Buscar

TI II ED XII

Prévia do material em texto

TI II ED XII
PERGUNTA 1
Segundo Vygotsky, a aprendizagem de novas habilidades cognitivas por parte da criança é orientada por um adulto (ou por parceiro avançado) que estrutura a experiência de aprendizagem, processo que podemos chamar de andaime. Para criar um “andaime” adequado, o adulto deve ganhar e manter a atenção da criança, dar exemplo da melhor estratégia e adaptar todo o processo, a “Zona de Desenvolvimento Proximal” da criança (BOYDE; BEE, 2011, p. 63). Para o autor, a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente mediada.
I. Usando a metáfora da árvore como andaime, podemos dizer que o professor assume a função mediadora, na medida em que ele reconduz, desencadeia a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, ser professor hoje demanda o conhecimento de diferentes saberes. O trabalho docente exige do professor habilidade diante de situações que não se repetem e que tampouco podem ser cristalizadas no tempo. 
Isso porque: 
II. A rotina da prática docente tem elevados graus de imprevisibilidade e exige agilidade e consciência das ações, pois a maioria dos ajustes deve ser realizada em tempo real ou em intervalos curtos, sob o risco de perdas de oportunidades de interação e de intervenção no processo de ensino-aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	c.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	d.
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Na forma da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são direitos sociais:
	
	a.
	Somente a educação, a saúde, o transporte e a moradia.
	
	b.
	A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
	
	c.
	Somente a educação, o trabalho, a saúde e o lazer.
	
	d.
	Somente a educação, a saúde, o trabalho, a segurança, a previdência social e a assistência aos desamparados.
	
	e.
	Somente a saúde, a educação e o lazer.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Todos os educadores desempenham sua ação educativa, sua prática pedagógica, ancorados em uma determinada concepção sobre como a aprendizagem acontece, sobre qual o papel dos alunos, qual a função do professor e sobre quais são as melhores maneiras de garantir o sucesso do ensino, mesmo que nem sempre essas concepções estejam claras para os próprios docentes, ou seja, muitas vezes não temos clareza das concepções que expressamos por meio de nossa prática pedagógica. Analisando um amplo conjunto de teorias e práticas educativas, podemos construir uma análise que apresenta as cinco principais abordagens ou concepções que, geralmente, presidem a prática dos professores.
O quadro abaixo apresenta, na primeira coluna, as cinco concepções apresentadas de ensino mais conhecidas e cinco explicações breves sobre cada uma delas.
A associação correta entre a abordagem e a descrição apresentada é descrita na alternativa:
	
	a.
	I – C; II – A; III – D; IV – B; V – E.
	
	b.
	I – C; II – D; III – A; IV – B; V – E.
	
	c.
	I – A; II – C; III – D; IV – B; V – E.
	
	d.
	I – C; II – A; III – D; IV – E; V – B.
	
	e.
	I – C; II – E; III – D; IV – B; V – A.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Leia os quadrinhos abaixo:
Fonte: http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf 
Nos termos do artigo 4º, da Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a Educação Básica Pública será garantido aos estudantes na seguinte faixa de idade:
	
	a.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	b.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	c.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 6 (seis) aos 15 (quinze) anos de idade.
	
	d.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	e.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 15 (quinze) anos de idade.
1 pontos   
PERGUNTA 5
A Educação Especial, na Lei n, 9.394/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é definida:
	
	a.
	Como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
	
	b.
	Como ensino regular em escolas de atendimento especializados, separados por deficiência, após avaliação médica e testes psicológicos de inteligência socioemocional.
	
	c.
	Como ensino obrigatório a toda pessoa com deficiência, sendo dever do Estado e obrigação de acompanhamento médico realizado pela família.
	
	d.
	Como modalidade de escola que assegura a todos alunos com deficiência o acompanhamento psicológico em Unidade Básica de Saúde mais próxima da escola em que o aluno estiver matriculado.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Leia com atenção a situação apresentada:
José preparou para sua turma de primeiro ano uma atividade de Geografia que seria muito interessante: a montagem da maquete da sala de aula. Todos os alunos foram convidados a colaborar com sucatas e ideias sobre onde e como representar as carteiras, lousa, janelas, cesto de lixo, cartazes e o próprio espaço. Durante a construção da maquete, o entusiasmo foi grande e surgiram muitas discussões a respeito de: “em que local”, “na frente”, “em cima”, “do lado de algo ou de alguém” etc., ocorreram o tempo todo. 
Em uma outra ocasião, José orientou seus alunos para reorganizarem os elementos da maquete dentro de uma caixa de papelão funda. Isso possibilitou a inclusão de outros elementos próprios da tridimensionalidade, resolvendo as questões dos alunos em relação à representação das janelas e da lousa, por exemplo. 
Uns dias depois, José sugeriu aos alunos que sobrepusessem um papel transparente sobre a caixa (tampando-a) e o colasse dos lados. Pediu que observassem o que viam “de cima”. Os alunos verificaram formas geométricas em uma visão para a bidimensionalidade da sala de aula e traçaram retângulos, círculos e retas representando as carteiras, a mesa do professor, o cesto de lixo etc. no papel transparente. 
José agiu como um professor:
	
	a.
	Transmissor dos conhecimentos geométricos dos mapas.
	
	b.
	Ofereceu oportunidade de alfabetizar geograficamente seus alunos em uma perspectiva construtivista.
	
	c.
	Empolgado com os possíveis talentos artísticos que possam se desvelar em uma postura maturacionista.
	
	d.
	Espontaneísta, ou seja, expectador da construção de conhecimentos por seus alunos.
	
	e.
	Preparador de aulas “fáceis e gostosas” demais e, portanto, sem desafios para os alunos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Uma professora, devido a solicitação de sua coordenadora pedagógica, realizou uma sondagem das hipóteses de escrita de seus alunos, pautando-se na “Psicogênese da Língua Escrita”, de Emília Ferreiro e Ana Teberoski. Após a realização da sondagem, verificou que: 8 alunos se encontravam na hipótese pré-silábica, 12 alunos apresentaram no momento da sondagem a hipóteses silábica com valor sonoro, 4 alunos com hipótese silábico-alfabética e outros 4 alunos já estavam alfabéticos. Diante desse cenário, a professora resolveu organizar os alunos por fileiras, a partir das hipóteses nas quais se encontravam, ou seja, formou duas fileiras com alunos pré-silábicos, 2 fileiras com alunos silábicos com valor sonoro e, nas outras duas últimas fileiras, ela colocou os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos. A atitude da professora, logo após a sondagem, evidencia que:a.
	Ela compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita e aproveitou as hipóteses para separar os alunos para poder organizar melhor as intervenções pedagógicas que teria de fazer.
	
	b.
	Ela não compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita, que deveria servir para ela reajustar as atividades que seriam propostas aos seus estudantes, com diferentes níveis de dificuldade para que todos pudessem avançar, bem como para promover agrupamentos produtivos entre os alunos.
	
	c.
	Ela fez bom uso da sondagem realizada, compreendeu que já que não é possível organizar um bom trabalho em uma classe tão heterogênea, pelo menos separados por hipóteses, os alunos poderão avançar mais, já que tem próximo de si colegas nas mesmas hipóteses de escrita.
	
	d.
	Ela realizou devidamente a atividade solicitada pelo coordenador pedagógico e agrupou as crianças por meio das hipóteses nas quais se encontravam naquele momento, favorecendo que se identificasse melhor em sala quais as filas dos alunos em cada uma das hipóteses, podendo distribuir melhor as atividades pedagógicas.
	
	e.
	Ela não compreendeu o objetivo da atividade, pois, após a sondagem, ela deveria solicitar à sua coordenadora pedagógica que fizesse um remanejamentos dos alunos, a fim de montar uma classe mais homogênea.
1 pontos   
PERGUNTA 8
De acordo com a Resolução CNE/CEB n. 02/2011 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a educação especial, como modalidade da Educação Básica, considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar: 
I - A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II - A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III - O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
IV- O cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade, de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade humana.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
	
	a.
	I, II e IV.
	
	b.
	II e IV.
	
	c.
	I, II, III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	I e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 9
“[…] Mais que educar para o desenvolvimento sustentável, devemos educar para a sustentabilidade, ou simplesmente educar para a vida sustentável. Chamo de vida sustentável o estilo de vida que harmoniza a ecologia humana e ambiental mediante tecnologias apropriadas, economias de cooperação e empenho individual. É um estilo de vida intencional, que se caracteriza pela responsabilidade pessoal, pelo serviço aos demais e por uma vida espiritual significativa. Um estilo de vida sustentável relaciona-se com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações. Enquanto o desenvolvimento sustentável diz respeito ao modo como a sociedade produz e reproduz a existência humana, o modo de vida sustentável refere-se sobretudo à opção de vida dos sujeitos. Então, não se pode voltar a atenção apenas para educar para o desenvolvimento, mas para a vida dos indivíduos. Mudar o sistema implica mudar as pessoas que podem mudar o desenvolvimento. Uma coisa depende diretamente da outra.” (Gadotti, 2013) 
De acordo com o texto em consonância com Moacir Gadotti: “Somos membros de um imenso cosmo”
Devido à complexidade das questões sociais com as quais lidam, os temas transversais, cujas propostas temáticas relacionam-se a temas como “ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual”, apresentam uma natureza diferente em relação às áreas convencionais. Por sua complexidade, nenhuma das áreas é, isoladamente, suficiente para abordá-los. 
Tendo em vista a importância dos temas transversais, podemos pensar que:
I. Os temas trazem a necessidade de a escola refletir e atuar em uma educação não só “de conteúdos”, mas também de valores e atitudes.
II. Os temas apontam uma transformação da prática pedagógica, uma vez que rompem as limitações das atividades formais tradicionais.
III. O estudo do meio ambiente deve se restringir, por exemplo, à dimensão dos fatos em si.
IV. A proposta dos temas transversais está associada a atitudes e valores para com a vida e os seres humanos.
	
	a.
	I, II e III estão corretas.
	
	b.
	I e IV estão corretas.
	
	c.
	III e IV estão corretas.
	
	d.
	I, II e IV estão corretas.
	
	e.
	I e III estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
A infância é indiscutivelmente um período importante da vida, no qual são desenvolvidos aspectos fundamentais para a fase adulta, com destaque para o campo emocional. Assim, a compreensão da concepção histórico-social da infância é fundamental para que se entenda como ela deve ser vista e pensada.
O conceito de infância varia de acordo com a cultura e com as formas de organização de cada sociedade, aspecto que havia recebido pouca atenção até o início do século XX. 
O texto ressalta a importância da infância como uma etapa do desenvolvimento e a influência da cultura nesse processo. Diante dessa perspectiva, o professor deve:
I. Ver a infância como um tempo específico da vida humana, um campo de estudo.
II. Compreender que a infância, para algumas crianças, pode ser marcada pela responsabilidade precoce de uma vida de adulto.
III. Criar situações de aprendizagem como a roda de conversa, já que a criança do século XXI ganhou “voz”.
IV. Prever em seu planejamento situações de aprendizagem que compensem as carências afetivas, sociais e cognitivas.
V. Entender que a instituição de Educação Infantil é o espaço para viver a infância, privilegiando, assim, as interações e as brincadeiras.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, IV e V.
	
	d.
	III, IV e V.
	
	e.
	I, II, III e V.
PERGUNTA 1
Segundo Vygotsky, a aprendizagem de novas habilidades cognitivas por parte da criança é orientada por um adulto (ou por parceiro avançado) que estrutura a experiência de aprendizagem, processo que podemos chamar de andaime. Para criar um “andaime” adequado, o adulto deve ganhar e manter a atenção da criança, dar exemplo da melhor estratégia e adaptar todo o processo, a “Zona de Desenvolvimento Proximal” da criança (BOYDE; BEE, 2011, p. 63). Para o autor, a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente mediada.
I. Usando a metáfora da árvore como andaime, podemos dizer que o professor assume a função mediadora, na medida em que ele reconduz, desencadeia a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, ser professor hoje demanda o conhecimento de diferentes saberes. O trabalho docente exige do professor habilidade diante de situações que não se repetem e que tampouco podem ser cristalizadas no tempo. 
Isso porque: 
II. A rotina da prática docente tem elevados graus de imprevisibilidade e exige agilidade e consciência das ações, pois a maioria dos ajustes deve ser realizada em tempo real ou em intervalos curtos, sob o risco de perdas de oportunidades de interação e de intervenção no processo de ensino-aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
	
	c.
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.d.
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Na forma da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são direitos sociais:
	
	a.
	Somente a educação, a saúde, o transporte e a moradia.
	
	b.
	A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
	
	c.
	Somente a educação, o trabalho, a saúde e o lazer.
	
	d.
	Somente a educação, a saúde, o trabalho, a segurança, a previdência social e a assistência aos desamparados.
	
	e.
	Somente a saúde, a educação e o lazer.
1 pontos   
PERGUNTA 3
Todos os educadores desempenham sua ação educativa, sua prática pedagógica, ancorados em uma determinada concepção sobre como a aprendizagem acontece, sobre qual o papel dos alunos, qual a função do professor e sobre quais são as melhores maneiras de garantir o sucesso do ensino, mesmo que nem sempre essas concepções estejam claras para os próprios docentes, ou seja, muitas vezes não temos clareza das concepções que expressamos por meio de nossa prática pedagógica. Analisando um amplo conjunto de teorias e práticas educativas, podemos construir uma análise que apresenta as cinco principais abordagens ou concepções que, geralmente, presidem a prática dos professores.
O quadro abaixo apresenta, na primeira coluna, as cinco concepções apresentadas de ensino mais conhecidas e cinco explicações breves sobre cada uma delas.
A associação correta entre a abordagem e a descrição apresentada é descrita na alternativa:
	
	a.
	I – C; II – A; III – D; IV – B; V – E.
	
	b.
	I – C; II – D; III – A; IV – B; V – E.
	
	c.
	I – A; II – C; III – D; IV – B; V – E.
	
	d.
	I – C; II – A; III – D; IV – E; V – B.
	
	e.
	I – C; II – E; III – D; IV – B; V – A.
1 pontos   
PERGUNTA 4
Leia os quadrinhos abaixo:
Fonte: http://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf 
Nos termos do artigo 4º, da Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a Educação Básica Pública será garantido aos estudantes na seguinte faixa de idade:
	
	a.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	b.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	c.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 6 (seis) aos 15 (quinze) anos de idade.
	
	d.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade.
	
	e.
	Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 15 (quinze) anos de idade.
1 pontos   
PERGUNTA 5
A Educação Especial, na Lei n, 9.394/1996 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é definida:
	
	a.
	Como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
	
	b.
	Como ensino regular em escolas de atendimento especializados, separados por deficiência, após avaliação médica e testes psicológicos de inteligência socioemocional.
	
	c.
	Como ensino obrigatório a toda pessoa com deficiência, sendo dever do Estado e obrigação de acompanhamento médico realizado pela família.
	
	d.
	Como modalidade de escola que assegura a todos alunos com deficiência o acompanhamento psicológico em Unidade Básica de Saúde mais próxima da escola em que o aluno estiver matriculado.
	
	e.
	Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
1 pontos   
PERGUNTA 6
Leia com atenção a situação apresentada:
José preparou para sua turma de primeiro ano uma atividade de Geografia que seria muito interessante: a montagem da maquete da sala de aula. Todos os alunos foram convidados a colaborar com sucatas e ideias sobre onde e como representar as carteiras, lousa, janelas, cesto de lixo, cartazes e o próprio espaço. Durante a construção da maquete, o entusiasmo foi grande e surgiram muitas discussões a respeito de: “em que local”, “na frente”, “em cima”, “do lado de algo ou de alguém” etc., ocorreram o tempo todo. 
Em uma outra ocasião, José orientou seus alunos para reorganizarem os elementos da maquete dentro de uma caixa de papelão funda. Isso possibilitou a inclusão de outros elementos próprios da tridimensionalidade, resolvendo as questões dos alunos em relação à representação das janelas e da lousa, por exemplo. 
Uns dias depois, José sugeriu aos alunos que sobrepusessem um papel transparente sobre a caixa (tampando-a) e o colasse dos lados. Pediu que observassem o que viam “de cima”. Os alunos verificaram formas geométricas em uma visão para a bidimensionalidade da sala de aula e traçaram retângulos, círculos e retas representando as carteiras, a mesa do professor, o cesto de lixo etc. no papel transparente. 
José agiu como um professor:
	
	a.
	Transmissor dos conhecimentos geométricos dos mapas.
	
	b.
	Ofereceu oportunidade de alfabetizar geograficamente seus alunos em uma perspectiva construtivista.
	
	c.
	Empolgado com os possíveis talentos artísticos que possam se desvelar em uma postura maturacionista.
	
	d.
	Espontaneísta, ou seja, expectador da construção de conhecimentos por seus alunos.
	
	e.
	Preparador de aulas “fáceis e gostosas” demais e, portanto, sem desafios para os alunos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Uma professora, devido a solicitação de sua coordenadora pedagógica, realizou uma sondagem das hipóteses de escrita de seus alunos, pautando-se na “Psicogênese da Língua Escrita”, de Emília Ferreiro e Ana Teberoski. Após a realização da sondagem, verificou que: 8 alunos se encontravam na hipótese pré-silábica, 12 alunos apresentaram no momento da sondagem a hipóteses silábica com valor sonoro, 4 alunos com hipótese silábico-alfabética e outros 4 alunos já estavam alfabéticos. Diante desse cenário, a professora resolveu organizar os alunos por fileiras, a partir das hipóteses nas quais se encontravam, ou seja, formou duas fileiras com alunos pré-silábicos, 2 fileiras com alunos silábicos com valor sonoro e, nas outras duas últimas fileiras, ela colocou os alunos silábicos-alfabéticos e alfabéticos. A atitude da professora, logo após a sondagem, evidencia que:
	
	a.
	Ela compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita e aproveitou as hipóteses para separar os alunos para poder organizar melhor as intervenções pedagógicas que teria de fazer.
	
	b.
	Ela não compreendeu o objetivo da sondagem das hipóteses de escrita, que deveria servir para ela reajustar as atividades que seriam propostas aos seus estudantes, com diferentes níveis de dificuldade para que todos pudessem avançar, bem como para promover agrupamentos produtivos entre os alunos.
	
	c.
	Ela fez bom uso da sondagem realizada, compreendeu que já que não é possível organizar um bom trabalho em uma classe tão heterogênea, pelo menos separados por hipóteses, os alunos poderão avançar mais, já que tem próximo de si colegas nas mesmas hipóteses de escrita.
	
	d.
	Ela realizou devidamente a atividade solicitada pelo coordenador pedagógico e agrupou as crianças por meio das hipóteses nas quais se encontravam naquele momento, favorecendo que se identificasse melhor em sala quais as filas dos alunos em cada uma das hipóteses, podendo distribuir melhor as atividades pedagógicas.
	
	e.
	Ela não compreendeu o objetivo da atividade, pois, após a sondagem, ela deveria solicitar à sua coordenadora pedagógica que fizesse um remanejamentos dos alunos, a fim de montar uma classe mais homogênea.
1 pontos   
PERGUNTA 8
De acordo com a Resolução CNE/CEB n. 02/2011 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a educação especial, como modalidade da Educação Básica, considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociaisdos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar: 
I - A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II - A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III - O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
IV- O cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade, de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade humana.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
	
	a.
	I, II e IV.
	
	b.
	II e IV.
	
	c.
	I, II, III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	I e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 9
“[…] Mais que educar para o desenvolvimento sustentável, devemos educar para a sustentabilidade, ou simplesmente educar para a vida sustentável. Chamo de vida sustentável o estilo de vida que harmoniza a ecologia humana e ambiental mediante tecnologias apropriadas, economias de cooperação e empenho individual. É um estilo de vida intencional, que se caracteriza pela responsabilidade pessoal, pelo serviço aos demais e por uma vida espiritual significativa. Um estilo de vida sustentável relaciona-se com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações. Enquanto o desenvolvimento sustentável diz respeito ao modo como a sociedade produz e reproduz a existência humana, o modo de vida sustentável refere-se sobretudo à opção de vida dos sujeitos. Então, não se pode voltar a atenção apenas para educar para o desenvolvimento, mas para a vida dos indivíduos. Mudar o sistema implica mudar as pessoas que podem mudar o desenvolvimento. Uma coisa depende diretamente da outra.” (Gadotti, 2013) 
De acordo com o texto em consonância com Moacir Gadotti: “Somos membros de um imenso cosmo”
Devido à complexidade das questões sociais com as quais lidam, os temas transversais, cujas propostas temáticas relacionam-se a temas como “ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual”, apresentam uma natureza diferente em relação às áreas convencionais. Por sua complexidade, nenhuma das áreas é, isoladamente, suficiente para abordá-los. 
Tendo em vista a importância dos temas transversais, podemos pensar que:
I. Os temas trazem a necessidade de a escola refletir e atuar em uma educação não só “de conteúdos”, mas também de valores e atitudes.
II. Os temas apontam uma transformação da prática pedagógica, uma vez que rompem as limitações das atividades formais tradicionais.
III. O estudo do meio ambiente deve se restringir, por exemplo, à dimensão dos fatos em si.
IV. A proposta dos temas transversais está associada a atitudes e valores para com a vida e os seres humanos.
	
	a.
	I, II e III estão corretas.
	
	b.
	I e IV estão corretas.
	
	c.
	III e IV estão corretas.
	
	d.
	I, II e IV estão corretas.
	
	e.
	I e III estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 10
A infância é indiscutivelmente um período importante da vida, no qual são desenvolvidos aspectos fundamentais para a fase adulta, com destaque para o campo emocional. Assim, a compreensão da concepção histórico-social da infância é fundamental para que se entenda como ela deve ser vista e pensada.
O conceito de infância varia de acordo com a cultura e com as formas de organização de cada sociedade, aspecto que havia recebido pouca atenção até o início do século XX. 
O texto ressalta a importância da infância como uma etapa do desenvolvimento e a influência da cultura nesse processo. Diante dessa perspectiva, o professor deve:
I. Ver a infância como um tempo específico da vida humana, um campo de estudo.
II. Compreender que a infância, para algumas crianças, pode ser marcada pela responsabilidade precoce de uma vida de adulto.
III. Criar situações de aprendizagem como a roda de conversa, já que a criança do século XXI ganhou “voz”.
IV. Prever em seu planejamento situações de aprendizagem que compensem as carências afetivas, sociais e cognitivas.
V. Entender que a instituição de Educação Infantil é o espaço para viver a infância, privilegiando, assim, as interações e as brincadeiras.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	I, II e III.
	
	c.
	I, IV e V.
	
	d.
	III, IV e V.
	
	e.
	I, II, III e V.

Continue navegando