Buscar

Análise da Política Brasileira: Questões sobre Instituições e Partidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1
Questão 1/5 - Análise da Política Brasileira
Decorre de todas essas circunstâncias citadas até aqui o que Abranches (1988) chamaria de “dilema institucional” brasileiro. Esse dilema consiste em como criar uma estrutura institucional capaz de receber e processar toda a pluralidade de demandas sociais em um contexto de conflito de interesses, com uma sociedade dividida social, econômica e politicamente. A resposta a esse dilema deveria ser dada pela Constituinte de 1988. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “O Dilema Institucional Brasileiro”
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as bases institucionais adotadas pelo País, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I – O Brasil adota o modelo unicameral. Ou seja, na esfera federal possuímos apenas uma casa legislativa que é a Câmara Federal
II – O Brasil adotou o federalismo como forma de Estado até 1988. A Constituição de 1988 adotou o modelo Nacional-Unitário, onde foram suprimidos os poderes dos Estados e do Municípios.  
III – O multipartidarismo é uma das características de nossas bases institucionais.
IV – Outra característica de nossas bases institucionais é a representação proporcional
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Partidos Políticos no Brasil
É importante destacar que, diferente dos países de colonização espanhola que adotaram o republicanismo, aqui, o colonizador (a corte portuguesa) viveu e permaneceu no país recém-criado, independente. Foi adotada a opção monárquica no Brasil, regime escolhido pelas elites locais que temiam a divisão do país caso a República fosse instaurada. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “O Brasil Colônia e a Inexistência de Partidos”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre os poderes atribuídos ao Imperador do Brasil, na primeira Constituição do Brasil independente.  Depois assinale somente a alternativa correta:
Foi adotada durante todo o Império uma monarquia constitucional igual à do Reino Unido. Isso inclusive facilitou a transição para a República.
O Imperador concentrava todos os poderes. Ele encarnava o legislativo, o judiciário e o executivo. Era um governo tipicamente absolutista.
No que se refere à configuração do Estado, o Poder Legislativo foi criado (a Câmara dos Deputados e o Senado) e, ao imperador, foi conferido o poder “Moderador”, que dava o direito a ele de dissolver o parlamento quando desejasse.
O Imperador dividia a poder executivo com o primeiro-ministro. Entretanto, ele não podia dissolver o Congresso Nacional.
O Imperador exercia o poder moderador. O poder executivo era representado pelo presidente da república e pelo primeiro ministro.
Questão 3/5 - Partidos Políticos no Brasil
Como coloca Rodrigo Patto Sá Motta, “as transformações no Brasil foram bastante influenciadas pelos acontecimentos europeus” (Motta, 1999, p. 19), por exemplo, a independência ocorreu aqui principalmente por conta da crise do sistema colonial europeu. A destruição desse sistema colonial nas Américas, no século XIX, foi um fenômeno internacional e estimulou o processo de independência no Brasil e nos demais países da América Latina. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “O Brasil Colônia e a Inexistência de Partidos”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o contexto do surgimento dos primeiros partidos políticos brasileiros.  Depois assinale somente a alternativa correta.
Os partidos políticos brasileiros surgiram apenas depois da Proclamação da República. Eles eram proibidos no Império.
Os colonizadores portugueses trouxeram seus partidos políticos para o Brasil. Por isso os sistemas partidários dos dois países são praticamente iguais.
Partidos políticos no Brasil existiram apenas nos dois períodos reconhecidamente democráticos de nosso país, a chamada República Populista entre 1946 e 1964, e a Nova República, após 1988.
Os primeiros partidos políticos no Brasil foram formados no contexto do processo de independência e de construção do Estado e da nação brasileira.
Nunca existiram partidos políticos no Brasil. As organizações existentes são tão frágeis e desorganizadas que não podem ser classificadas como partidos políticos.
Questão 4/5 - Partidos Políticos no Brasil
Nos primeiros anos do Império, não existiam partidos como os modernos europeus que vimos acima, apenas grupos de opinião, fluidos, pessoas que partilhavam pontos de vistas políticos, republicanos, absolutistas e liberais, sem organização, sistematicidade ou regularidade, não eram considerados partidos políticos pelos teóricos e historiadores deste período. Como alguns autores colocam, existiam somente facções, grupos “patriotas”, “moderados”, “exaltados”, “revolucionários”, facções e grupos presentes no Primeiro Reinado, não partidos (Franco, 1974). 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “O Brasil Império e surgimento dos partidos políticos”.
Quais os partidos políticos que surgiram no período regencial e dominaram a política brasileira na maior parte do Império?
Partidos dos Trabalhadores e Partido da Social Democracia Brasileira.
União Democrática Nacional e Partido Social Democrático.
Ação Integralista Brasileira e Aliança Nacional Libertadora.
Liberal e Conservador.
Movimento Democrático Brasileiro e Aliança Renovadora Nacional.
Questão 5/5 - Análise da Política Brasileira
Uma das características do presidencialismo brasileiro, conforme demonstra Mainwaring (1993), é o poder que lhe é atribuído. Ao contrário da democracia de 1946 a 1964 no Brasil e do presidente dos Estados Unidos, a Constituição de 1988 concedeu maiores poderes ao chefe do Executivo. 
Fonte: Rota de Aprendizagem 1, Tema “As Atribuições Presidenciais”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as atribuições do Presidente da República. Marque V de verdadeiro para as alternativas que trazem as atribuições do presidente brasileiro, e F de falso, para aquelas que não trazem atribuições do presidente brasileiro. Depois assinale apenas a sequência correta:
(  ) O Presidente brasileiro pode vetar parcialmente as decisões aprovadas pelo legislativo
(  ) O Presidente brasileiro tem prerrogativa legislativa. Em alguns casos essa prerrogativa é exclusiva, como em questões orçamentárias
(   ) No Brasil, o Presidente brasileiro tem o poder de instituir medidas provisórias
(  ) O Presidente brasileiro tem o poder de dissolver o Congresso Nacional e convocar novas eleições para o Senado e a Câmara Federal
V, V, V, F
F, F, F, V
V, V, F, F
F, F, V, V
F, V, V, F

Continue navegando