Buscar

Avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201810625672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(G1 - ifba 2016) De 1500 a 1822, o Brasil foi uma das colônias portuguesas. Umas das primeiras tentativas de colonização do território foi a implantação das Capitanias Hereditárias, sobre as quais se pode afirmar que:
		
	
	as Capitanias Hereditárias não obtiveram sucesso econômico devido às rebeliões indígenas que reivindicaram a posse da terra.
	
	a Carta Foral e a Carta de Doação davam amplos poderes aos Capitães Donatários, sendo este um dos motivos que fizeram com que as Capitanias não tivessem o sucesso econômico esperado pela Coroa Portuguesa.
	
	todas as Capitanias fracassaram devido às poucas verbas oferecidas pela Coroa Portuguesa.
	 
	o gigantismo territorial, poucos recursos financeiros e altos tributos a serem pagos à Coroa Portuguesa foram alguns dos motivos que contribuíram para que as Capitanias Hereditárias não prosperassem.
	
	as Capitanias de Pernambuco e de São Vicente tiveram êxito, porque os seus respectivos Capitães Donatários não aceitaram as condições impostas pela Coroa Portuguesa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201810625473)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a proposição CORRETA. A transferência da Corte portuguesa para o Brasil teve consequências no processo de autonomia política brasileira.
		
	
	Os brasileiros, sentindo mais próximas as amarras metropolitanas, rebelaram-se e conquistaram a independência no mesmo movimento que varria as colônias ibero-americanas.
	
	A presença da monarquia no Brasil aguçou as contradições entre a Colônia e a Metrópole, levando a uma violenta separação, que se resolveu nos campos de batalha.
	 
	A presença da Corte possibilitou um grande desenvolvimento econômico, político e cultural na Colônia, o que, paradoxalmente, acabou por retardar o surgimento de um sentimento autonomista e nacionalista entre os brasileiros.
	
	Confrontada pela realidade brasileira e pelo alto grau de desenvolvimento político das instituições coloniais, a Coroa Portuguesa cedeu a independência de forma pacífica e generosa.
	 
	Foi possível ao governo metropolitano controlar o processo de independência do Brasil, que acabou ocorrendo de maneira lenta e gradual, diferentemente das demais colônias do continente sul-americano.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201810625430)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O ano de 2008 assinala os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre isso assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Chegando ao Brasil, o monarca trabalhou muito para a ampliação da cidadania.
	
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
	
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	 
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade europeia do período do que à ideia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201810625294)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema jurídico brasileiro é de tradição: A) Romano-germânica B) Anglo-saxã ... que significa que a fonte primeira do Direito a ser observada é: A) Costume; B) Precedente judicial; C) Lei; D) Jurisprudência; E) Costume e precedente judicial. Estão corretas respectivamente:
		
	
	B e E
	
	A e B
	 
	A e C
	
	A e A
	
	B e C
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201810624925)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os donatários se reservavam direitos da cobrança de impostos sobre tudo o que fosse produzido na capitania, podiam fundar vilas, bem como doar lotes de terra, chamados sesmarias ― para alguns a origem remota de latifúndios em nosso país. Em resumo, esperavam facilidades a serem oferecidas pelo governo para obter lucro. O documento jurídico que fixava os direitos e deveres dos donatários era:
		
	
	Bula papal
	
	Carta de Doação
	
	Sesmarias
	
	Alvarás
	 
	Carta Foral

Outros materiais