Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Juliana Araújo Amado de Oliveira
Matrícula: 16014511
Curso: Enfermagem
Atualmente, a tecnologia é uma das principais ferramentas de comunicação existente do mundo. Além de favorecer a troca de informação de maneira mais ágil, a mesma desempenha um papel socioambiental no que diz respeito à diminuição do uso de papel, canetas, tintas e afins. Contudo, infelizmente, muitos ainda vivem em uma cultura que se faz necessário imprimir para que de fato o trabalho seja desempenhado com excelência. O setor de sistema e tecnologia exerce competências funcionais capazes de planejar, desenvolver e aplicar infraestruturas de redes aptas a armazenar dados, não existindo a necessidade do material físico impresso. 
Agregado a tecnologia nas empresas, podemos exemplificar como resultado dessa implantação a eficiência e agilidade operacional, o armazenamento seguro, o controle da qualidade, a redução de custos e aumento da produtividade, seguindo etapas, processos e fluxos onde muitas das vezes geram desconforto e estresse. Em correspondência, a preservação dos recursos naturais será garantida (fauna, vegetação, solo), pois haverá menos exploração dos mesmos, o que resulta na sustentabilidade ambiental.
Por ser um instrumento essencial para aumento do controle e melhoria da qualidade do serviço prestado, a informação é uma ferramenta poderosa para qualquer organização, pois, por meio dela, pode-se ter o domínio dos diversos parâmetros que regem a sua dinâmica em todos os setores. Nos sistemas empresariais, a informação é reconhecida como o recurso mais importante para a tomada de decisões. Toda essa informação recebida reflete diretamente no triunfo das organizações, além de contribuir com o meio ecossistêmico, mesmo que de forma não intencional a primeira vista.
Na área de saúde, podemos citar o uso do sistema de informação como um dispositivo tecnológico que propõe reduzir os custos como também aumentar a efetividade, economicidade e praticidade dos serviços. Com isso podemos constatar que a informação e comunicação integrada são dispositivos que aperfeiçoam os serviços e propiciam um conhecimento abrangente, juntamente as tecnologias que auxiliam essas práticas. A telemedicina seria um exemplo de como o uso das modernas tecnologias facilitaria o acesso de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde localizados locais distantes, permite diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças, além de educação continuada, pesquisas e avaliações. Apresenta a vantagem também de poder conectar unidades de qualquer lugar do país com centros de excelência de maneira ágil e segura.
Referências
BERLINGUER, G. A ciência e ética da responsabilidade. In: NOVAES, A. (Org.) 
O homem máquina: a ciência em tempo de crise. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 191-211
______. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora 
UNESP, 2002.
JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização 
tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
O número de confirmação do envio é 8bea2da8-404c-4504-88a8-ca61491df883.

Continue navegando