Buscar

questoes e conclusao relatorio influencia concentração

Prévia do material em texto

Questões
Defina velocidade de reação.
R: Velocidade de reação é definido por ser a rapidez em que produtos são formados ou a rapidez em que reagentes são consumidos.
2. Quais os efeitos, na velocidade da reação, ocasionados por: 
a) Concentração 
R: O aumento da concentração aumenta o número de colisões nas espécies reagentes, e consequentemente, sua velocidade. Embora seja uma constatação valida para a maioria dos casos, experimentalmente pode-se notar algumas particularidades como em alguns casos, se dobrarmos a concentração dos reagentes a rapidez da reação também dobra, já em outros casos quadriplica e, ainda em outras reações, a velocidade permanece constante. E nem sempre o aumento da concentração aumenta a velocidade.
b) Temperatura 
R: O aumento da temperatura provoca o aumento da energia cinética nas moléculas causando maior agitação e maior energia, diminuindo sua energia de ativação e aumentando as colisões efetivas. Sendo assim, a velocidade também aumenta.
c) Pressão 
R: O aumento da pressão também aumenta a velocidade pois ao comprimir um volume, as moléculas tendem a se colidir mais, diminuindo a energia de ativação. Porém, no caso dos sólidos e líquidos, essa variação é desprezível e, portanto, o efeito da pressão só é considerável quando todos os participantes da reação encontram-se no estado gasoso.
d) Catalisador 
R: O catalisador age na reação mudando seu mecanismo, ou seja, mudando o caminho através do qual os reagentes se transformam em produtos. Atua da mesma maneira na reação direta e inversa, não alterando o equilíbrio. A ação catalítica só é possível quando existe afinidade química entre os reagentes. É uma substância que aumenta a velocidade da reação, diminuindo a energia de ativação necessária para os reagentes atingirem o complexo ativado.
O que é molecularidade?
R: A molecularidade representa o número mínimo de moléculas ou íons reagentes necessários para que ocorram colisões e a reação possa se processar em uma única etapa (elementar).
4. Representar graficamente e dar a ordem da reação para:
 a) v = k 
 b) v = k [A]
 c) v = k [A]2 
5. De que depende a constante de velocidade de uma reação? Quando a constante de velocidade corresponde a velocidade de reação?
R: A constante K depende exclusivamente da temperatura.
Conclusão

Continue navegando