PROJETO PRÉ PRONTO
2 pág.

PROJETO PRÉ PRONTO

Disciplina:Psicologia Preventiva12 materiais460 seguidores
Pré-visualização1 página
INTERVENÇÃO PARA PPS
Com tudo, para um bom desenvolvimento pessoal e social é promovido através deste projeto um constante processo de aprendizagem onde o indivíduo é o ser mais necessitado de ferramentas e habilidades para o seu desenvolvimento. São fatores sociais, biológicos ou históricos que influenciam na formação do sujeito porém, isoladamente não determinam sua constituição. Como Vygotsky, 2001 (apud Mello; Teixeira, 2012) afirma que o comportamento humano é formado por peculiaridades, condições sócias e biológicas do seu crescimento.
Mello; Teixeira (2012), o homem é um ser social desde o início do seu nascimento e suas manifestações acontecem porque existe um outro ser social. Assim, o indivíduo ao conviver com outras pessoas efetua troca de informações e experiências, objetivando um papel fundamental no desenvolvimento da mente. A partir da interação social, ocorre o aprimoramento das estruturas mentais e estabelecem o processo de aprendizagem.
O conhecimento é emergido na interação dos indivíduos entre si. Quando agimos sobre o objeto e possibilitamos a ação destes, o homem amplia sua capacidade de conhecer (MELLO; TEIXEIRA, 2012).
Para que haja mais aproximação entre os seres propomos dinâmicas que favoreçam a interação, a aprendizagem, o autoconhecimento, a dissolução de grupos fechados e a manifestação pessoal sobre os demais.
Assim, propomos a dinâmica de grupo: Para reconhecimento do grupo:
Esta dinâmica de grupo tem como objetivo fazer com que os participantes se conheçam, interajam e criem laços que poderão contribuir com as atividades diárias do ambiente universitário.

Material utilizado
Folha de papel e caneta
Como é feita?
O condutor da dinâmica deve distribuir um papel e uma caneta para cada um dos participantes, pedindo para que escrevam coisas sobre sua vida pessoal e personalidade. Este processo deve demorar, no máximo, 10 minutos.
Em seguida, o condutor deve recolher as folhas, misturá-las e distribuí-las. Cada participante deve, então, ler as informações escritas e tentar descobrir a pessoa a quem se refere o conteúdo, justificando sua escolha.

REFERÊNCIAS
MELLO, E. F. F.; TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por Vygotsky e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. ANPED/SUL, 9, 2012 Anais… 2012. Disponível: em http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/6/871. Acessado 24, setembro de 2018.