Buscar

A teoria do Duplo Estatuto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A teoria do Duplo Estatuto 
O conceito da Teoria do Duplo Estatuto traz uma inovação quanto a forma de ratificação dos tratados internacionais no Brasil. Tal teoria diz que os tratados de direitos humanos que forem adotados pelo rito especial de emenda constitucional terão status de lei constitucional, e os demais aprovados por rito inferior, como, o rito das leis ordinária federais terão status supralegal, ou seja, uma posição abaixo das normas constitucional (infraconstitucional).
 
A decisão do STF citado no enunciado da questão, qual seja, o Recurso Extraordinário 466343, derrubou o inciso LXVII, que previa da prisão do depositário infiel. O Supremo agiu com tamanha judicialização por força de tratados internacionais de Direitos Humanos que veda a prisão do depositário infiel, sendo a única prisão civil permitida a do indivíduo inadimplente na dívida de alimentos.
 
Questiona-se a legitimidade do Supremo Tribunal Federal frente à modificação da pirâmide normativa, entendendo-se que a referida tarefa caberia tão somente ao Poder Legislativo, a quem efetivamente compete modificar a Constituição Federal.
Ainda que se concorde com o afastamento da prisão civil do depositário infiel, já que se trata de afronta aos direitos da pessoa humana, não se adere ao entendimento de que o Supremo possui competência para criações legislativas, o que, por certo, fere o cerne do que se entende por democracia.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/12306398#readmore

Continue navegando