Buscar

São consideradas características típicas da célula vegetal

Prévia do material em texto

São consideradas características típicas da célula vegetal: a parede celular, os plastídios ou plastos e os vacúolos.
A parede da célula vegetal envolve a membrana plasmática, que circunda o citoplasma, no qual está contido o núcleo. A parede da célula vegetal envolve a membrana plasmática, que circunda o citoplasma, no qual está contido o núcleo.
Plastos ou Plastídios: São organelas derivadas de cianobactérias que contêm seu próprio genoma e se autoduplicam. Assim como as mitocôndrias, parecem ser remanescentes de organismos que estabeleceram relações simbióticas com os ancestrais dos eucariotos atuais.
Estrutura e composição dos plastos: São organelas com formas e tamanhos diferentes. Classificam-se de acordo com a presença ou ausência de pigmento ou com o tipo de substância acumulada. Há três grandes grupos de plastídios: cloroplastos, Cromoplastos e Leucoplastos
Cloroplastos : um tipo de plasto que tem como principal pigmento a clorofila, portanto capaz de sintetizar o próprio alimento. Sendo uns dos plastos com estrutura mais complexa. CROMOPLASTOS: são portadores de pigmentos carotenóides, sendo encontrados em pétalas e outras partes coloridas de flores, em frutos e em algumas raízes. tem a capacidade de sintetizar e acumular pigmentos. Tipos: Eritroplastos: rico em licopeno, pigmento vermelho, esses cromoplastos se desenvolvem em frutos maduros e tomate. Xantoplastos: com xantofila, pigmento amarelo. Encontrado em órgãos que não entram em contato direto com a luz solar, desempenhando função de reserva.
Os leucoplastos não possuem pigmentos e podem armazenar várias substâncias. Tipo: Amiloplastos: armazenam amido, ocorrendo por exemplo em tubérculos de batata inglesa. Nos amiloplastos o sistema de tilacóides é reduzido. Elaioplastos ou Oleoplastos: lipídios. Proteoplastos: proteínas . 
Parede Celular: Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular. Formada nos primeiros estágios de desenvolvimento da célula vegetal. É parte integrante da célula vegetal e é modificada durante o desenvolvimento e crescimento da célula. Devido à presença da parede celular a distensão do protoplasto fica restrita, definindo-se o tamanho e a forma da célula na maturidade. Funções: Conter o protoplasto, conferindo forma e rigidez à célula; Prevenir a ruptura da membrana plasmática pela entrada de água na célula; Ser portadora de enzimas relacionadas a vários processos metabólicos. Composição Química: Substâncias orgânicas: CELULOSE, hemicelulose e pectinas . Proteínas: extensina – dá rigidez à parede. alfa – expansina – que atua na expansão irreversível da parede. Enzimas peroxidases, fosfatases, endoglucanases, xiloglucanoendotransglicosilases e pectinases. Lipídios: suberina, cutina e ceras tornam a parede celular impermeável à água. Substâncias inorgânicas: sílica e cristais. Estrutura : Parede celular: Lamela Média . Parede celular primária . Parede celular secundária: S1 S2 S3. FORMAÇÃO DA PAREDE CELULAR: 
Campo de pontoação: Durante a formação da lamela média e da parede primária, porções do retículo endoplasmático (desmotúbulo) ficam retidos entre as vesículas que estão fundindo-se, originando os futuros plasmodesmos . Estes são pequeníssimos orifícios da parede celular, revestidos por membrana plasmática, conectando o lume do retículo endoplasmático de uma célula com o de outra, sua vizinha, e também o citossol. Assim, os plasmodesmos possibilitam a continuidade protoplasmática entre uma célula e outra.
Vacúolo: É uma estrutura característica da célula vegetal. Em virtude da pressão exercida por esta organela, a fina camada de citoplasma mostra-se disposta junto à membrana plasmática. O vacúolo normalmente ocupa considerável volume da célula, chegando a ser o seu maior compartimento. Estrutura: É delimitado por apenas uma membrana lipoprotéica denominada tonoplasto. Origem: sistema de membranas do complexo de Golgi.. O tamanho do vacúolo aumenta à medida que o tonoplasto incorpora vesículas derivadas do aparelho de Golgi na face de maturação. Funções: Participa de vários processos metabólicos celulares, tendo diferentes funções e propriedades, dependendo do tipo de célula em questão. Osmoticamente ativo, desempenha papel dinâmico no crescimento e desenvolvimento da planta. Durante o alongamento celular, compostos orgânicos e inorgânicos são acumulados no vacúolo, e estes solutos originam um gradiente de potencial osmótico, responsável pela pressão de turgor. 
Substâncias Ergásticas: produtos do metabolismo celular. Localização: parede celular e nos vacúolos. Substâncias: materiais de reserva e/ou produtos descartados pelo metabolismo da célula. Pode estar sob a forma de cristais, com por exemplo os cristaisprismáticos, as ráfides e drusas de oxalato de cálcio ou de cistólito de carbonato de cálcio. Substâncias orgânicas: substâncias fenólicas, resinas, gomas, látex. idioblastos.: as células que contém as substâncias ergásticas são diferentes morfologica e fisiologicamente das demais células do tecido e, neste caso, recebem o nome de idioblastos.

Continue navegando