Buscar

Avaliação Sistematizada 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Leia o trecho abaixo e escolha a alternativa correta:
“A função da literatura está ligada à complexidade de sua natureza, que explica inclusive o seu papel contraditório, mas humanizador (talvez humanizador porque contraditório). Analisando-a, podemos distinguir pelo menos três faces: ela é uma construção de objetos autônomos como estrutura e significado; ela é uma forma de expressão, isto é, manifesta emoções e a visão de mundo dos indivíduos e dos grupos; ela é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa e inconsciente. [...] Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.”
(Antonio Candido, O direito à literatura.)
	
	a.
	Segundo o autor, a literatura serve para mero entretenimento: nenhum conhecimento e nenhuma mudança profunda são oferecidos aos leitores após a leitura de um livro.
	
	b.
	A literatura tem várias funções. Por isso, é uma arte menor, sempre ligada a ensinar algo. Com isso, perde seu poder de espontaneidade e encantamento, encontrados apenas em uma arte despojada de funções previamente definidas.
	
	c.
	Para garantir que uma sociedade seja justa e igualitária, não basta a literatura: é necessário, essencialmente, que os homens e mulheres que dela fazem parte tenham acesso aos bens de consumo.
	
	d.
	Respeitar os direitos humanos, segundo o autor, é promover a todos os membros de uma sociedade o acesso irrestrito ao que há de melhor em arte e literatura, instâncias capazes de humanizar e, portanto, instâncias de direito, tão importantes como moradia e comida.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão corretas.
0,15 pontos   
PERGUNTA 2
Quanto ao sistema literário brasileiro, considerando o estudo de Antonio Candido em Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, é correto afirmar que:
	
	a.
	Com a Independência do Brasil, em 1822, forjou-se uma tentativa de produzir uma literatura nova e autêntica, que nada devesse à literatura europeia, embora, de maneira, às vezes, enviesada, às vezes direta, a copiasse.
	
	b.
	Tal tentativa de afirmação de fazer nascer uma literatura brasileira era, também, um ato político, que também não deixava de esperar o reconhecimento dos países europeus.
	
	c.
	A literatura brasileira tentou, portanto, “modificar-se pelas condições de Novo Mundo” e isso deu um caráter próprio à sua formação.
	
	d.
	No Brasil, assim como em outros países do Novo Mundo, a configuração entre língua, sociedade e literatura não é um processo contínuo, que alcança pouco a pouco a maturidade. Antes, surge das diferenças entre ritmos de vida e modalidades culturais entre o conquistador e o conquistado.
	
	e.
	Todas as afirmativas estão corretas.
0,15 pontos   
PERGUNTA 3
No livro Que horas são?, o crítico literário Roberto Schwarz traça o seguinte comentário acerca do fazer artístico e também sobre a crítica cultural:
“Todo autor que se preza, quando pega a caneta, quer indicar entre outras coisas a hora histórica. Isso vale tanto para o ficcionista, como para o poeta, como para o crítico. A luta pela identificação e pela definição do que seja o atual está no centro da arte moderna. Acontece que a hora histórica não é convencional como a hora do relógio. Nem por isso ela é arbitrária. Mas é fato que a resposta a essa pergunta, por mais estudada e fundamentada que seja, sempre contém algo de engajamento, algo de aposta no futuro, sem o quê a crítica de arte é anódina.”
Sobre o trecho, é correto afirmar que:
I) O autor acredita que tanto a literatura como a crítica devem levar em conta as questões do momento histórico para produzir ou julgar obras artísticas.
II) Ainda segundo o autor, as questões históricas não precisam levam em conta, exatamente, a “hora do relógio”. Isso quer dizer que muitas vezes reviravoltas sociais, políticas ou econômicas que aconteceram há anos podem ter resultados somente no presente; podem não ter resultados aparentes; mas, mesmo assim, ainda valem ser tratadas dentro da obra, ou percebidas pela crítica.
III) Como revelar o atual na arte moderna? A esta pergunta, o crítico não responde diretamente: aposta, antes, no engajamento dos artistas e críticos para trazer à baila conteúdos históricos e sociais dentro da forma artística.
	
	a.
	I e II estão corretas.
	
	b.
	II e III estão corretas.
	
	c.
	I e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Nenhuma das afirmativas está correta.
0,15 pontos   
PERGUNTA 4
No trecho do ensaio “João Gilberto e o projeto utópico da bossa nova” destacado abaixo, o crítico de arte Lorenzo Mammì se refere a um período histórico brasileiro utopicamente condensado na esperança e na delicadeza das canções do gênero musical:
“Mas a bossa nova não foi apenas o produto de um momento feliz da história brasileira. Ela é aquele momento feliz, sua eternização, e com isso a possibilidade perpétua de retomar os fios interrompidos. Enquanto linguagem artística, mesmo que esteja ligada a um processo histórico que fracassou, seu êxito independe daquele fracasso. Nela, a hipótese não realizada se torna fundamento, ponto de partida de qualquer hipótese futura.”
Pensando no que estudamos quanto ao projeto de formação do Brasil presente em algumas obras de arte de determinado período histórico (dentre as quais está a Bossa Nova) e ligando o estudo a este trecho de Lorenzo Mammì, a que período histórico o crítico se refere?
	
	a.
	Ao período posterior à Independência.
	
	b.
	À Revolução de 1930.
	
	c.
	Ao período que abarca o Modernismo brasileiro, começando nos anos 1920 e culminando com o Brasil de JK, 1950.
	
	d.
	Ao Brasil pós Golpe de 1964.
	
	e.
	Ao arco que engloba o século XIX, posterior à Independência, e vai até o Golpe de 1964, quando ficou provado que o Brasil não iria se formar – ao menos como esperavam os projetos utópicos de alguns de seus artistas.
Segunda e quarta estão erradas estudar mais

Outros materiais