamente, pois estaria obrigada, por força da lei, a proceder à nova licitação para a conclusão da obra.
II- A dispensa de licitação requer que seja observada a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

(ENADE, 2015) A.S.C. propôs reclamação trabalhista, com base no artigo 7º da Constituição Federal, em face das reclamadas, Alfa S.A e Banco Beta S.A.
Com base na situação descrita, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Não há relação de trabalho entre o Reclamante e o Banco Beta S.A. e, por conseguinte, este não deve responder pela rescisão contratual.
II- Deve ser declarada a revelia da atividade Alfa S.A., razão pela qual não poderá mais constar nos autos como Reclamada.
III- As atividades empresárias Alfa S.A. e Banco Beta S.A. respondem subsidiariamente por todas as verbas trabalhistas devidas ao Reclamante.
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A sociedade empresária tem sua previsão legal no art. 981 do Código Civil. O principal objetivo é exercer atividade econômica, através da prestação de serviços e produção de bens. Contudo, existem regras para a constituição de uma sociedade empresária. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A sociedade empresária pode ser constituída, dentre outros, através de um contrato verbal.
II- Sua finalidade pode ser sem fins lucrativos ou econômicos.
III- A personalidade jurídica da sociedade é adquirida com o depósito de seu contrato social ou estatuto no registro competente.
IV- Possui objetivo econômico, ou seja, finalidade de lucro.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Estabelecidas as relações de consumo, os fornecedores têm responsabilidades quanto aos produtos e serviços que são disponibilizados para o mercado de consumo. Esta responsabilidade do fornecedor faz referência ao produto e ao serviço.
Com relação a essa responsabilidade do fornecedor, assinale a alternativa CORRETA:
A A insuficiência de informações sobre os riscos do produto ou serviço identifica os defeitos de fabricação.
B A insuficiência de informação sobre a utilização dos produtos ou serviços é reconhecida como defeito de fabricação.
C Os defeitos encontrados em razão de falhas de manipulação ou acondicionamento são reconhecidos como defeitos de fabricação.
D Os defeitos originados das falhas de projeto ou de fórmula são identificados como defeitos de concepção.

O código de Defesa do Consumidor contempla em seus artigos os direitos básicos garantidos ao consumidor. Tais direitos foram reconhecidos através da resolução nº 32/248, de 1985, da ONU.
Sobre esses direitos, analise as seguintes sentenças:
I- As informações dos produtos deverão ser trazidas de forma clara e em linguagem de fácil entendimento.
II- As cláusulas contratuais tidas como abusivas e desproporcionais poderão ser anuladas pelo juiz.
III- O consumidor poderá utilizar a seu favor a inversão do ônus da prova, por ser considerado a parte mais fraca na relação de consumo.
IV- O consumidor é livre para escolher o produto que desejar, mas, por exemplo, pode o banco liberar o financiamento somente com a venda casada de um seguro de vida.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor ? CDC.
Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
a) Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
b) Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
c) Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
d) Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.

Determinados órgãos e mecanismos de defesa do consumidor, reconhecidos na esfera federal, estadual e municipal, são responsáveis pela tutela administrativa das relações consumeristas.
Sobre quais são elas, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e III estão corretas.
d) As opções I e II estão corretas.

A proteção do consumidor foi o objetivo principal do legislador ao normatizar o Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa.
Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
( ) Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
( ) A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
( ) Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
( ) Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - F.

A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial.
Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
( ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
( ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
( ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - F.

Quando da constituição das sociedades, temos a consolidação no contrato social da responsabilidade dos sócios na constituição desta 'empresa'.
Com relação a esta responsabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade limitada determina que, não sendo suficiente o patrimônio da sociedade para quitação dos credores, será utilizado o patrimônio particular do sócio.
II- A existência de parte da sociedade com sócios de responsabilidade limitada e parte dos sócios de responsabilidade ilimitada classifica a sociedade como mista.
III- A sociedade anômima é reconhecida como sociedade limitada, em que seus sócios respondem até o seu capital social integralizado na sociedade.
IV- Reconhecemos na sociedade comandita por ações uma das sociedades constituídas como limitadas.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Código de Defesa do Consumidor tem como pressuposto proteger todos aqueles envolvidos nas práticas comerciais. A ideologia trazida neste texto jurídico é a de defender os envolvidos de eventuais abusos. Dentre as práticas comerciais reconhecidas, temos a oferta e a publicidade.
Sobre as práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
I- No momento do uso da prática comercial da publicidade, o fornecedor deve informar situações verdadeiras e reais, pois deverá cumprir com todas as descrições do produto ou serviço divulgadas.
II- Esconder parcialmente alguma informação ou divulgar falsa informação caracteriza a situação de publicidade abusiva.
III- Quando o consumidor é levado a cometer um erro na aquisição de produto ou contratação de serviço por falta de informação, temos a prática da publicidade abusiva.
IV- A publicidade que incentiva a violência, que explora as questões de superstição e desrespeita valores ambientais é reconhecida como publicidade enganosa.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

A Lei n. 8.078/90 foi promulgada em 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor, além de outras providências, e é reconhecida como Código de Defesa do Consumidor.
Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Temos na informação dos direitos e deveres vinculados às relações de consumo uma das finalidades do Código de Defesa do Consumidor.
( ) O CDC é reconhecido como norma pública e igualmente como legislação multidisciplinar, relacionando-se com outros ramos do direito.
( ) A característica de norma de interesse social traz a possibilidade do CDC ser contrariado pelo acordo entre fornecedores de produtos e serviços e o consumidor.
( ) A proteção do consumidor pela determinação de procedimentos e fixação de sanções é finalidade do Código de Defesa do Consumidor.
a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - V.

(ENADE, 2015) A Administração Pública contratou, por meio de licitação pública, determinada empresa para a execução de uma obra de engenharia.
Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Administração Pública agiu equivocadamente, pois estaria obrigada, por força da lei, a proceder à nova licitação para a conclusão da obra.
II- A dispensa de licitação requer que seja observada a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

(ENADE, 2015) A.S.C. propôs reclamação trabalhista, com base no artigo 7º da Constituição Federal, em face das reclamadas, Alfa S.A e Banco Beta S.A.
Com base na situação descrita, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Não há relação de trabalho entre o Reclamante e o Banco Beta S.A. e, por conseguinte, este não deve responder pela rescisão contratual.
II- Deve ser declarada a revelia da atividade Alfa S.A., razão pela qual não poderá mais constar nos autos como Reclamada.
III- As atividades empresárias Alfa S.A. e Banco Beta S.A. respondem subsidiariamente por todas as verbas trabalhistas devidas ao Reclamante.
a) I e II, apenas.
b) III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423615) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8133654
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A sociedade empresária tem sua previsão legal no art. 981 do Código Civil. O principal objetivo é exercer atividade econômica, através da prestação de serviços e produção de bens. Contudo, existem regras para a constituição de uma sociedade empresária. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir:
I- A sociedade empresária pode ser constituída, dentre outros, através de um contrato verbal.
II- Sua finalidade pode ser sem fins lucrativos ou econômicos.
III- A personalidade jurídica da sociedade é adquirida com o depósito de seu contrato social ou estatuto no registro competente.
IV- Possui objetivo econômico, ou seja, finalidade de lucro.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Estabelecidas as relações de consumo, os fornecedores têm responsabilidades quanto aos produtos e serviços que são disponibilizados para o mercado de consumo. Esta responsabilidade do fornecedor faz referência ao produto e ao serviço. Com relação a essa responsabilidade do fornecedor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A insuficiência de informação sobre a utilização dos produtos ou serviços é reconhecida como defeito de fabricação.
	 b)
	Os defeitos originados das falhas de projeto ou de fórmula são identificados como defeitos de concepção.
	 c)
	Os defeitos encontrados em razão de falhas de manipulação ou acondicionamento são reconhecidos como defeitos de fabricação.
	 d)
	A insuficiência de informações sobre os riscos do produto ou serviço identifica os defeitos de fabricação.
	3.
	O código de Defesa do Consumidor contempla em seus artigos os direitos básicos garantidos ao consumidor. Tais direitos foram reconhecidos através da resolução nº 32/248, de 1985, da ONU. Sobre esses direitos, analise as seguintes sentenças:
I- As informações dos produtos deverão ser trazidas de forma clara e em linguagem de fácil entendimento.
II- As cláusulas contratuais tidas como abusivas e desproporcionais poderão ser anuladas pelo juiz.
III- O consumidor poderá utilizar a seu favor a inversão do ônus da prova, por ser considerado a parte mais fraca na relação de consumo.
IV- O consumidor é livre para escolher o produto que desejar, mas, por exemplo, pode o banco liberar o financiamento somente com a venda casada de um seguro de vida.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor ? CDC. Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
	 b)
	Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.
	 c)
	Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
	 d)
	Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
	5.
	Determinados órgãos e mecanismos de defesa do consumidor, reconhecidos na esfera federal, estadual e municipal, são responsáveis pela tutela administrativa das relações consumeristas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre quais são elas, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	6.
	A proteção do consumidor foi o objetivo principal do legislador ao normatizar o Código de Defesa do Consumidor. Um dos segmentos em que esta proteção também se evidencia é nas práticas comerciais da oferta, da publicidade e da propaganda abusiva ou enganosa. Com relação a essas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
(    ) Nas situações de venda por telefone, a indicação do nome do fabricante na embalagem é facultativa.
(    ) A publicidade de produtos ou serviços deve ser clara e adequada, contendo informações verídicas e reais.
(    ) Esconder informação importante que deve estar vinculada ao produto ou serviço constitui forma de propaganda abusiva.
(    ) Induzir o consumidor ao erro por informação falsa ou por falta de informação é denominada de publicidade enganosa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V .
	7.
	A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial. Neste ramo do direito, encontramos descritos os conceitos que fazem referência à atividade empresária, dentre eles o de empresário de sociedade empresária e outros importantes para seu desenvolvimento e execução. Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
(    ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
(    ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
(    ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Quando da constituição das sociedades, temos a consolidação no contrato social da responsabilidade dos sócios na constituição desta "empresa". Desta forma, encontramos no Direito Empresarial a identificação dos sócios quando relacionados à sua responsabilidade diante desta sociedade. Com relação a esta responsabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade limitada determina que, não sendo suficiente o patrimônio da sociedade para quitação dos credores, será utilizado o patrimônio particular do sócio.
II- A existência de parte da sociedade com sócios de responsabilidade limitada e parte dos sócios de responsabilidade ilimitada classifica a sociedade como mista.
III- A sociedade anômima é reconhecida como sociedade limitada, em que seus sócios respondem até o seu capital social integralizado na sociedade.
IV- Reconhecemos na sociedade comandita por ações uma das sociedades constituídas como limitadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	O Código de Defesa do Consumidor tem como pressuposto proteger todos aqueles envolvidos nas práticas comerciais. A ideologia trazida neste texto jurídico é a de defender os envolvidos de eventuais abusos. Dentre as práticas comerciais reconhecidas, temos a oferta e a publicidade. Sobreas práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
I- No momento do uso da prática comercial da publicidade, o fornecedor deve informar situações verdadeiras e reais, pois deverá cumprir com todas as descrições do produto ou serviço divulgadas.
II- Esconder parcialmente alguma informação ou divulgar falsa informação caracteriza a situação de publicidade abusiva.
III- Quando o consumidor é levado a cometer um erro na aquisição de produto ou contratação de serviço por falta de informação, temos a prática da publicidade abusiva.
IV- A publicidade que incentiva a violência, que explora as questões de superstição e desrespeita valores ambientais é reconhecida como publicidade enganosa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A Lei n. 8.078/90 foi promulgada em 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor, além de outras providências, e é reconhecida como Código de Defesa do Consumidor. A criação do código foi pressuposto instituído pela Constituição Federal de 1988. Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Temos na informação dos direitos e deveres vinculados às relações de consumo uma das finalidades do Código de Defesa do Consumidor.
(    ) O CDC é reconhecido como norma pública e igualmente como legislação multidisciplinar, relacionando-se com outros ramos do direito.
(    ) A característica de norma de interesse social traz a possibilidade do CDC ser contrariado pelo acordo entre fornecedores de produtos e serviços e o consumidor.
(    ) A proteção do consumidor pela determinação de procedimentos e fixação de sanções é finalidade do Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2015) A Administração Pública contratou, por meio de licitação pública, determinada empresa para a execução de uma obra de engenharia. Em virtude de sucessivos atrasos no pagamento, tornou-se inviável a conclusão da obra pela empresa, tendo, então, as partes optado pela resilição do contrato. Nova empresa foi contratada para a conclusão dos serviços, com dispensa de licitação. 
Com base na situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Administração Pública agiu equivocadamente, pois estaria obrigada, por força da lei, a proceder à nova licitação para a conclusão da obra. 
PORQUE
II- A dispensa de licitação requer que seja observada a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2015) A.S.C. propôs reclamação trabalhista, com base no artigo 7º da Constituição Federal, em face das reclamadas, Alfa S.A e Banco Beta S.A. Alegou que fora contratado pela atividade empresária Alfa S.A. para laborar na limpeza em benefício do Banco Beta S.A., tendo sido dispensado, sem justa causa, após três anos de prestação contínua de serviços. Alegou, ainda, que, passados onze meses da data da rescisão, não recebera qualquer verba rescisória, sequer o adicional noturno e plantões extras. 
Na audiência de instrução e julgamento, a atividade empresária Banco Beta S.A. alegou ilegitimidade passiva por jamais ter havido qualquer relação empregatícia entra ela e o Reclamante. Alfa S.A., regularmente citada, não foi representada na audiência, não tendo comparecido pessoa responsável pela atividade empresária. 
Com base na situação descrita, avalie as afirmações a seguir:
I- Não há relação de trabalho entre o Reclamante e o Banco Beta S.A. e, por conseguinte, este não deve responder pela rescisão contratual. 
II- Deve ser declarada a revelia da atividade Alfa S.A., razão pela qual não poderá mais constar nos autos como Reclamada. 
III- As atividades empresárias Alfa S.A. e Banco Beta S.A. respondem subsidiariamente por todas as verbas trabalhistas devidas ao Reclamante. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	III, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I, apenas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina