Buscar

6466-aula fisio6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Departamento de Ciências da Saúde
Curso de Educação Física
Pressão Arterial
Profª MSc. Núbia Cristina Freitas
*
Pressão Arterial
A pressão arterial é pulsátil porque, a cada batimento cardíaco, uma pequena quantidade de sangue é bombeada pelo coração para a aorta.
Pressão Sistólica e diastólica: Pressão máxima medida durante o ciclo de pressão cardíaca e pressão mínima medida, respectivamente.
A pressão normal é 120/80 mm Hg. A pressão sistólica e diastólica variam com a idade.
Sistema de registro direto das pressões: quando o vaso onde vai ser medido a pressão é ligado a uma câmara pequena que tem uma de suas paredes formadas por delgada membrana elástica. Quando a pressão aumenta a membrana é estofada para fora, quando diminui fica puxada para o interior da câmara.
*
O movimento da membrana ativa um sensor elétrico e sua voltagem é amplificada e registrada em tira móvel de papel. Seus registros ocorrem em 0,01 segundos. Esse é o transdutor eletrônico de membrana.
Medida indireta das pressões pelo método auscultório:
Método empregado como rotina, nos consultórios médicos, para a medida das pressões. Uso do estetoscópio e um manômetro. 
Pressões nos diversos pontos da circulação sistêmica:
Pressão na aorta tem valor em torno de 100 mm Hg, caindo para 85 mm Hg no fim das pequenas artérias. Essa pressão cai outros 55 mm Hg nas arteríolas, atingindo valor de 30 mmHg, no trecho inicial dos capilares.
*
No término dos capilares, a pressão é usualmente em torno de 10 mm Hg, diminuindo gradativamente nas vênulas, diminuindo gradativamente nas vênulas e grandes, até atingir 0 mm Hg no átrio direito.
Pressão Arterial Média: a pressão arterial média é medida durante todo o ciclo do pulso de pressão. Por isso quando se mede a pressão média, ela fica mais perto do valor da pressão diastólica do que sistólica.
Débito Cardíaco e Fluxo sanguíneo: a quantidade de sangue que é bombeada pelo coração da pessoa em repouso é de aproximadamente de 5 L/min. Esse volume é chamado de débito cardíaco (ou volume-minuto), chegando a aumentar até 25 a 35 litros/min durante exercício muito intenso.
*
Esse fluxo também pode diminuir, após hemorragia até 1,5 L/min sem causar a morte imediata se não durar mais que duas horas.
Fluxo sanguíneo para as diferentes partes dos órgãos:
Cérebro ................................14%................700 ml/min
Coração.................................04%................200ml/min
Brônquios.............................02%................100ml/min
Rins.......................................22%................1.100ml/min
Fígado...................................27%................1.350ml/min
Músculo ...............................15%................. 750ml/min
Osso......................................5%.................. ..250ml/min
Pele (frio)...............................6%................. ..300ml/min
Glândula tireóide..................1%.................... .50ml/ml
Glândulas supra-renais.........0,5% .................25ml/min
Outros tecidos .......................3,5...................175ml/min
TOTAL ...................................100%.................5.000ml/min
* Baseado principalmente em dados compilados pelo Dr. L. A. Sapirstein.
*
Controle Neural: o controle a curto prazo, durante períodos de segundos ou de minutos, é realizado quase que integralmente por reflexos nervosos. Um dos mais importantes desses reflexos é o reflexo barorreceptor. 
Quando a pressão arterial fica muito aumentada, ocorre distenção e excitação de receptores neurais especiais, os barorreceptores, situados nas paredes da aorta e da artéria carótida interna. 
Esses barorreceptores enviam sinais desde o bulbo, pelo sistema nervoso autonômico, para provocar (a) lentificação do coração, (b) força de contração cardíaca diminuída, (c) dilatação das arteríolas e (d) dilatação das grandes veias que, em conjunto, atuam no sentido de fazer com que a pressão arterial baixe até o valor normal. 
Efeitos exatamente opostos ocorrem quando a pressão arterial fica demasiadamente baixa e os barorreceptores deixam de ser estimulados. 
*
Sistema Barorreceptor
*
*
*
*
Controle renal: os rins são responsáveis quase que inteiramente pelo controle a longa prazo da pressão arterial. Atuam por meio de dois mecanismos muito importantes para o controle da pressão arterial: 
um deles é o mecanismo hemodinâmico, o outro é o mecanismo hormonal. 
O mecanismo hemodinâmico é muito simples. Quando a pressão aumenta acima do normal, a pressão excessiva nas artérias renais faz com que o rim filtre quantidades aumentadas de líquido e, portanto, que também excrete quantidades aumentadas de água e sal. A perda dessa água e desse sal diminui o volume sangüíneo, o que faz com que a pressão retorne aos valores normais. 
De modo inverso, quando a pressão cai abaixo do valor normal, os rins retêm água e sal até que a pressão retorne ao normal. 
*
Controle hormonal: vários hormônios desempenham papéis importantes no controle da pressão, mas o de maior significação é o sistema renina-angiotensina.
 Quando a pressão cai a valores insuficientes para manter o fluxo sangüíneo normal pelos rins, que, pelas células justaglomerulares secretam a renina. 
A renina por sua vez, atua como enzima, convertendo uma das proteínas plasmáticas, o substrato de renina, no hormônio angiotensina I. 
Esse hormônio tem efeito relativamente pouco intenso sobre a circulação, mas é rapidamente convertido em um segundo hormônio, a angiotensina II que produz a vasoconstrição nas arteríolas, o que faz com que a pressão aumente até seu nível normal. 
A angiotensina II também é responsável pela estimulação do córtex supra-renal a secretar a aldosterona, ela exerce efeito direto sobre o rim, para reduzir a excreção tanto de água como de sal pela urina. Como conseqüência, tanto a água como o sal ficam retidos no sangue, o que aumenta o volume sangüíneo, fazendo com que a pressão arterial volte ao normal. 
*
Controle Renal
*
*
*
*
DÉBITO CARDÍACO
*
*
*
*
*
Lei do coração: A quantidade de sangue que é bombeada pelo coração é normalmente determinada pela quantidade de sangue que chega ao átrio direito, trazido pelas grandes veias (lei de Frank-Starling).
Doenças valvulares Cardíacas:
Estenose Valvular: quando na febre reumática(doença auto-imune, ou seja, decorre de um distúrbio do sistema de defesa do organismo, que passa a atacar tecidos do próprio paciente, gerando a doença) os orifícios valvulares ficam tão estreitos por tecido fibroso cicatricial que o sangue só pode fluir com grande dificuldade.
Insuficiência valvular: regurgitação do sangue. Ao contrário da estenose, elas ficam muito erodidas de modo que não fecham.
Edema pulmonar na doença valvular cardíaca: a lesão grave na válvula mitral provoca o represamento excessivo do sangue no átrio esquerdo e nos pulmões, causando edema (refere-se a um acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial) pulmonar grave .
*
Acidente Vascular cerebral (AVC): quando um vaso sanguíneo que leva sangue para parte importante do cérebro é subitamente bloqueado ou quando um vaso cerebral é rompido, diz-se que o paciente teve um AVC. Isso ocorre em 10% das pessoas.
Isquemia: falta de suprimento sangüíneo para um tecido.
Trombose: Trombose é a formação de um trombo (coágulo de sangue) no interior de um vaso sanguíneo. Tromboembolia seria o termo usado para descrever tanto a trombose quanto sua complicação que seria o embolismo. 
Infarto: Um infarto é definido como uma lesão tecidual isquêmica irreversível, isto é, devida à falta de oxigênio e nutrientes, geralmente associado a um defeito da perfusão sanguínea (oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa). Esta situação vai levar à morte celular (necrose), a qual vai desencadear uma reação inflamatória
local. Nem todos os infartos são detectados clinicamente, pois alguns não condicionam alterações funcionais significativas (micro-infartos), sendo apenas detectados através da dosagem de enzimas marcadoras de necrose.
O infarto mais conhecido é o infarto do miocardio (IM), ou seja do músculo cardíaco. O infarto cerebral é chamado (AVC).
*
O baço e o sangue: o baço é um reservatório sanguíneo, que pode chegar a 1.000 ml como atingir 50 ml. Ele fagocita o sangue por meio de células reticuloendoteliais. O baço armazena porcentagem maior de glóbulos vermelhos do que plasma, mas se necessário são liberados para a corrente sanguínea.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais