Buscar

Modelo Adaptação de atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: 
	Ano/Série e idade do aluno:
6° ano e o aluno possui 13 anos.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais (8 a 15 linhas):
Alana é uma aluna que possui 13 anos, possui uma deficiência diagnosticada como baixa visão, ou seja, possui uma baixa acuidade visual significativa, reduzindo uma importante área do campo visual, tendo dificuldades de adaptar-se à luz e ao escuro e a percepção de cores e letras. Faz atendimento no AEE, todas as segundas e quartas feiras, no período matutino das 9:00 às 10:00. Na sala do AEE, através do diagnóstico do aluno e sua acuidade visual, o mesmo desenvolve habilidades propostas por um plano de aula adaptado a suas necessidades, focando principalmente no seu resíduo visual (utilização dos auxílios ópticos para a correta utilização em sala de aula), nas adaptações, orientações, mobilidade e atendimento com o professor do ensino regular. Nesse contexto a aluna Alana é inteligente, sente prazer em aprender, possui boa apreensão, apesar das dificuldades de se expressar através da escrita.
	Atividade escolhida (marque um X):
( ) Atividade 1
( x ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade (até 20 linhas):
Para a inclusão do aluno com baixa visão na classe regular de ensino, são necessárias adaptações que favoreçam condições de participação, que facilitem o aprendizado e melhorem o seu desempenho acadêmico. A adaptação consiste em apresentar materiais de contorno tátil, desenhos, letras e números grandes e em tons fortes, adaptando assim conforme a necessidade de cada aluno com baixa visão, sabendo que cada um possui necessidades especificas, sendo o que é bom e produtivo para um não sendo obrigatoriamente bom o suficiente para o outro. Considerar o melhor posicionamento do aluno na sala de aula, verificando o tipo de iluminação e o posicionamento da luz para evitar insuficiência e possíveis reflexos. Explicar as tarefas que forem realizadas em voz alta, clara e concisa, deixando o aluno consciente e ambientado com tudo o que está acontecendo dentro da sala de aula. Fornecer ao aluno materiais como livro, avaliação escrita e texto ampliado para que o mesmo possa acompanhar a matéria juntos com os demais alunos. 
	Objetivos da adaptação (2 a 3 objetivos):
Proporcionar ao aluno maior conforto dentro da sala de aula, possibilitando assim que seu desempenho possa fluir naturalmente;
Utilizar recursos como régua de aumento e lupas, para facilitar a compreensão entre múltiplos e divisores;
Proporcionar ao aluno o melhor ensino, permitindo que a inclusão seja realizada.
	Resultados esperados (até 10 linhas):
Os resultados esperados é estimular as crianças, acreditar nelas e fazer com que elas acreditem em si também, é transmitir a eles uma perspectiva de vida escolar diferente. A inclusão dos alunos com baixa visão deve-se realizar-se em sua plenitude, não basta apenas inserir o aluno no grupo, deve-se conceder meios efetivos e afetivos para que esses alunos ali permaneçam.

Continue navegando