Buscar

P1 – HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

P1 – HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
PROF. WILMAR LUIZ BARTH
O que é humanismo e cultura religiosa?
O nome humanismo surgiu na Renascença, para a cultura grega o homem era considerado um animal racional, o que nos distingue dos animais são nosso questionamentos – quem somo? De onde viemos? Para onde vamos?
O humanismo e Cultura Religiosa está junto com a filosofia, psicologia e sociologia, o objetivo é o conhecimento e a reflexão da constituição espiritual do homem.
Texto - Carta de um pai a seu filho estudante
Texto fala sobre um filho que não queria freqüentar as aulas de religião e queria autorização do pai.
O pai considera que o filho precisa estudar religião mesmo ele não sendo adepto a nenhuma crença, pois o mundo discute constantemente sobre o assunto, pois a religião está nas obras de arte, nas guerras passadas, não é questão de imitar os fiéis ou se converter, mas conhecer o contexto e respeitar.
Texto - Religião crer ou consumir?
Um aluno do curso de teologia descobriu uma família de trezes pessoas as quais, dois filhos não tinham religião e os outros nove eram cristãos. Esse fato está cada vez menos excepcional nos dias de hoje, ao mesmo tempo que todos procuram crer em um ser superior, há também uma “guerra”, pois uma mesma religião possui diferentes formas de fazer o seu “show” e ajudar os fies a encontrar suas respostas, com isso fica a escolha do ser humano para qual igreja/ religião seguir. Essa autonomia cristã se denomina PLURALISMO. A pessoa busca o que “quer” e a religião “oferece” sua resposta a sua maneira.
Texto – Religião do consumo
Um consultor londrino constatou que as pessoas preferem ir ao shopping do que ao culto e que seu valor estava relacionado ao que ele tinha, essa nova “religião” é egoísta, não favorece a solidariedade e sim a competitividade.
Texto – Superstição e a busca por proteção
A superstição tem em vista interferir no “sobrenatural” enquanto a religião venera e se submete.
Texto – Religião Crises e Transformações
Por causa do pluralismo a religião dominante perdeu um pouco do seu espaço para as outras com o passar dos anos, sem contar com as pessoas que não possuem religião e são pertencentes do grupo “crer sem pertencer”, a religião foi se adaptando e se transformando, há pastores que chamam seus fieis de “galera”, uma revista religiosa tem como anuncio “religião e gestão”, o mercado também passou por transformações, como uma cerveja que anuncia seu produto falando que ao bebe-la você vai estar no paraíso.
Texto – O futebol como religião secular mundial
Assim como na religião no esporte a fé se destaca, no futebol existem os bordões, choros, rezas, promessas, assim como na religião. As torcidas organizadas também fazem parte, possuem sua ética, musicas, ritos. 
Texto – Ser Humano, um ser de relações?
O texto menciona como era antigamente as relações humanas, como uma pessoa que entrava em uma grande empresa, provavelmente faria uma grande carreira na mesma, hoje em dia mesmo se trabalhar para o presidente, você não tem certeza do seu futuro, hoje estamos sós mesmo cercado de gente, ou seja, laços e parcerias são tratados como coisas a serem destinadas e consumidas, não produzidas. 
Texto – A mentirosa liberdade
Falamos em sermos lives mas somos as geração do “ter de”, o que você vai ser? O que você vai estudar? Nunca usou drogas? Nunca beijou? O ser humano precisa descobrir o que realmente quer, liberdade não é correr atrás de deveres e sim de se encontrar e sobrar pouco tempo para o desgaste.

Continue navegando